domingo, 26 de julho de 2020

Blog de Foz inaugura fase de divulgação do Guarani

 
Uhuu! Estou apresentando aqui a mais nova iniciativa deste blogueiro: aulas de guarani via facebook, o blog e pelo canal de Youtube que deverá ser aperfeiçoado pouco a pouco. Por enquanto é tudo feito na hora e jogado no ar da melhor maneira possível. Por isso ele não tem edição, toque artístico, nada especial até porque não tenho habilidade para isso e nem dinheiro para contratar a ajuda urgentemente necessária. Mas, como diz o ditado, o pior é não fazer nada. A força para fazer a decisão veio do Neo-Coronavírus 19 também chamado SARS-Cov ou ainda Covid19.


Foi preciso coragem para me meter a divulgar o guarani já que temos milhões de paraguaios que falam a língua, aqui no outro lado da Ponte Internacional da Amizade que agora está fechada. E em Foz a maior comunidade "estrangeira" é a paraguaia, seguida pelos libaneses, argentinos, chineses. O que vou divulgar, espero, vai valorizar a língua e contribuir para a valorização de nossa identidade já que o guarani, o tupi e outras centenas de línguas são do tronco tupi-guarani.   Espero que você se divirta com o guarani, com os sons dessa língua e suas peculiaridades. 

Lá pela quinta lição, vou colocar no ar uma música, uma guarânia em guarani, para que a música ajude o aprendizado.  Eu não sou professor de guarani. Fique claro. Estou espalhando o que aprendo porque quem passa pra frente aprende. Então estarei aprendendo junto. E na rabeira da divulgação da língua vamos divulgando o que sempre fiz, o turismo com conteúdo, de preferência, incluindo o que liga o guarani e o Brasil, o guarani e o MS, o guarani e o Paraná, o guarani e a natureza, à mata, aos céus (astronomia) , à espiritualidade e ajudar a divulgar o Paraguai para que depois da pandemia possa ser visitado pelos brasileiros com mais profundidade indo além do microcentro de Ciudad del Este. Vai ser divertido.  A partir desta segunda-feira, 27, sairá a primeira lição que será postada aqui no Blog de Foz.        
 
Nota:
Link para a postagem "Afinal qual é o nome desse rio?"sobre as grafias usadas para o rio Boici (Mboicy, M'Boicy, M'boici, Mboyci)    

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom.... obrigada.