segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Um passeio no rio Iguaçu acima das Cataratas: visão de outro mundo

Depois de ver as Cataratas do Iguaçu pelo lado brasileiro, pela trilha oficial, aventurar-se no cânion do rio Iguaçu nos barcos do Macuco Safari, de ver as Cataratas por todos os ângulos do lado argentino, como o Passeio Superior, o Passeio inferior, a Garganta do Diabo, ainda há a possibilidade de surpreender-se nas Cataratas do Iguaçu.Como? Há um passeio chamado "Paseo Ecológico" antigamente chamado "Floating Iguazú" que oferece uma oportunidade de curtir o rio Iguaçu antes dele cair nas Cataratas. "É um passeio de contemplação", avisa o senhor que vende os tickets para o passeio. 

Um jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris)

Ele avisa, segundo explica, para evitar que alguém compre o passeio pensando que vai ter adrenalina. Não este não é o passeio de adrenalina. É o contrário. É uma passeio para curtir o silêncio, os meandros do rio Iguaçu, serpenteando por canais em meio a ilhas, vendo árvores enormes que crescem nessas ilhas e às vezes até em rochas, pássaros aquáticos como os biguás, os gaviões caramujeiros, urubus e por incrível que pareça jacarés de papo amarelo e tartarugas. Entre a proa do barco de borracha e a terra lá no horizonte estão as Cataratas do Iguaçu. "Todo o trajeto é assim calmo. A água continua calma até a queda", brinca. Fiz o passeio durante o trabalho para levantar dados para meu próximo livro, ainda sem título. Ele falará sobre as Cataratas - sobre o que realmente? É meio segredo, ainda. Mas nada impede de compartilhar a foto que segue. É maravilhoso estar flutuando em um barco de borracha em cima de uma água calma, dirigindo-se a um horizonte ilusório pois você nunca chegará lá, não de barco e de repente vê aparecer à frente e à distância, o Hotel das Cataratas, hoje sob a bandeira da rede Belmond, no lado brasileiro.  
Seguindo em frente você não vai chegar no Hotel das Cataratas
 

As meninas de Córdoba

No dia que fiz o passeio em julho de 2018, estava comigo abordo uma família de Córdoba, Argentina. O pai Santiago Vandeveld, a mãe Mara Rosso e as filhas Valentina e Angelina Vandeveld. Remando e contando histórias estava Ruben Arguello, que trabalha remando e navegando o rio Iguaçu / Iguazú superior e inferior há mais de 25 anos. A empresa que oferece o passeio é a Iguazú Jungle. Um abraço à família!    

Atualizado: 




Mara Rosso, Valentina and Angelina Vandevelde

Ruben Arguello, 25 anos em contato direto com o humor das Cataratas: "você tem que ler a água e aprender quando é para focar os olhos e quando é para desfocar para poder ver o que está ao redor de você", dizia como quando pedia olhássemos para frente mas meio de lado e desfocando os olhos para poder perceber a silhueta da cabeça de uma tartaruga, à flor d'água, que vigiava à distância, a sua prole. 

"É a cabeça de uma tartaruga. Não é uma cobra. Desfoque os olhos"

2 comentários:

Unknown disse...

Felicitaciones por su descripción del lugar,realmente lo que se siente al realizar el recorrido es majestuoso y haberlo compartido con Ud (Jackson Lima)fue increíble...
Saludos desde Córdoba, Argentina, familia Vandevelde-Rosso

Jackson Lima disse...

Gracias a Ustedes, bella família por el privilegio, Jackson Lima, desde Foz do Iguaçu