segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Atenção! O Marco das Três Fronteiras não mudou de nome


 Correto seria dizer: Marco das Três Fronteiras  

vai ser parte do

Complexo Turístico Marco das Américas



A novidade é que existe uma empresa que se chama Marco das Américas que pertence ao Grupo Cataratas que inclui a Cataratas do Iguaçu S.A., a EcoNoronha entre outros empreendimentos.  Cataratas do Iguaçu S.A.  não é o novo nome das Cataratas. 

Parque Temático será parte do Complexo
O que vejo e entendo é o seguinte: a concessionária  que vai administrar o Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas juntou as duas “propriedades” e por considerações de marketing fundiu ou apocopou as duas:  Marco (das Três Fronteiras  e Espaço) das Américas.  Não deixa de ser um ato cirúrgico. 

Espaço das Américas será revitalizdo até 2017
O que a concessionária vai fazer é promover um novo produto chamado Complexo Turístico Marco das Américas. Assim como a Itaipu tem o Complexo Turístico Itaipu e Foz está aberta para muitos outros complexos turísticos. O Marco ou Hito (em espanhol) das  Três Fronteiras  não mudou de nome. A gente pode ter esquecido o que significa “Marco” mas em espanhol, no lado argentino e paraguaio, não há como esquecer o que é Hito. Não há como o argentino ou o paraguaio inventar uma aberração chamada “Hito de las Américas”. Um hito é fronteiriço e pontual. Aqui não é uma fronteira de continentes como aquela que há entre Alasca (EUA, Américas) e Sibéria (Rússia, Ásia) no Estreito de Bering. 

O que o iguaçuense, os fronteiriços trinacionais podem e devem fazer é nunca pensar em repetir a frase que ouvi: "o Marco das Três Fronteiras agora se chama Marco das Américas".


Mudar de nome é uma coisa complicada.  A maioria dos iguaçuenses não notou quando perdemos a nossa legítima identificação ou identidade de Três Fronteiras. Por muito tempo nossa região vem sendo chamada de Três Fronteiras. Porém de repente passaram a nos chamar de Tríplice Fronteira. Parecia moderno e bonito. Mas é horrível. Não vou dizer mais nada. Sugiro-lhe somente que façamos o seguinte exercício. Dê uma pausa na leitura, acesse o Google e digite a seguinte pesquisa: TBA South America (em inglês).  Veja qual será o resultado e divirta-se vendo tanto na modalidade “web” como "imagens".  Agora responda: O que é TBA? O que está associado a ela? Tríplice Fronteira é a tradução do conceito. Infelizmente TBA já aparece até em folhetos turísticos. 

Assim não há como mudar o nome Marco das Três Fronteiras. Nunca será Marco TBA. Nós fronteiriços, temos que impor respeito, pelo menos, neste aspecto. Outro problema, nós fronteiriços, devemos, urgentemente, deixar de nomear coisas unilateralmente; É o caso de nosso famoso “Iguassu” com SS para dar nome ao conceito de Iguassu das Três Fronteiras. O paraguaio com o seu Yguazu nunca aceitaria. O mesmo acontece com o argentino e seu Iguazú ou Iguazú. Fez o exercício do TBA, acima?


Fotos: divulgação do projeto.
Confira material de divulgação que esclarece projeto

Nenhum comentário: