sábado, 13 de julho de 2019

O que é, o que é que tem 7 Arcos e 3 Degraus? Resposta, abaixo

Tudo o que você ainda não sabe sobre as Cataratas do Iguaçu
Já disponível na Amazon
Lançamento em Foz nos próximos dias

Resposta: as Cataratas do Iguaçu! 

E esse é o título do livro pré-lançado em entrevista coletiva do Iguassu Visit no Festival (de Turismo) das Cataratas, no dia 13 de junho, em uma das salas de eventos do Recanto Park em Foz do Iguaçu. Hoje,  um mês após, posso olhar para trás e ver que o evento, organizado pela equipe do Visit Iguassu foi inesquecível. E eu tive o privilégio de ser escalado para falar sobre o livro, como parte da entrevista coletiva da entidade de divulgação do turismo de Foz do Iguaçu. 

 

Agradeço imensamente a oportunidade e saúdo as autoridades que participaram da mesa para falar sobre as políticas da instituição na área de divulgação do turismo na área de eventos, turismo de lazer e políticas de apoio. Conversaram  com os cerca de 30 jornalistas de turismo a diretora de Visitors (Turismo Lazer),  Elaine Tenerello, a diretora financeira Jurema Fernandes, o vice-presidente da entidade e o organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli que discorreram sobre o braço de eventos (Convention) do órgão associativo de promoção do turismo de Foz e região (Iguassu).

Na equipe organizadora estava o responsável pelo departamento de relacionamentos, Rodrigo Mattje e a diretora de Projetos Simone Gogenski. O presidente da entidade, Jaime Nascimento não estava presente por motivos de saúde e o diretor-executivo, Basileu Tavares se encontrava chefiando outra equipe que participava em uma ação em Londres, logo após ter voltado de uma ação na China.

O livro

O nome completo é: "7 Arcos e 3 Degraus - Tudo o que você ainda não sabe sobre as Cataratas do Iguaçu". 

São 266 páginas dedicadas às Cataratas do Iguaçu. São 20 capítulos. De um a 13, explora as Cataratas Fisicas: flora, fauna, história geológica, história da fronteira e da ocupação da Área Cataratas em linguagem simples. O livro se concentra nas Cataratas e na "Área Cataratas", não sendo objetivo dele abordar o Parque Nacional do Iguaçu, o todo. A segunda parte aborda as diferentes visões de cataratas para diferentes culturas: xamânicas, budista, afro-brasileira e da Nova Era (Os povos dos Cristais, por exemplo).    

Por que do livro?

O livro é fruto de anos de observação das Cataratas, do turismo e do turista. A meta é dar combustível para a discussão mais aprofundada das Cataratas que vão além de questões como "qual é o lado é mais bonito", ou "quem é melhor, maior, mais alta, maior do mundo? Niágara, Vitória  ou Iguaçu?    

O que esperam dele? 

O livro foi 100% bancado pelo Visit Iguassu, o Instituto de Promoção Turística do Iguaçu. Quando apresentei o projeto, já o fiz com o "boneco" ou o livro quase pronto (98%) faltando somente finalizar um e outro trecho. O projeto foi levado ao conhecimento da diretoria e aprovado em reunião. Em uma rápida conversa com o presidente Jaime Nascimento, ele disse em parte que: "o apoio ao livro tem o objetivo de trazer para o turismo uma visão diferenciada sobre nosso principal atrativo e uma leitura da nossa cultura".      

          

 Os Arcos, Degraus e Níveis
 
A erosão foi a ferramenta usada para esculpir as Cataratas e nem a natureza e nem sua ferramenta (a erosão) trabalham em linha reta. Clicando na foto acima para ampliá-la, você terá a visão de quem está em um avião, a minutos de voo das Cataratas. Destaco aqui,  o maior dos grandes arcos das Cataratas: dá para ver o antigo mirante (estilo farol do PNI argentino) e a extremidade em frente ao hotel das Cataratas. Esse arco, o maior das Cataratas é visível da estação espacial quando o planeta não está nublado. Nesta foto, abordo de um avião da AZUL, usei uma lente 135 mm para aproximar. Os astronautas na Estação Espacial devem usar uma lente um pouco maior (Pode rir!).  O segundo arco é visível na foto também. Os degraus, devem-se ao fato das Cataratas caírem em três "andares": do nível superior, para o nível médio, do nível médio para o nível de base no cânyon do rio Iguaçu.       

E agora? 

Preciso vender o livro. Por quê? Porque é necessário bancar a edição em Inglês e em seguida em espanhol. E também porque as ideias expostas no livro devem se espalhar. Honestamente sinto que todo membro da comunidade de Foz do Iguaçu deve e merece conhecer a propostas do livro. A comunidade nacional e internacional acompanharão.

E os níveis? 

Os níveis têm a ver com os Sete Níveis de Relacionamento com as Cataratas do Iguaçu. Na verdade é possível pensar em sete níveis de relacionamento com tudo: na administração pública ou privada, nos relacionamentos pessoais,na relações entre países - em tudo. No caso das Cataratas o livro rejeita as seguintes abordagens:

1) Dois lados
2) Dois países
3) Um lado mais bonito
4) 185 saltos (Versão brasileira)
5) 285 saltos (Versão argentina)*
6) Mero atrativo turístico  
7) **

* Afinal quantos saltos são?
** Ainda não é hora de falar da visão rejeitada de número 7 

Este material foi publicado também no Blog que serve de Porta de Entrada para todos os meus outros blogs. 

Nenhum comentário: