terça-feira, 31 de março de 2009

RPC lança Atitude Foz com pesquisa reveladora

RPC - significa Rede Paranaense de Comunicação. Dela faz parte a TV Cataratas de Foz do Iguaçu. Ontem pela manhã, em um café-da-manhã no Hotel Internacional Mercure dessa cidade sui generis, os convidados tiveram a oportunidade de ver, de camarote, a pesquisa feita pelo Instituto Ethos sob encomenda RPC sobre Foz do Iguaçu. Muita coisa a gente já sabe. Mas, foi revelador. Por exemplo, 66% dos iguaçuenses pertencem a classe "C". Quer dizer a maioria dos moradores da Terra das Cataratas é pobre. O acesso à tecnologias é deifeituoso. Só 33% da população tem acesso à internet, por exemplo. Só um 1% dos iguaçuenses estão abordo da classe "A". As classes B1 e B2 tem 19% da população. Voltado à internet, mesmo dos 33% dos que têm acesso, 73% a usa para acessar o MSN. No caso dos blogs o acesso, para minha tristeza é de 7% da população conectada. Nos Estados Unidos, a Casa Branca tem blog. Em Foz do Iguaçu é proibido acessar blogs na Prefeitura, na Câmara e na maioria dos locais de trabalho. Mas tem números piores. Na população entre os 18 e 24 anos, 76% estão fora da escola. A maioria trabalha no Paraguai em vários níveis de emprego. Porém, puxar muamba do Paraguai é o mais normal. Saiba mais sobre os números na Gazeta do Povo de hoje.

Outros números interessantes: 87% dos iguaçuenses gostam da diversidade da cidade; 47% consideram que belezas naturais não compensa problemas como a violência e as drogas; 32% consideram o turismo como um mal necessário.


Veja o que me marcou na conclusaõ do Estudo:
* Foz do Iguaçu se caracteriza como uma cidade de classe média baixa, onde a maioria da população é pobre, tem baixo nível de escolaridade e acesso restrito à tecnologia.

2 comentários:

Nilso Rafain disse...

Estimado Jackson !
Não sei se é privilégio saber.
Há muito tempo sei (todos sabemos)e vendo as estatísticas o diagnóstico que fazemos é que nosso município é muito rico, mas o povo é pobre - Infelizmente. A dívida de nosso município, para você ter uma idéia, só com a previdência do funcionalismo público municipal supera a casa de R$ 500.000.000,00 (pasmem: meio bilhão de dólares), dívida essa, cujo montante está muito bem distribuída no decorrer de todas as gestões de nossos governos municipais. ATITUDE FOZ.

Nilso Rafain disse...

Estimado Jackson !
Não sei se é privilégio saber.
Há muito tempo sei (todos sabemos) e verificando as estatísticas o diagnóstico que fazemos é que nosso município é muito rico, mas o povo é pobre - Infelizmente. Um dos municípios de maior arrecadação do estado consegue alcançar um déficit inexplicável. A dívida de nosso município, para você ter uma idéia, só com a previdência do funcionalismo público municipal supera a casa de R$ 500.000.000,00 (pasmem: meio bilhão de dólares), dívida essa, cujo montante está muito bem distribuída no decorrer de todas as gestões de nossos governos municipais. TOME UMA ATITUDE FOZ.