segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Hisgeopar o magnifico show de um homem só: Rudi Haupt


O senhor que está se dirigindo ao público através deste microfone estilizado se chama Rudi Haupt. Ele está recepcionando um grupo de pelo menos 30 pessoas que visitam o Parque Hisgeopar – História e Gelogia do Paraná localizado em Morretes no Paraná. O Hisgeopar abriu em 2018. O Parque localizado em um galpão conta a história do Paraná ou seja o que historicamente aconteceu no palco geológico ocupado pelo atual Paraná. Como Morretes está ligado a Curitiba pela ferrovia Curitiba – Paranaguá, a ferrovia não dava para ficar fora da historia. Os viadutos, as pontes e os túneis da ferrovia de aproximadamente 100 quilômetros são mostradas na maquete gigante.


 


Trenzinho atravessa um viaduto antes de entrar em um dos 13 túneis
A história do Paraná contada começa com a ligação do litoral com o primeiro Planalto do Paraná, com a chegada progressiva de imigrantes, a conquista da terra e a Guerra do Contestado - um dos acontecimentos mais dolorosos registrados na nossa história devidamente anestesiado para que o povo não lembre. Rudi lembra que o conflito foi entre o Paraná e Santa Catarina. Ele fala um pouco sobre o monge (os monges) e a pobreza, a miséria e violência. Logo retrata o dia a dia da vida na roça inclusive o banheiro estilo patente, uma cabina localizada o mais longe possível da casa (as crianças adoraram resgatar esta parte da história). A viagem termina no Oeste do Paraná com a Itaipu Binacional, o Lago de Itaipu, o Lago de Itaipu, as Sete Quedas hoje debaixo d’água e por fim as Cataratas do Iguaçu. Ele consegue manter a atenção dos visitantes em todo o trajeto.
Eu pessoalmente fiquei contente de ver o esforço não só de artista e empreendedor como de contador de uma história que cobre tanta coisa em meia hora. Este é morretense digno de ser imitado.

Turistinha fica encantada com o tipo de banheiro antigo que as pessoas usavam
Mas daí, não vou dizer quem disse, mas digo que um colega jornalista, me disse que Rudi Haupt é um investidor. Ele trouxe a ideia de fora para somar à comunidade de Morretes. “Ele”, disse o colega, “é de Marmeleiro”. Marmeleiro é Sudoeste do Paraná e fica na fronteira de Santa Catarina. O colega me mandou este link que explica a história de Rudi Haupt e de sua obra. Quando vá ao litoral, ou quando descer a Serra de trem, inclua o Hisgeopar na sua agenda.

A Garganta do Diabo nas Cataratas do Iguaçu

Divulgação gratuita das Cataratas

Trenzinho atravessa um viaduto antes de entrar em um dos 13 túneis
Em atualização
Voltarei a esta história quando voltar a Morretes 

Nenhum comentário: