quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Recife de Coral no Amazonas: acaba de ser descoberto e já está ameaçado

 
Em abril de 2016 um grupo de cientistas brasileiros e associados estrangeiros divulgaram a descoberta de um enorme banco de corais na desembocadura do rio Amazonas. Há cerca de um mês, o Greenpeace divulgou que o mais novo navio do grupo, o ESPERANZA estava se dirigindo para o Brasil com uma missão. Dias depois a missão foi revelada: o ESPERANZA se dirigia para o local da descoberta do enorme Banco de Corais. Neste dia 1º de fevereiro, pipocaram nos meios de comunicação do todo o Brasil e do Mundo as primeiras imagens do ESPERANZA feitas no maravilhoso banco de corais. A foto acima é parte delas.  A descoberta e confirmação deste espaço natural é uma notícia importante para todos e não somente para os cientistas envolvidos ou para a ciência de modo mais amplo. É importante também  para o Espírito, para a poesia, para a criatividade, para a confirmação de que a terra ainda esconde muita coisa. O estudo científico que levou à descoberta e a missão que vem divulgar as fotos e imagens além de gerarem conhecimento acabam de nos apresentar um grande problema.

A grosso modo, o recife de coral recém descoberto está no caminho ou em área loteada para a exploração de petróleo off-shore. A exploração de petróleo neste ambiente será um desastre. O que o Greenpeace já está fazendo é uma campanha para barrar esta exploração. O mapa acima mostra a área do coral e traz na legenda as áreas a serem exploradas junto com as empresas que já estão programadas para a exploração:

BHP Billiton Brasil Ltda
BP Energy do Brasil
Brasoil Manati Exploração Petrolífera Ltda
Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda
Petróleo Brasileiro S.A.
Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A.
Total E&P do Brasil Ltda  


Clique na foto para conferir. Confira este vídeo do Greenpeace transmitido pela Rede Amazônica de TV do Amapá. Abaixo mais imagens:




Em atualização ....




Nenhum comentário: