terça-feira, 20 de agosto de 2019

Uma introdução à "Cataratologia" ou grandes cataratas comparadas: Iguaçu, Niágara, Vitória


CATARATOLOGIA
National Geographic Cataratas do Iguaçu
Por Jackson Lima
Autor do livro 7Arcos, 3Degraus – O que você ainda não sabe sobre as Cataratas do Iguaçu  

Milhões de pessoas visitam as Cataratas do Iguaçu todos os anos. Eles vêm de mais de 170 países. Não é raro, ao caminhar ao longo das passarelas das Cataratas do Iguaçu, quer do lado brasileiro quer do argentino escutar conversações. 

Você já visitou Niágara?

– Conhece Victoria?

– Chegou a ver Guaíra, as Sete Quedas?


E daí, para escutar comparações é só um pulinho. Quem está por trás das administrações dessas atrações naturais, não gosta de muita comparação para evitar competição. Negócio é negócio. Qual é a mais bonita? Qual é a maior do mundo? Se pudesse ver só uma, qual você veria? 




Para responder essas perguntas é primeiro necessário saber que há algumas variáveis fixas para entender Cataratas. A primeira é a altura. A segunda é a extensão. A terceira é a vazão de água por segundo medida em litros cúbicos, metros cúbicos e galões cúbicos. No começo do século 20, em Niágara se chegou a usar a banheira como unidade de medida. “Niágara tem uma vazão de um milhão de banheiras por segundo”. Esta unidade de medida não pegou tanto por não ser muito técnica como pelo fato das banheiras começarem a ser produzidas em tamanhos diferentes, de banheiras a jacuzzi.


Cataratas do Niágara

Vamos repassar alguns números. A vazão média das Cataratas do Iguaçu é de 1.500 metros cúbicos por segundo. A maior altura das Cataratas do Iguaçu é de 80 metros. Niágara tem uma vazão média de 2.500 metros cúbicos e uma altura de 60 metros. Vitória na África, tem altura máxima de 102 metros  e uma vazão de 1.800 metros cúbicos por segundo.


Quem colocava as três no bolso eram as Sete Quedas de Guaíra. A altura média era na casa dos 60 e 70 metros não era lá essas coisas mas em vazão ela era soberana: mais de 13.500 metros cúbicos por segundo. Essa é a vazão do rio Paraná e é a vazão que passa pela Itaipu Binacional  ou de onde Itaipu herda o título de maior hidrelétrica do mundo? Então vão fazendo suas contas e chegando as suas conclusões. 
Foto de Paulo Capiotti Kerepakupai Meru

Há uma queda d'água na Venezuela chamada Kerepakupai Meru ou Angel Falls, ou ainda Salto Angel no Parque Nacional de Canaima que é a mais alta do planeta com seus 979 metros de altura. O Salto Angel é parte da bacia do rio Orinoco ou da Orinoquia, bacia compartilhada por Colômbia e Venezuela.       


E quanto a descobertas? Quem foi descoberta primeiro, se é que podemos usar este termo "euro-tendencioso"? As Cataratas do Iguaçu ganha neste quesito. Foi “descoberta” em 1542 (Cabeza de Vaca) , mesmo ano em que foram "descobertos" os rios Mississippi (por Hernando de Soto)  e Amazonas (Por Francisco Orellana) – tudo por espanhóis. Niágara vem em segundo em 1678 descrita por um padre explorador belga  chamado Louis Heneppin. Das "três grandes" a caçula é Victoria em 1855 "descoberta"pelo missionário e explorador escocês David Livingstone. 


Em número de saltos temos o seguinte:

Cataratas do Niágara - 3 saltos
Cataratas de Victoria - 5 saltos
Cataratas Kerepakupai - 2 saltos
Cataratas do Iguaçu 275* ( Há quem diga 175)
Nota: cuidado contar saltos não é uma tarefa fácil. 

As três grandes cataratas servem de fronteira internacional 
Cataratas do Niágara - Canadá-Estados Unidos da América
Cataratas de Victória - Zâmbia-Zimbábue
Cataratas do Iguaçu - Argentina-Brasil               

Ponto, por hoje é só

Nenhum comentário: