sábado, 21 de janeiro de 2017

Sir David King diz que pessoas e sociedade são viciadas em combustíveis:


Com Sir David King na área do PTI - Itaipu Binacional: “O comportamento humano é o maior desafio na tarefa de adaptação às mudanças climáticas”
“O principal desafio do mundo para adotar medidas que diminuam os impacto das mudanças climáticas é o comportamento humano”, disse Sir David King,  químico e embaixador do Governo do Reino Unido para Negociações das Mudanças Climáticas. Ele foi conselheiro científico do ex-primeiro-ministro Tony Blair. Em Foz, onde foi recebido pela Itaipu Binacional, ele conheceu o Centro de Mobilidade Elétrica Inteligente que faz pesquisas na área de logística urbana utilizando veículos elétricos, postos de abastecimento além do aplicativo Mobi-me que traz em tempo real indicadores como poupado em abastecimento, o CO2 deixado de ser emitido e a quilometragem rodada. No projeto piloto em Curitiba, 12 carros e um ônibus deixaram de produzir 12 toneladas de bióxido de carbono desde 2014. 



Ele visitou ainda o Laboratório de Bateria de Sódio, o Laboratório de Automoção e Simulação de Sistemas e o Centro de Estudos Avançados de Segurança em Barragens.Em cada laboratório as equipes explicaram as pesquisas. A engenheira química Ediane Scheffer do laboratório de baterias falou sobre as pesquisas para o desenvolvimentos de baterias de sódio   com maior capacidade de carga, por menos dinheiro e novos processos de produção.  “A bateria é de muita importância para o armazenamento de energia solar ou eólica para residências e em veículos”.

Durante a visita aos laboratórios da Itaipu – PTI, ele disse que nos últimos três anos visitou 80 países para conhecer soluções tecnológicas que visem adaptação às mudanças climáticas. Para ele, o Brasil, a China e a índia lideram esse processo entre os países emergentes. Ele defende que as soluções resultantes das pesquisas cheguem ao mercado. “Existem grupos grandes e indivíduos com muito capital para investir. Bill Gates é um desses indivíduos”. Além dos preços dos produtos cairem é necessário mudar o comportamento humano. No caso dos veículos e dos combustíveis fósseis ele afirma “estamos muito acostumados aos combustíveis fósseis.      
Indo mais findo no alerta sobre a dependência e acomodação ligada ao combustível fóssil, Sir David King enviou um alerta ao sistema bancário mundial. “Parte da grande crise da dívida bancária que pode ameaçar o mundo dos negócios virá da falta de habilidade dos bancos em investir em energias renováveis. Os bancos estão acostumados a investir em combustíveis fósseis”, disse destacando a ameaça dos baixos preços no mercado.

Não é econômico – O carro a gasolina ou diesel continua mais acessível. “Acessível mas não sustentável”, rebate David King. Segundo ele, o compromisso assinado pelos países do mundo em Paris no final de 2015 prevê a diminuição progressiva até o fim do uso de combustíveis fósseis. Para ele é urgente que institutos de pesquisa e universidades traduzam as pesquisas em prática ou seja colocar esses produto nas ruas. 
Um exemplo disso, segundo ele é o que aconteceu na Universidade de Cambridge quando alunos e professores trabalhavam numa pesquisa sobre a condutividade do plástico. 

“Pode um plástico conduzir eletricidade?”, perguntou. O pesquisador contou que um dia após um teste e depois da eletricidade ter sido desligada, o fio de plástico brilhou com uma luminosidade azul. Foi a descoberta de um diodo emissor de luz ou LED segundo a sigla em inglês. 
No mundo acadêmico, a gente só pensa em pesquisar pela pesquisa. 

“Neste caso, mudamos as regras. Antes de tudo registramos a descoberta e conseguimos uma patente. Depois da patente publicamos o estudo, primeiro no Reino Unido e depois na Alemanha”, contou. Segundo Sir David King, desde o registro da patente nasceram três grande empresas produtoras de LED ligadas à Universidade. Segundo ele, é economicamente rentável apostar em tecnologias e energias renováveis. 

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Sir David King visitou Foz do Iguaçu / Itaipu em 2016.

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