quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Balsa no rio Iguaçu



Tenho um passeio para recomendar aos que acompanham este blog. Falo da Balsa Iguazú que liga o porto de Puerto Iguazú, Argentina, ao Porto Hito de las Tres Fronteras, em Ciudad Presidente Dr. Manuel Franco ou, para economizar, Franco, no Paraguai. A travessia dura 12 ou 15 minutos. A primeira balsa sai de Puerto Iguazu às 08:00 da manhã. A partir daí a cada hora sai uma balsa até às 17h30. A primeira balsa a zarpar do Puerto Hito Tres Fronteras (Franco) para Puerto Iguazú sai às 08h30 e daí a cada hora até às 17h45. Cada balsa pode levar, de uma vez, 26 carros pequenos ou seis ônibus, 14 vans ou ainda seis caminhões. A balsa é legal. Os dois portos estão alfandegados, há polícia, marinha, prefectura naval e tudo mais que possa garantir a segurança.

Para mim, esse passeio foi sentimental. Uma viagem ao passado quando, antes da ponte Tancredo Neves, a gente passava de barquinho no trajeto Foz do Iguaçu-Puerto Iguazú. Particulares sem carro passavm de barco, serviço que Puerto Iguazú ainda tem. Gente com carro, ônibus, caminhão pasava de balsa. É bom aproveitar porque se sair a segunda ponte Brasil-Paraguai, ou melhor, quando sair, esse trajeto vai morrer de novo. No porto, ainda há aquele cheiro de rio. Coisa que muita criança de Foz do Iguaçu não tem o privilégio de sentir mais. Essa opçção vai ampliar a minha lista do que fazer na Tri-Fron.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante, não sabia que existia essa Balsa, eu acreditava que quem viesse da Argentina para o Paraguai teria que obrigatoriamente entrar no Brasil. Mais um passeio pra se fazer em Foz! Obrigado pela informação!