segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Uma casa histórica em Foz



Na minha lista que contém 120 sugestões de coisas que se pode fazer na Tríplice Fronteira, está uma visita ao Monumento Científico Moisés Bertoni, conhecido popularmente como Museu Bertoni localizado na área rural da cidade paraguaia de Presidente Franco. Monumento Científico é uma categoria dentro do Sistema Nacional de Parques Nacionais do Paraguai. Este bem paraguaio consiste em 200 hectares de terra que foi outrora parte da propriedade de Moisés Bertoni e que por sua vez foi chamada, de Colônia Guilherme Tell (Guillermo Tell, Wilhelm Tell, William Tell etc).

Bertoni veio para o Paraguai depois de passar pela Argentina para ser colono. Isso é o que esperavam os governos locais. Mas, Bertoni vinha em busca de outra coisa. Além de cientista e pesquisador ele também gostava de agricultura e filosofia. Ele procurava um lugar no mundo onde ainda se pudesse construir uma boa sociedade. Por isso, sua porecupação em formar uma colônia do bem. Daí seu interesse na estrutura social dos Guarani e em sua forma de governo.

No momento desejo destacar que Bertoni nasceu na Suíça, não só na Suíça mas no Cantão do Ticino, na Suíça de fala italiana. E além disso, não basta dizer que ele era ticinese (ticinês). Ele nasceu no Vale de Blenio. E morreu em Foz do Iguaçu. Onde em Foz do Iguaçu? Na casa que aparece na foto acima. Esta casa está em uma propriedade da família Schinke-Carinzio e a propriedade parece estar à venda. Que podemos fazer para que esta parte de nossa história não morra?

Há maneira de colocar uma placa lá dizendo: Aqui morreu Moisés Bertoni? Uma cidade não pode dispensar sua história. Especialmente se a cidade for turística. Peço as autoridades que façam uma visita à casa e façam alguma coisa por esta parte da História de Foz do Iguaçu.

Acrescento que quando Bertoni morreu, o corpo foi levado para sepultamento onde hoje está o Monumento Científico que leva seu nome. O velório contou com a presença de toda a sociedade de Foz do Iguaçu e a missa de despedida, digamos assim, foi celebrada pelo Monsenhor Guilherme Maria Thiletzek - que chegou à região nos 20. Coloco abaixo um texto, publicado no jornal El Liberal de Assunção, no dia 9 de outubro de 1929. Deixo-o em espanhol e ipsis literis para que sintamos o estilo da época e sintamos também como as relações paraguaias-brasileiras pareciam ser melhor que hoje. Se lê que os médicos o atenderam em seu domicílio - a importância da casinha acima. Se lê também que as autoridades mantiveram a eletricidade a noite toda. Confira:

Los últimos momentos del Dr. Moisés Bertoni

Cartas recebidas del Alto Paraná informan de la actitud simpática de las autoridades y pueblos brasileños de la vecina población de Foz do Iguazú que coinciden con la tradicional hidalguía y sentimientos fraternales del pueblo hermano.

"Al agravarse el estado de salud del doctor Bertoni fue solicitado el concurso de los dos profesionales médicos residentes en dicho pueblo, doctores Luis Gómez y Passo H. Shinke, quienes prodigaron al ilustre enfermo los más solícitos cuidados y tranladándolo luego a Foz do Iguazú. Fue atendido en domicílio de los mismos con el cariño de un padre y con todos los recursos de la ciencia; cuando estos fueron impotentes para detener el proceso fatal de la dolencia y se produjo el deceso, el cadáver del doctor Bertoni fue arrebatado de manos de suas atribulados deudos, puesto en regio féretro en improvisada capilla ardiente donde fue velado toda la noche, defilando ante él lo más selecto de la población. La luz eléctrica fue mantenida toda la noche y el pueblo amaneció vistiendo en media asta la bandera que simboliza aquel pueblo que es todo hidalguia y todo corazón.

Al día siguiente, el cadáver fue trasladado a Puerto Bertoni, extremándose la gentileza hasta querer hacerlo transportar por el vapor Salto, lo que no fue posible porque siendo este buque de pabellón extranjero no se atrevió a bajarlo en costa paraguaya.

El administrador apostólico de Foz do Iguazú, monseñor Guilherme María Thiletzek, administró los ofícios religiosos y tuvo la deferencia de trasladarse a Puerto Bertoni a hacer la última misa"

outra postagem sobre o Museu Bertoni

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Hora no Paraguai incluindo CDE

Hora Mundial: passe o mouse sobre o mapa para escolher região