quinta-feira, 6 de abril de 2017

Delapidação* total da estátua de São Francisco no Morumbi: "tou nem aí"

S.O.S. São Francisco

O veado que é parte do conjunto da obra em 06.05.2017
Por 'bairronauta'
Jackson Lima

A estátua do São Francisco no canteiro central da Avenida Mário Filho, divisa entre o bairro 1º de Maio e Morumbi I  é importante para Foz do Iguaçu? Se a resposta for sim, não parece. A estátua construída pelo artista plástico Giovanni Vissotto no final dos anos 90 mostra São Francisco ladeado por dois animais: um quati à esquerda e um veado à direita, para quem bem do bairro em direção ao centro. A passagem do tempo, o descaso e o abandono está causando a destruição do monumento. O veado, que está ao lado São do São Francisco entregou os pontos, desistiu de esperar alguém da manutenção e deixou cair a cabeça para um lado. Na foto abaixo, tirada em maio de 2016, já era possível ver rachaduras na capa de cimento que veste a estrutura em arame. Um morador do 1º de maio chamou a atenção para o problema e disse: "alguém tem que fazer alguma coisa". Nada foi feito.   

O veado em 1º maio de 2016
Anteontem e ontem pela manhã, o Blog conversou com pessoas do bairro. Foram cinco pessoas, incluindo comerciantes e um padre. Preocupante é que ninguém quer se meter. "É um problema da Prefeitura", foi a resposta mais comum. "Eu lamento e fico triste mas como a cidade tem problemas mais sérios, eu não quero aparecer cobrando uma coisa mais simples quando temos problemas com a saúde, educação e segurança", disse uma comerciante. "Eu não quero aparecer porque não faz muito dei uma entrevista na TV cobrando segurança e daí teve gente que caiu em cima de mim", disse outra entrevistada. Caminho por aqui todos dias além de passar por aqui todas as manhãs quando levo minha filha para a escola. Me dá uma tristeza muito grande", disse outra. A última pessoa contada disse que como evangélica não dá valor a estátuas mas mesmo assim ela crê que a obra deveria ser preservada porque é símbolo do bairro que já se chamou Rincão do São Francisco.
Vista da estátua em maio de 2016, com o animal ainda em pé


Para lembrar: monumento em construção em 1997 
Para dar ideia da dimensão do monumento: autor da obra com sua criação

Outros links
O portal H2Foz publicou um material assinado pela jornalista Fernanda Regina Cunha, em 2013 com o título: "Monumentos fazem parte da  paisagem de Foz" onde aparece a foto da Coruja, segundo o artigo, assinada pelo escultor Fernando Borba.   A estátua do São Francisco já foi alvo de outras postagens neste blog. Uma delas em 2008 inclui a história da concepção da obra pelo escultor Giovanni Vissotto. Vale a pena relembrar. Uma pequena postagem de 2010, destacou o rosto da estátua de São Francisco do Morumbi. Vale a pena conferir. Em extensa postagem que pertence à série "pequenos Guias" sob o nome Guia para a Foz do Iguaçu Católica, inclui a estátua do São Francisco na lista dos monumentos dentro da área da Diocese de Foz do Iguaçu que o inclui a estátua de Nossa Senhora em Itaipulândia e o Cristo Esplendor de Santa Helena. Dê uma olhadinha mesmo que seja só por curiosidade.    

* Delapidação / dilapidação são sinônimos. Ambos existem em português. As duas palavras estão corretas com tendência a que "dilapidação" seja mais usada. O uso da forma "delapidação" nesta postagem se dá para explorar melhor o prefixo "de" (de+lapidar). "Lapidar" é o que o artista faz. De+lapidar é o contrário, se desfaz a lapidação pelo descaso, abandono ou a falta de manutenção.  

Nenhum comentário: