quinta-feira, 17 de junho de 2021

Pressão pelo Asfaltamento da Rodovia do Colono foi o que levou ao fechamento

Roberto Ribas Lange (1948 - 1993) - esolhido por só-deus-sabe-quem para ser o símbolo dos ecologistas contrários à rodovia dentro do parque 

O ano era 1986. Estava em andamento o processo final para a declaração do Parque Nacional do Iguaçu como Patrimônio Mundial pela Unesco, a pedido do Governo Brasileiro. Vale lembrar que a Unesco - Organização das Nações Unidas para a Ciência e Educação, não declara nada por conta própria e aleatoriamente. É necessário que os países membros da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural ofereçam sugestões de lugares especiais com valores universais para ser parte da Lista do Patrimônio Mundial Natural (destaque para sitios naturais do Brasil).

A reportagem, reproduzida abaixo é de uma entrevista-enquete estilo ping pong, publicada em 27 de junho daquele ano. O título do Patrimônio para o Parque saiu no dia 17 de novembro de 1986. O movimento ocorreu na tentativa de impedir o fechamento da rodovia e desta forma, frustar a declaração.    

O que os empresários de Medianeira enxergaram, foi o fato de que, se a Rodovia do Colono fosse fechada, quem lucraria com isso seria Cascavel, que já se atribuia o título de Capital do Oeste. Todo o trânsito do Sul do Brasil em direção ao Oeste do Paraná passava pela Rodovia. Com o fechamento quem iria se beneficiar era a Estrada estadual que estava sendo preparada para um dia ser a BR-163, cuja implementação foi concluída com êxito há pouco. Durante anos, a Rodovia paranaense se chamou PRT-163 o que significa Rodovia Paranaense em Transição. A guerra original era por rodovias e contrária ao avanço da importância de Cascavel e da BR-163 que no final venceram. 

O fechamento da Rodovia do Colono era o fim do sonho da PR-495 como uma estrada que ligava o Sudoeste e o Oeste do Paraná, de Capanema em direção à Missal e Santa Helena via Serranópolis do Iguaçu e Medianeira.

PRT-163 trecho Capitão Leônidas Marques - Realeza. Pista única e mato no acostamento


Depois de Cascavel, Medianeira tinha um papel importante como encruzilhada no trânsito Norte-Sul do Brasil. Em Cascavel, que desde o começo começou com a vocação de encruzilhada (Um dos nomes originais do assentamento que originou Cascavel era "Encruzilhada dos Gomes") ainda nos 70, aproveitando de sua localização estratégica, foi fundada a empresa EUCATUR, um império rodoviário que liga Cascavel aos maiores centros do Rio Grande do Sul e do Rio Grande do Sul via Cascavel às terras novas de Rondônia e Mato Grosso. Até recentemente, era um sucesso as linhas da EUCATUR  também no Amazonas ligando Manaus, Boa Vista a Caracas na Venezuela. 

PRT-163 em Capitão Leônidas Marques. Foto Valter "Billy" Pereira tirada de paramotor (veja nota e fotos sobre BR-163 em duplicação neste blog). O termo PRT foi mudado para PRC - Rodovia Estadual Coincidente

Ainda em Cascavel  foi fundada em 1983 a Viação Nossa Senhora de Medianeira, em homenagen à padroeira da cidade de Medianeira. A    empresa Medianeira que competia com a ideia de Cascavel potência criando linhas como a famosa e saudosa (para quem usou esta linha nos primórdios) Porto Alegre - Guaratã do Norte que no caminho servia parte o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Vale destacar que medianeira é uma palavra que significa alguém que está no meio e faz interseção por alguém, em sentido religioso lembrando o papel de Nossa Senhora Medianeira entre os homens e seu filho nos céus.
Veja abaixo, trechos da enquete feita pelo jornal Nosso Tempo em 1986 para entender não só o posicionamento do empresariado de Capanema como o contexto da época em relação à estradas e rodagens.  

Destaque
Enquete completa

 

O biólogo Roberto Ribas Lange

Roberto Ribas Lange foi funcionário da Itaipu Binacional e parte importante da equipe que cuidou das ações ambientais do empreendimento tendo participação especial na formulação dos Refúgios Biológicos de Itaipu e por isso tendo sido homenageado pela Binacional, após sua morte em 1993, dando seu nome ao Zoológico do Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional. É também nome do Parque Estadual Roberto Ribas Lange em terras dos municípios de Antonina e Morretes na Serra do Mar.  O nome dele aparece também na denominação do Parque Nacional Saint Hilaire / Lange com sede em Matinhos  também na Mata Atlântica da Serra do Mar / Litoral. Ele foi vereador em Foz do Iguaçu.

Uma das ameaças ao biólogo: até os testículos do profissional foi alvo

 

Lange morreu no rio Iguaçu durante trabalhos de reconhecimento do rio como parte do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da futura Usina Hidrelétrica Salto Caxias, pertencente à Copel com sede em Capitão Leònidas Marques.   

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