Correto seria dizer:
Marco das Três Fronteiras
vai ser parte do
Complexo Turístico Marco das Américas
|
A novidade é que existe uma empresa que se chama Marco das
Américas que pertence ao Grupo Cataratas que inclui a Cataratas do Iguaçu S.A.,
a EcoNoronha entre outros empreendimentos. Cataratas do Iguaçu S.A. não é o novo nome das Cataratas.
O que vejo e
entendo é o seguinte: a concessionária que vai administrar o Marco das Três Fronteiras
e o Espaço das Américas juntou as duas “propriedades” e por considerações de marketing fundiu ou apocopou as duas: Marco (das Três Fronteiras e Espaço) das Américas. Não deixa de ser um ato cirúrgico.
O que a concessionária vai fazer é promover um
novo produto chamado Complexo Turístico Marco das Américas. Assim como a Itaipu tem o Complexo Turístico Itaipu e Foz está aberta para muitos outros complexos turísticos. O Marco ou
Hito (em espanhol) das Três Fronteiras não mudou de nome. A gente pode ter esquecido o
que significa “Marco” mas em espanhol, no lado argentino e paraguaio, não há como
esquecer o que é Hito. Não há como o argentino ou o paraguaio inventar uma aberração chamada “Hito de las Américas”.
Um hito é fronteiriço e pontual. Aqui não é uma fronteira de continentes como aquela que há entre Alasca (EUA, Américas) e Sibéria (Rússia, Ásia) no Estreito de Bering.
O que o iguaçuense, os fronteiriços trinacionais podem e devem fazer é nunca pensar em repetir a frase que ouvi: "o Marco das Três Fronteiras agora se chama Marco das Américas".
Parque Temático será parte do Complexo |
Espaço das Américas será revitalizdo até 2017 |
O que o iguaçuense, os fronteiriços trinacionais podem e devem fazer é nunca pensar em repetir a frase que ouvi: "o Marco das Três Fronteiras agora se chama Marco das Américas".
Mudar de nome é uma coisa complicada. A maioria dos iguaçuenses não notou quando perdemos a nossa legítima identificação ou identidade de Três Fronteiras. Por muito tempo nossa região vem sendo chamada de Três Fronteiras. Porém de repente passaram a nos chamar de Tríplice Fronteira. Parecia moderno e bonito. Mas é horrível. Não vou dizer mais nada. Sugiro-lhe somente que façamos o seguinte exercício. Dê uma pausa na leitura, acesse o Google e digite a seguinte pesquisa: TBA South America (em inglês). Veja qual será o resultado e divirta-se vendo tanto na modalidade “web” como "imagens". Agora responda: O que é TBA? O que está associado a ela? Tríplice Fronteira é a tradução do conceito. Infelizmente TBA já aparece até em folhetos turísticos.
Assim não há como mudar o nome Marco das Três Fronteiras. Nunca será Marco TBA. Nós fronteiriços, temos que impor respeito, pelo menos, neste aspecto. Outro problema, nós fronteiriços, devemos, urgentemente, deixar de nomear coisas unilateralmente; É o caso de nosso famoso “Iguassu” com SS para dar nome ao conceito de Iguassu das Três Fronteiras. O paraguaio com o seu Yguazu nunca aceitaria. O mesmo acontece com o argentino e seu Iguazú ou Iguazú. Fez o exercício do TBA, acima?
Fotos: divulgação do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário