quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Salto Amy Winehouse nas Cataratas do Iguaçu: um tributo a quem continua brilhando

Amy Winehouse 
(Se você for proprietário da foto, favor contatar para permitir a continuidade dela nesta postagem ou retirá-la, obrigado)  

Em 2018 estava pesquisando para escrever um livro sobre as Cataratas do Iguaçu em todas as suas dimensões. Era quase fim do dia e o dia estava escuro. Olho de frente para as Cataratas e como sempre na minha frente havia Muitas Águas. 
Mas naquele momento, um salto tomou conta de meu campo de visão. Eu olhei para ele e sorri e disse: Oi Amy Winehouse. Fiquei tempo olhando para o salto para que a imagem dele se fixasse na minha retina e que eu nunca viesse a me confundir.

Esse era um salto pessoal, da Amy. Vi uma turista inglesa perdida em contemplação, olhando para os grandes saltos. Me aproximo dela e pergunto: posso compartilhar uma coisa com você, sobre algo que acabei de fazer e que estou sentindo? Ela respondeu afirmativamente e eu contei que eu era escritor e que no meu processo interno de organização acabava de nomear aquele salto, lá em frente, como Amy Winehouse.  Os olhos dela se encheram  de lágrimas. Os meus também. Que momento!  
Coloco abaixo três fotos do "meu" Salto Amy Winehouse, com descrição sobre elas: 
Salto Amy Winehouse, no finalzinho da tarde, visto da passarela brasileira antes do elevador, minutos após ser nomeado como Salto Amy Winehouse 

Salto Amy Winehouse (2)

O Salto Amy Winehouse visto da altura do primeiro mirante da passarela do Salto Floriano
Salto Amy Winehouse (3) / Amy Winehouse Falls 

O Salto Amy Winehouse visto da altura da área de estar no elevador (não no topo do elevador) 

Sobre o salto
Como se pode ver, o Salto Amy Winehouse pode ser considerado pequeno para o padrão das Cataratas do Iguaçu  que, como se convencionou dizer, possui 175, 270 ou 280 saltos ou cascatas diferentes e que podem variar com o nível de água. 

Verticalmente o salto cai em três fases ou degraus: do degrau um, que é o nível do Iguaçu Superior para o nível  intermediário ou degrau dois, e daí para o cânion do rio, o degrau três. Mas já na sua base, mergulhando no rio ele forma um pequeno salto sobre uma "cama" de rochas acumuladas antes de cair no nível do Cânion do Rio Iguaçu, por onde 
navegam os barcos do passeio de alto nível de adrenalina conhecido como Macuco.
Clique sobre a foto para contar quantos mini pedaços de rios e filetes de saltos formam a GARGANTA DAS CATARATAS
Na minha visão, um Salto enorme como a Garganta das Cataratas (outro nome meu para não dizer Garganta do Diabo), por exemplo  é formado por uma quantidade muito grande de saltos menores.

Para ver e enxergar os muitos saltos que formam a Garganta é necessário ajustar os olhos para identificar os filetes individuais de "correntes" ou saltos que formam a garganta. Cada salto desses eu vejo como “pedaço de rio”. O Salto Amy Winehouse é um pequeno pedaço, um “pedacito”, um “trozito”  do rio Iguaçu.

A queda d'água Amy Winehouse está aparentemente isolada, como se vê na foto, durante vazões consideradas normais na faixa dos 1300 ou 1400 metros cúbicos de água por segundo. Quando a vazão cresce, o salto cresce  para ambos os lados e vai se integrando lateralmente com seus vizinhos, para usar termos humanos.

Quando a vazão sobe para 4 mil, 5 mil, o Amy Winehouse cresce junto e se expande, se junta aos outros e se passar dos 10 mil, ou 40 mil como de vez em quando acontece, aí então o Amy Winehouse desaparece e explode de grandeza, deixando para trás, a isolação, a individualidade e se fundindo em toda a majestade das Cataratas do Iguaçu, assim como hoje, a Amy Winehouse, a cidadã, a pessoa, a cantora é parte, se fez parte do Grande Mar de energia consciente e luminosa que, por sua vez, é parte do Universo.


 A maior parte dos saltos das Cataratas do Iguaçu caem em três níveis ou degraus. Do degrau superior (1) para um degrau intermediário  (2) e daí para o rio Iguaçu ou o terceiro degrau (3). No caso do Salto  Amy Winehouse há um quarto nível que forma uma cascatinha antes de deslizar para o rio Iguaçu.

Nota
O Salto Amy Winehouse está localizado no lado argentino das Cataratas do Iguaçu mas só pode ser visto do lado brasileiro das Cataratas. O ato de nomear aqui presente não é oficial e não tem nenhuma intenção e não deve ter implicação política, diplomática ou comercial. É exclusivamente um ato que se origina na província do coração e das energias tais como inspiradas pela Sagrada Neblina Criativa da igualmente Sagrada Cataratas do Iguaçu.

Duas outras fotos para ajudá-lo ou ajudá-la se familiarizar com a localização do salto. 
Visão mais ampla
Salto Amy Winehouse com o rio Iguaçu. Note que ela não ai diretamente no rio. Vê a cascatinha à  esquerda?

 Todas as fotos do autor. Clique em cima delas para ampliar.


Nenhum comentário: