domingo, 29 de março de 2020

Brasil, o verdadeiro Planeta dos Macacos e dos "marmosets"


Durante meu isolamento COVID19 assisti muitos filmes. Entre eles, Epidemia, As branquelas, o Zoológico de Varsóvia, o Fotógrafo de Mauthausen, a Família, A menina e o leão e Mucize. Este último é turco. Assisti um filme inteiro sem entender nada do idioma. O filme é legendado. Mas o meus óculos estão tão ruins que só enxerguei 20% da legenda.  Mas terminei chorando. 
Mas agora gostaria de comentar o Epidemia. É a história da luta para salvar uma cidade de um vírus mutante que chegou por meio de um macaco contrabandeado da África. Eu já tinha visto o filme antes. A diferença é que agora estamos vivendo a experiência. Recomendo! 

Uaçari ou macaco inglês
Hollywood não tem obrigação de ser exata quanto ao macaco que usa no filme. O macaco, em si é um ator, é uma espécie brasileira fazendo o papel de um macaco africano. O macaco ator é uma amazonensíssimo "Macaco Cairara". Aproveito para acrescentar algumas informações sobre o Universo Macaco no Brasil (neotrópicos). Lá vai. 


Macaco Aranha (Spider monkey) ou macaco Coatá (wikipedia)

O brasileiro fica muito louco se você chama ele de macaco ou ela de macaca (é pior ainda). O brasileiro não gosta de macaquice. Macaco, macaquice e macacada têm significados pejorativos. Mas mesmo que o brasileiro tenha cisma de macaco nada impediria que ele fosse informado que o Brasil é um país especializado em macacos. São mais de 110 espécies. São 92 espécies na Amazônia e 23 na Mata Atlântica. 
Macaco parauacu / Pithecia chrysocephala (Golden-faced Saki) Muitos morreram porque seus rabos eram usados como espanador (Eden Fontes / Flick)

Se você chama alguém de macaco porque ele é preto, a ignorância é sua. O Brasil tem macaco inglês (uakari)que tem cabeça vermelha e pelo claro;  tem dezenas de espécies do conhecido macaco prego, tem o cairara que trabalhou no filme Epidemia;  tem o macaco barrigudo, de olhos doces e camarada. Tem o macaco aranha ou coatá. Tem  o bugio ou guariba, encontrado em todo o País e de diversas cores. Tem ainda o macaco de cheiro. Tem o parauacu ou parauaçu, super graça de animal, que já teve sua vida ameaçada porque havia nas cidades amazonenses o costume da população usar o rabo dele como espanador. Tem ainda o macaco da noite e o muriqui só para ilustrar.  
 
Amplie a foto para ver a garrinha deste sagui-de-tufos-brancos (Callithrix jacchus)

No Planeta dos Macacos, há uma informação interessante. Todos os macacos são primatas. Incluindo nós. Mas há um ponto, em que os macacos são chamados de “marmosets”, para nós como saguis. E o que faz esta diferença? É a existência ou não de unha. Todo primata tem unha, um dedo de bom tamanho que permite a formação de uma unha, com direito a ter cutícula. A partir de certo tamanho, o dedo de alguns macacos é tão pequeninho  que não há espaço para uma unha, com sua cuticulazinha própria. Nesses casos, a unha tem a forma de uma mini garra que sai do dedo. Amplie a foto acima para ver.
Tití, o sagui-pigmeu, "pygmy marmoset" e o estão chamando de "finger monkey"

O Brasil, em uma área muito pequena da Amazônia compartilhada com a Clômbia e o Peru, abriga a menor espécie de "marmoset" (saguinzinho) do mundo: o pygmy marmoset. Menor que o dedo médio da mão de uma pessoa adulta.                        


Para depois do vírus:

Roteiros brasileiros para observar macacos
Meu encontro com os marmosets na selva


SUGESTÃO
Conheça a música Carimbó do Macaco do cantor Pinduca do Pará
É macaco caco macaco 
Macaco, macaco au 
O macaco ó do macaco  
O macaco do macacal 
Eu conheço um macaquinho Que é filho do macacão
Neto do macaco velho Que mora lá no sertão.


Nenhum comentário: