segunda-feira, 6 de abril de 2009

Região 10 de Foz do Iguaçu: Região do Campos do Iguaçu.Conheça os bairros da R-10

A 10ª Região de Foz do Iguaçu leva o nome de um de seus bairros: o Campos do Iguaçu. Grandes avenidas de Foz integram a região. A Avenida Paraná ali no local onde ela se encontra com a BR 277, está na região 10. Está na região o setor de órgãos oficiais federais, estaduais – uma espécie de futuro Centro Cívico da cidade. Lá estão a nova Delegacia da Polícia Federal, o Fórum, o Núcleo Regional de Educação, Setor de Identificação do Paraná, o Detran. É a área “federal” de Foz do Iguaçu como chamei há certo tempo neste blog e que me fez receber um comentário muito bom de um cidadão que leu a postagem.

Seguindo a Avenida Paraná a região será delimitada pela Avenida Costa e Silva, subindo-a até o Hotel Recanto. A região se espalha também no triângulo entre a Avenida Costa e Silva e a Avenida República Argentina. Para quem trafega, caminha, pedala, corre no sentido Centro - Praça da Bíblia e Morumbi, o lado esquerdo da Avenida República Argentina é parte da Região do Grande Campos do Iguaçu. No lado esquerdo da avenida estão bairros como Jardim Manaus, Vila Militar e outros.

A TV Cataratas (RPC-Globo), a TV Naipi (Rede Massa / SBT), a TV Tarobá (Band) estão na Região 10. Outra avenida importante para a Região e para a cidade é a José Maria de Brito que leva à Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu – um importante equipamento logístico da cidade. Outra via importante que atravessa parte da região é a Avenida João Paulo II que ligará a Avenida Costa e Silva com a Avenida das Cataratas.

O bairro Campos do Iguaçu em si é pequeno. Se perde na região a que ele dá nome. Há poucos dias fui lá, procurando a Rua Javari. Parei no Jornal Primeira Linha do chargista e jornalista Francisco Heitor Fernandez, na Rua Amazonas esquina com a Rua Araguaia. No Campos do Iguaçu as ruas têm nomes de rios. E lá estão todos: Tietê, Mamoré, Trombetas, Jacuí, Paraopeba, Juruá, Tocantins e até os rios iguaçuenses Tamanduazinho e Mboicy estão lá eternizados em pedras poliédricas. No jornal, me ensinaram como chegar à rua Javari depois da Juruá e da Japurá.

Mas como disse antes o Campos do Iguaçu como nome de região da cidade acomoda muitos nomes: Alto São Francisco e Pólo Centro, creio que o Cataratas JL Shopping está no Alto São Francisco e por que Pólo Centro? E Santos Guglielmi? E Jardim Cláudia? Que foi Cláudia? E que história tem o Jardim Langwinski. Aos poucos vou caçando coisas desses bairros.

Uma lista dos bairros:

Imovel Acaraizinho, Jardim Acaray, Jardim Alice, Jardim Alice II, Alto São Francisco, Loteamento Amauri Rainho, Jardim Amazonas, Beverly Falls Park, Loteamento Campos do Iguaçu, Loteamento Jardim Capuccino, Condomínio Fechado Residencial Castel Franco, Jardim Claudia, Campos do Iguaçu II (Cohapar II), Vila CR-I,Imóvel Edmundo Weirich, Jardim Itamaraty, Condomínio Horizontal Fechado Izadora Residencial Park, Loteamento Pólo Centro, Imóvel Sotelo, Loteamento Santos Colombelli, Jardim Lagwinslki,Jardim Manaus, Vila Militar, Libra, Linbra II, Libra III, Libra IV, Parque Presidente, Liberdade II

Nenhum comentário: