sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Uma versão popular argentina da Lenda de Naipi e Tarobá na qual os atores são guarani (III)

 

" ... cada vez que um arco-íris aparece no horizonte, significa que Tarobá e Naipí voltam a se juntar". Jornalistas de Foz debaixo do arco-iris de Naipi e Tarobá

Esta é mais uma versão da lenda de Naipi e Tarobá coletada pelo Blog de Foz. Um destaque especial desta versão é que os habitantes eram guarani 


Conta a lenda  que faz muitos anos habitava o rio Iguaçu uma serpente gigante e malvada chamada Mboi*. Era tão monstruosa e egoísta que exigia uma oferenda de todos os povos que viviam no entorno desse rio de "água grande". Os habitantes Guarani tinham que sacrificar uma linda donzela uma vez por ano e dar a ela. Eles tinham que jogá-la no rio para que o animal não lançasse suas terríveis maldições sobre eles.

Para esta cerimônia foram convidados todos os membros das tribos daquela origem, pois o rio era tão caudaloso que permitia o desenvolvimento de várias.

Foi assim que em certo ano uma donzela "aborígene" de cabelos longo chamada Naipí foi escolhida para ser dada em sacrifício. Ao mesmo tempo, chegou à frente de sua tribo um jovem cacique chamado Tarobá. 

O jovem valente, ao conhecer Naipí, ficou apaixonado. E tão grande foi seu amor que Tarobá se rebelou contra os anciãos da tribo. Desesperadamente, tratou de convencer a não sacrificar Naipí. Porém todo esforço foi em vão.  O temor que o povo sentia do monstro do rio era maior do que os apelos sinceros de Tarobá.

Então para salvar Naipi na noite véspera do sacrifício, o jovem cacique levou Naipí até sua canoa e tentaram escapar pelo rio. Nesse momento, Mboi, que via tudo, ficou furiosa e com seu lombo partiu o leito do rio. 

Desta maneira se formaram as Cataratas, onde os namorados terminaram atrapados. Como se isso não fosse suficiente, a cobra cruel decidiu separar os casal para sempre. Converteu Tarobá em árvores, esses que até hoje se pode ver na parte superior desta paisagem. Ao passo que Naipi foi transformada nas poderosas quedas d'água das Cataratas.

Diz a lenda que Mboi segue submersa na Garganta do Diabo, vigiando para que os enamorados não voltem a se reunir. Contam que cada vez que um arco-íris aparece no horizonte, significa que Tarobá e Naipí voltam a se juntar pelos menos enquanto durem essas luzes fantásticas no céu.

Nenhum comentário: