quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Uma Van com nome próprio: John Galt 1957

A Van John Galt Express do Ulisses em Morretes
A Van branca estacionada em frente à Estação ferroviária de Morretes se chama John Galt. Ela também tem um número: 1957. Ela é propriedade de um senhor chamado Ulisses. É o nome que aparecia no meu "adesivo" de identificação: Guia Sílvia, Van Ulisses.  Por curiosidade uma das  primeiras perguntas que fiz foi: quem é John Galt. O Ulisses trabalha para ele? Mr. Galt é algum empresário americano perdido no litoral do  Paraná? 



A Sílvia, a guia, cujo nome completo é Silvia Thompson, me disse: "Prefiro deixar que o Ulisses conte essa história. Ele vai adorar contar".  Nesse pacote, está incluído uma visita rápida à  cidade de Antonina com uma parada antes na Fábrica de Balas de Banana que me parece chamar-se Bananina. Bala de banana de Morretes, também tem história. Conto a história  das balas depois. Entramos na fábrica para conhecer. Comprei um saquinho da bala tradicional. Tem bala com pimenta, com amendoim, com canela e goiaba. 

Eu estava com o restante do grupo que se encontrou no desembarque e comigo, em primeira viagem a minha filha  Amanda de 11 anos. Fui depois da compra da bala e conversar com as pessoas e vi o Ulisses, aguardando na varanda, fugindo do sol rachante. 

Então Ulisses, quem é John Galt? Ele começou falar com um "então". Há uma escritora americana, quer dizer ela é russa, judia, que se estabeleceu nos Estados Unidos depois da revolução, chamada Ayn Rand. Ela escreveu muitos livros. Um deles se chamou "Atlas Shrugged", em português a Revolta de Atlas. No livro há um personagem chamado John Galt. "Eu sou fã dela e fã do Galt e fã do livro", explicou. "O livro foi publicado em 1957", acrescentou. "E esse é o número da Van", costurou.
       
Segundo Ulisses, no roteiro do livro, John Gallt era um empresário no ramo da estrada de ferro. "E como eu sou muito ligado em trem, coisas do trem, trilhos, adoro tudo que é ferroviário e como trabalho em torno do trem, fazendo traslado e passeios de quem chega de trem, achei apropriado fazer uma homenagem a esses personagens com a van, que é o resultado de quatro anos de trabalho. Ainda devo uma parcela, mas já é minha", contou. E quem é John Galt? Deixo a pesquisa para você, porque tem muito pano para manga.


Nenhum comentário: