quinta-feira, 29 de outubro de 2015

City Tours na Fronteira: Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú

Ônibus do City Tour logo após chegada dele em Foz

City Tour em operação
Os passageiros de ônibus regulares do transporte público de Foz do Iguaçu que fazem linhas como Morumbi – TTU – Centro;  1º de Maio - TTU- Centro; Parque nacional – Aeroporto – Centro – TTU e suas respectivas rotas de retorno têm tido a oportunidade de f icar lado a lado com o ônibus da Loumar Turismo que faz o City Tour em Foz do Iguaçu. É uma oportunidade interessante onde os turistas e passageiros  dos ônibus locais se vêem mutuamente olhando  olho no olho e às vezes intercambiando sorrisos.   
O ônibus panorâmico chama a atenção dos passageiros e eu tenho ouvido que muita gente neles afirma querer embarcar no ônibus e fazer o passeio. “Eles mostram que Foz do Iguaçu tem coisa que nem a gente sabe”, disse uma passageira do ônibus que viajava do TTU para o jardim Guarapuava  via Jardim Naipi com destino ao Centro de Pesquisa – leia-se CEAEC no ex-Tamanduazinho atual Cognópolis. Outra passageira, já no trajeto Centro Morumbi disse que o City Tour sai do Centro e vai até as Cataratas. Errado! Ele faz o city tour – que significa “tour ou passeio da cidade”. 
Significa que ele tem um roteiro fixo que sai do centro e vai até o Marco das Três Fronteiras em um extremo e o Tempo Budista no outro. A empresa que administra o passeio tem interesse em que moradores de Foz façam o passeio e para isso oferece um desconto.  O City Tour da Loumar Turismo começou em 2011. Participei do primeiro passeio e fiz esta nota no blog Notas do Turismo.  Em 2015, a empresa acrescentou o  ônibus panorâmico e fortaleceu o city tour. É um passeio privado que não necessita de licitação por não ser uma linha de ônibus licitada pelo Poder Público.  Ainda bem. 

City Tour de Puerto Iguazú, Argentina

Já que estamos falando de city tours, um ano após o início do City Tour da Loumar Turismo, assinado por Marcelo Valente, uma empresa de Puerto Iguazú pediu permissão à Intendencia (Prefeitura) da cidade argentina para lançar um City Tour local. A diferença é que em vez de ter sido uma agência de turismo, a empresa que teve  idéia pertence à família dos transporte públicos. Registrei  o acontecimento nesta postagem aqui no Blog de Foz em 2012. Hoje o City Tour da empresa ligada ao grupo Rio Uruguay já está nas ruas como mostram a foto capturada e trabalhada pelo colega Roger Meilreles.
 

Nenhum comentário: