Roberto Ribas Lange (1948 - 1993) - esolhido por só-deus-sabe-quem para ser o símbolo dos ecologistas contrários à rodovia dentro do parque |
O ano era 1986. Estava em andamento o processo final para a declaração do Parque Nacional do Iguaçu como Patrimônio Mundial pela Unesco, a pedido do Governo Brasileiro. Vale lembrar que a Unesco - Organização das Nações Unidas para a Ciência e Educação, não declara nada por conta própria e aleatoriamente. É necessário que os países membros da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural ofereçam sugestões de lugares especiais com valores universais para ser parte da Lista do Patrimônio Mundial Natural (destaque para sitios naturais do Brasil).
A reportagem, reproduzida abaixo é de uma entrevista-enquete estilo ping pong, publicada em 27 de junho daquele ano. O título do Patrimônio para o Parque
saiu no dia 17 de novembro de 1986. O movimento ocorreu na tentativa de impedir o fechamento da rodovia e desta forma, frustar a declaração.
O que os empresários de Medianeira enxergaram, foi o fato de que, se a Rodovia do Colono fosse fechada, quem lucraria com isso seria Cascavel, que já se atribuia o título de Capital do Oeste. Todo o trânsito do Sul do Brasil em direção ao Oeste do Paraná passava pela Rodovia. Com o fechamento quem iria se beneficiar era a Estrada estadual que estava sendo preparada para um dia ser a BR-163, cuja implementação foi concluída com êxito há pouco. Durante anos, a Rodovia paranaense se chamou PRT-163 o que significa Rodovia Paranaense em Transição. A guerra original era por rodovias e contrária ao avanço da importância de Cascavel e da BR-163 que no final venceram.
O fechamento da Rodovia do Colono era o fim do sonho da PR-495 como uma estrada que ligava o Sudoeste e o Oeste do Paraná, de Capanema em direção à Missal e Santa Helena via Serranópolis do Iguaçu e Medianeira.
PRT-163 trecho Capitão Leônidas Marques - Realeza. Pista única e mato no acostamento |
Depois de Cascavel, Medianeira tinha um papel importante como encruzilhada no trânsito Norte-Sul do Brasil. Em Cascavel, que desde o começo começou com a vocação de encruzilhada (Um dos nomes originais do assentamento que originou Cascavel era "Encruzilhada dos Gomes") ainda nos 70, aproveitando de sua localização estratégica, foi fundada a empresa EUCATUR, um império rodoviário que liga Cascavel aos maiores centros do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Sul via Cascavel às terras novas de Rondônia e Mato Grosso. Até recentemente, era um sucesso as linhas da EUCATUR também no Amazonas ligando Manaus, Boa Vista a Caracas na Venezuela.
PRT-163 em Capitão Leônidas Marques. Foto Valter "Billy" Pereira tirada de paramotor (veja nota e fotos sobre BR-163 em duplicação neste blog). O termo PRT foi mudado para PRC - Rodovia Estadual Coincidente |
Ainda em Cascavel foi fundada em 1983 a Viação Nossa Senhora de Medianeira, em homenagen à padroeira da cidade de Medianeira. A empresa Medianeira que competia com a ideia de Cascavel potência criando linhas como a famosa e saudosa (para quem usou esta linha nos primórdios) Porto Alegre - Guaratã do Norte que no caminho servia parte o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Vale destacar que medianeira é uma palavra que significa alguém que está no meio e faz interseção por alguém, em sentido religioso lembrando o papel de Nossa Senhora Medianeira entre os homens e seu filho nos céus. Veja abaixo, trechos da enquete feita pelo jornal Nosso Tempo em 1986 para entender não só o posicionamento do empresariado de Capanema como o contexto da época em relação à estradas e rodagens.
Destaque |
Enquete completa |
O biólogo Roberto Ribas Lange
Roberto
Ribas Lange foi funcionário da Itaipu Binacional e parte importante da equipe que cuidou das ações ambientais do empreendimento tendo participação especial na formulação dos Refúgios Biológicos de Itaipu e por isso tendo sido homenageado pela Binacional, após sua morte em 1993, dando seu nome ao Zoológico do Refúgio Biológico
Bela Vista da Itaipu Binacional. É também nome do Parque Estadual
Roberto Ribas Lange em terras dos municípios de Antonina e Morretes na Serra do Mar. O nome dele aparece também na denominação do Parque
Nacional Saint Hilaire / Lange com sede em Matinhos também na Mata Atlântica da Serra do Mar /
Litoral. Ele foi vereador em Foz do Iguaçu.
Uma das ameaças ao biólogo: até os testículos do profissional foi alvo |
Lange morreu no rio Iguaçu durante trabalhos de reconhecimento do rio como parte do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da futura Usina Hidrelétrica Salto Caxias, pertencente à Copel com sede em Capitão Leònidas Marques.
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