sábado, 18 de julho de 2020

O jornalismo e o método científico: Medindo e Homenageando o Marco das Três Fronteiras

Rascunho do Marco das Três Fronteiras em minha caderneta. De base piramidal, o Marco das Três Fronteiras mede dois metros de base por três de altura. Pode medir!

No método científico tudo que é afirmado tem que ser provado.  E para provar é preciso medir e se for o caso, pesar. Daí, poderá ser replicado. A família de marcos a qual pertence o Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu e o Hito (Marco) de las Tres Fronteras em Puerto Iguazú habitam 25 quilômetros de fronteira seca entre Brasil e Argentina. Nesse pequeno trecho, Brasil e Argentina colocaram 58 marcos sendo 10 marcos principais, 3 secundários e 45 terciários. Segundo diversas fontes oficiais que tenho lido, os marcos primários são de base piramidal e medem dois metros na base por três de altura.  Os secundários também são de base piramidal e medem 1.25 m de base por três de altura. Antes do Covid 19 explodir, acompanhei uma equipe de jornalismo da TV Recorde (SP) como parte da equipe do suporte do Visit Iguassu (Foz).


Na hora de medir é preciso ajuda. Obrigado à equipe.

Em certo momento, vi que a fonte de água  (chafariz) foi desligada e uma outra equipe, desta vez a de manutenção se aproximou para fazer o seu trabalho. Foi a oportunidade que eu esperava. Meti a mão no bolso e tirei minha sempre presente fita métrica e pedi ao técnico se ele poderia gentilmente medir a base do marco para mim.  Ele achou estranho e até perguntou por quê e para quê. Mas, gentilmente aceitou especialmente após eu assegurar que o resultado seria de grande importância para a cultura nacional. Ele mediu. O resultado foi: a base do Marco das Três Fronteiras mede 2 metros. Assim, podemos concluir que o Marco das Três Fronteiras é uma Marco Primário. Quem quiser desmentir a informação, pode fazê-lo, mas tem que medir.  Preciso encontrar os secundários mas isso vai ter que esperar o Covid-19 passar. Vai passar!

Enquanto eu estava no processo de confirmação da informação, a minha grande colega, a jornalista e logo, logo PhD, Eloiza dal Pozzo, tirou a foto que publico (acima) e disse: não acredito que você mandou medir o marco! Expliquei que só a base, a altura é mais complicada precisaria de escada e andaime. Este compartilhamento é uma homenagem ao marco de fronteira mais famoso, charmoso e acessível  do Brasil. Na segunda-feira, dia 20, o Marco completa 117 anos. A informação é muito bem resgatada e divulgada pelo colega Wemerson, da diretoria de Comunicação da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A.   



Nenhum comentário: