segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Uma nova visão das Cataratas: as curvas


 "A linha reta é do homem, a curva pertence a Deus". Estas palavras são atribuídas a Antoni Gaudí i Cornet, o catalão universal e de ação super local criador de obras como a catedral Sagrada Família, as casas  “La Pedrera” e “Casa Batló” todas em Barcelona, Espanha. 

"A linha reta é do homem, a curva pertence a Deus", Gaudí (As Cataratas nomeio da selva)
Ora, se a linha reta é do homem e a curva pertence a Deus, como não observar que ao criar as Cataratas do Iguaçu, Deus usou e abusou das curvas? As curvas estão presentes nos inúmeros arcos formados pela erosão. Um desses arcos é tão grande grande que pode ser visto do espaço. É o que provam as inúmeras fotos tiradas por astronautas e cosmonautas da Estação Espacial Internacional. As fotos nesta postagem foram tiradas da janela de um avião da Azul Linhas Aéreas que se aproximava do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Cataratas. Pode-se ver que as Cataratas estão longe. Clique nas fotos para ampliá-las e gaste algum tempo para observar as curvas em ação.

A margem do rio parece uma linha reta
Vemos nas fotos, o rio Iguaçu e entre as Cataratas e o rio, apreciamos o que chamo de "língua de terra" que pertence ao Parque Nacional do Iguaçu. O arco que se vê está na Argentina. Dentro dele, estão uma série de saltos que vão dos saltos Dos Hermanas até o Salto Escondido. Na sua próxima visita às Cataratas, lembre-se de Gaudí, lembre-se das curvas. 


Na foto acima, tirada do espaço, por astronautas da Nasa, pode-se ver, em destaque, o principal arco das Cataratas, o que chamo de "Arco I" das Cataratas. Fica no lado argentino. É a primeira visão das Cataratas quando vistas do lado brasileiro. em frente ao Hotel das Cataratas.






Nenhum comentário: