quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Um Natal com Lua Cheia - uma época de sincronização

Lua Azul Cheia com Eclipse de Julho 
O Natal, que é uma festa da Luz no Mundo, para os 2,2 bilhões de cristãos do  e simpatizantes este ano vai ser mais brilhante ainda.  A lua que está na fase crescente se prepara para brilhar com tudo na sexta-feira, 25. Este ano Natal e Lua cheia chegam juntos. Depois da "Lua Azul" (cheia) com eclipse do dia de 1º de julho, passado, a Lua Cheia de Natal é algo especial. O último natal iluminado pela lua ocorreu em 1977, segundo a NASA. E ainda segundo a NASA, o próximo Natal com Lua Cheia vai acontecer em 2034. Esse fato aparentemente corriqueiro, é significativo para a comunidade alternativa, esotérica global e da ecoespiritualidade.

Pessoalmente, se não chover, estarei esperando Yacy (Yasy), a Lua, com minha gaitinha de boca. A ideia é recebê-la ou honrá-la tocando a música "Noite Feliz"  composta em 1811 pelo austríaco Franz Xaver Gruber com letra de Joseph Mohr. A música foi tocada, pela primeira vez, na véspera de Natal daquele ano na igreja da Paróquia de Obemdorf bei Salzburg na Áustria. Em 2011 "Noite Feliz" foi declarada Patrimônio Intangível ou "imaterial" da Humanidade pela Unesco. 

 
Celebração no Mundo Muçulmano - O sincronismo desta data não para por aqui. O dia do nascimento do profeta Muhammad (ﷺ)*, o dia 12 de Rabi-ul-Awwal, o terceiro mês do calendário lunar islâmico, este ano, vai cair no dia 24 de dezembro. Alguns países muçulmanos decretaram feriado no dia 24. O ministério do Trabalho do Dubai decretou ainda o dia 3 de janeiro como feriado pelo mesmo motivo.  Mas o período de celebração dura pelo menos 10 dias.  É uma ocasião especial. O nascimento do profeta Muhammad (ﷺ) e o nascimento de Jesus Cristo serão celebrados no mesmo dia ou pelo menos no mesmo período. O motivo da coincidência tem a ver com as diferenças entre o calendário muçulmano que é lunar e o calendário gregoriano que dirige pelo sol. Há diferença de 10 dias entre os dois. Mas isso é assunto bem complexo para esgotar o assunto nesta postagem. Boas festas, boa celebrações e "Que a Paz prevaleça na Terra".

* "Que a Paz esteja com ele", ou
"Sallallahu Alayhi Wa Salam", usada toda vez que se menciona o nome do profeta.
  

Nenhum comentário: