quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Marco das Três Fronteiras Paraguai


Marco (Hito) Tres Fronteras, em Franco, Paraguai

Em espanhol Marco das Três Fronteiras se diz "Hito de las Tres Fronteras". Aqui falo do Hito de las Tres Fronteras localizado na margem paraguaia do rio Paraná, no lado oposto ao Marco das Três Fronteras brasileiro e ao Hito de las Tres Fronteras argentino. O "marco paraguaio" ou "Hito" paraguaio é o menos visitado dos tres. É o que tem a menor estrutura para receber pessoas. Mas, segundo meu gosto pessoal, é o que tem a visão "surpresa" da região.

Em outras palavras, se você quer alguma novidade nesta velha fronteira com tendência à mesmice, veja o rio Iguaçu deste ponto de vista. Então você vai entender o que significa a frase "Vale do Iguaçu" ( há uma tendência de que muitas empresas se chamem Vale do Iguaçu, por aqui)! Veja o rio Iguaçu se proximando de sua foz a partir da perspectiva privilegiada do Hito de las Tres Fronteras na Cidade Presidente Franco, Alto Paraná, Paraguai. É a visão alto-paranaense do Iguaçu. As Cataratas um dia foram aqui. Ou seja, um dia o rio Iguaçu despencava no rio Paraná, e alguém, as observava. Quem?


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Jackson, como vai?

Estou em Foz do Iguaçu e já visitei quase tudo fazendo uso das informações de seu blog. Muito obrigado por este trabalho.

Já estive no nosso marco e no hito argentino, então gostaria muito de tirar uma foto no hito paraguaio, e se possível, chegar lá na raça, via ônibus, a pé etc. Você saberia informar se isso é possível ou resta apenas a ida de táxi?

Obrigado novamente!

Ronaldo