quinta-feira, 19 de abril de 2018

ICVB reage ao crescimento zero do turismo internacional entre 2012 e 2017 e parte para ação na China





Notas do Turismo
no Blog de Foz


O ICVB convida - O Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB) de Foz do Iguaçu está convocando empresários associados e mantenedores da entidade para embarcar para a China e participar na ITB China 2018 em Xangai e ainda por cima participar em roadshows em Beijing, Canton e Hong Kong.  A participação do Brasil na ITB China é em conjunto com a Argentina. As despesas de exposição na feira como stands e espaços nos roadshows  são pagas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Instituto Nacional de Promoción Turística (INPROTUR) Fonte

Despesas pessoais
Os empresários que embarcarem pagarão despesas pessoais e passagem ida e volta.  O número de chineses preparados para baterem pernas pelo mundo é calculado por baixo em 130 milhões de almas.  
Correr atrás 

Arrumar as maletas e ir para a China é uma maneira de correr atrás de oportunidades para melhorar os números do turismo internacional que cresceu pouco entre 2012 e 2017. No caso de Foz do Iguaçu que não cresceu nada no período no turismo internacional – aquele que vem de fora da América Latina – a cidade ainda perdeu mais de 160 mil turistas internacionais no período, como indicou pesquisa da Euromonitor divulgada no último WTM – Latin America. Os números podem ser conferidos na imagem acima da reportagem publicada no jornal Gazeta Diário (Gdia).   
 
Acertando detalhes no WTM (Foto Embratur)
Cataratas - o elo

O elo Brasil – Argentina na divulgação conjunta na China será as Cataratas  do Iguaçu, Patrimônio Mundial e uma das Sete Novas Maravilhas Naturais do Planeta. O últimos detalhes para a participação de Foz do Iguaçu na empreitada foi dado durante o WTM-Latin America (São Paulo) no dia 4 de abril onde participaram o vice-prefeito de Foz, Nilton Bobato, o gerente do ICVB Basileu Tavares e o diretor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Foz, Jihad Abu Ali, além de diretores da Embratur-Inprotur)  

Família ITB

A feira  ITB China é um produto internacional da ITB Berlin (Feira de Berlim) que ainda tem o ITB Asia a ser realizado entre 17 e 19 de outubro em Singapura. As grandes empresas de feiras estão expandindo seus leques. É o caso também da WTM antes exclusiva de Londres e que hoje conta com a WTM Latin America no Brasil e a WTM Arabia que acontece no final deste abril de 2018.       


Por que  Notas do Turismo agora?

Existe um blog específico chamado Notas do Turismo publicado há muitos anos. As notas começaram a ser publicadas na Gazeta do Iguaçu desde os anos 90 do século passado. Com a ascensão da Gestão Integrada em Foz me pareceu que não havia mais necessidade delas, quer dizer das notas. Agora, senti  a necessidade de voltar à batalha já que em muitos sentidos e no turismo inclusive o Brasil desandou. Note o período  abrangido pela pesquisa 2012 – 2017 (acima). Exatamente o período em que tivemos a COPA 2014, a Olimpíada 2016. Época em que o Brasil descobriu que era praticamente uma propriedade com muitas vacas (empresas)  infestadas por carrapatos (corruptos). Desesperados com tanta corrupção “carrapática” passamos a matar as vacas (Petrobrás, Oderbrecht e outras) e achando pouco partimos para a destruição de ovos de nossa granja nacional inclusive os ovos de ouro como o turismo. A economia parou. É preciso saber cuidar de carrapato. Eles se criam enquanto ainda estamos matando os diagnosticados.



Não chore Foz: Buenos Aires Também não cresceu.



É difícil chegar às Cataratas 
Vi essa frase em dois lugares, O primeiro em um Guia de Viagens israelense que lembra  que para chegar em Foz do Iguaçu a pessoa tem que estar decidida. Geralmente envolve  sair da rota costumeira do turismo. Para quem estar em Lima é fácil descer a costa e chegar a Santiago (Lima-Arequipa-Tacna-Arica-Iquique-Viña del Mar-Santiago) gastando pouco. Para chegar a Foz é,preciso fazer zigue-zagues (Europa-Rio-Foz-Rio-Salvador). Mas diz a nota do guia: "nunca escutamos falar de alguém que chegou lá e tenha se arrependido". Já é marketing!

Onde fica? 
Até os brasileiros se perdem: Foz do Iguaçu RS/ Foz do Iguaçu SC. O parque Nacional do Iguaçu aparece como Parque das Cataratas, Parque Nacional de Foz, Cataratas de Foz. As Cataratas ficam nos três países. Que rio é o da Itaipu? Foz querendo dizer Cataratas:  "que ônibus a gente pega para ir para a Foz?"  
Ótica Carol
Perdi meu cartão de idoso do Único - aquele da passagem grátis. No outro dia fui à sede do Único ao lado do TTU. Falei com a moça e disse que precisava tirar uma segunda via do cartão (R$ 20.00). Ela pediu um documento com foto. Dei-lhe minha identidade. Ela consultou o computador, teclou, mexeu e disse: "Seu Jackson, o seu cartão está na Ótica Carol, com a Mayara. Ela encontrou o cartão e ligou aqui ontem. Assim o senhor não precisa gastar com a segunda via". Por casualidade, a imagem da reportagem acima da Gazeta já estava nesse local aguardando o recorte do comercial. Depois da Mayara decidi deixar o comercial aí mesmo. Obrigado moça do Único, obrigado Mayara!       

Nenhum comentário: