quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A temporada 2016 - 2017 das tesourinhas (tijeretas) de Foz do Iguaçu


Uma cauda assim tem que fazer diferença

A temporada 2016 – 2017 do “tesourinha” ou “tesoura” em Foz do Iguaçu ainda não terminou. A observação dele começou a partir de agosto  – quando começou a soprar um vento mais quente - vento do norte.  Quanto a nomes, ele tem vários. No livro “Pássaros da Argentina" de T. Narosky e D, Yzurieta (1989) ele ainda aparece sob o nome Muscivora tyrannus. A palavra chave aqui é tyrannus” (tirano) o que significa que ele é da família do bem-te-vi. Parece que os cientistas fizeram adaptação na nomenclatura e ele agora a aparece como Tyranus savana, (Tyran des savanes, em francês e Tuguái jetapá em guarani).  Em inglês é fork-tailed flycatcher. Flycatcher denuncia o que ele come ou faz: pegador de mosca e o fork-tailed lembra que o rabo tem formato de garfo Eles paracem estar em grande número. As fotos foram tiradas em área urbana nas proximidades do Muffato República Argentina. Há muitos ninhos e eles são vistos sempre em postes, galhos de árvores altos, sempre de olho nos filhotes e nos ninhos. Não é difícil ver pares de tesourinhas perseguindo gaviões que ainda existem (graças a Deus) na região - o que significa que ainda há comida. Coloco aqui algumas fotos especialmente aquelas que mostram a habilidade de voo que eles possuem


Este aqui não estava gritando, ou ameaçando. Ele está no meio de um bocejo. Não sabia que pássaros bocejavam.
 

Aqui uma incrível manobra para "aterrissar" no galho. Asas e "flaps" abertos. Para aproximação ascendente, lateral final.






O manual afirma que o tesourinha tem uma lista amarela no topo da cabeça. É difícil ver a lista na cabeça ou só conseguimos ver a lista quando e onde ele quer. Neste caso um dos pássaros voou para uma árvore de pequeno porte ficando tempo suficiente para permitir que eu conseguisse fazer o foco e escolher a abertura.   
 

Em uma árvore também de pequeno porte ao lado de uma rua bem movimentada há dois ninhos. Logo voltamos com mais. 

Nenhum comentário: