terça-feira, 7 de abril de 2009

Região 11 de Foz do Iguaçu ou Região do Carimã: conheça os bairros da R-11

Como todas as regiões de Foz do Iguaçu a Região 11 ou Região do Carimã leva o nome do bairro mais antigo ou mais conhecido da área em questão. O bairro que dá o nome à região é a Vila Carimã, à direita da Avenida das Cataratas, sentido Centro – Aerporto. Mas a região do Carimã inclui bairros e loteamentos nos dois lados da BR 277 a partir do Loteaneto Dona Amanda – aquele cuja entrada principal fica logo após a Danceteria Cristal. Logo abaixo do Hotel Mabu Thermas & Spa. Atrás desse bairro e atrás do Hotel Mabu passa o Córrego ou Rio Carimã que mais a frenta, já canalizado, atravessa a BR 469, a menor BR do Brasil e entra na propriedade do Hotel Carimã. O rio (Córrego) Carimã após passar por tantas coias "Carimã", desemboca no rio Iguaçu - é uma desembocadura silenciosa e quase invisível vito que a cidade está de costas para o rio. Entretanto, a região vai mais longe. Começa logo após a Ponte Internacional da Fraternidade ou Tancredo Neves, onde está o Jardim Comercial e Residencial Cataratas visto e acessível a partir da estrutura aduaneira-migratória, antes da cabeceira da Ponte da Argentina (como é chamada por nós localmente).

Porém quando se fala de Carimã o que vem à mente do iguaçuense é o Hotel Carimã comprado por Ermínio (Ermínio sem "H", diz ele) Gatti, um paulista, nos anos 70, ampliado, reformado até merecer título, que usou por muito tempo, de “o maior hotel do Estado do Paraná”. Quem veio primeiro? O Carimã hotel ou o Carimã bairro? Aqui na cidade e no âmbito do turismo, se diz que o hotel Carimã foi a primeira escola de guias de turismo e hotelaria do município. É como se pudesse dizer que todo mundo trabalhou lá. Até eu. Eu passei pelo Carimã onde fui guia de turismo e de onde guardo boas lembranças tanto de colegas como profissionais. Uma delas tem a ver com o tamanho do hotel. O hotel é tão grande que os corredores são chamados de ruas e espaços internos para descanso são chamados de praças. Me lembro de passar horas orientando “meus” turistas, a maioria estrangeiros, para que não se perdessem no hotel.

Última coisa: o que é Carimã? O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registra a palavra como sendo: 1) Farinha de mandioca seca e fina; 2) bolo feito de farinha de mandioca, 3) bolo feito com massa azeda de mandioca mole, seco ao sol. Há outros significados. Mas nenhum com o significado de “cacique” como eu dizia aos turistas na época. Esse bolo de faringa de mandioca azeda ainda é feito no Nordeste. E finalmente esta postagem conclui a listagem pura e simples das 11 Regiões Urbanas de Foz do Iguaçu. Volte a essas postagens pois a cobrtura do bairro ainda vai começar. Foz ainda tem mais uma Região. É 12ª mas essa é rural e muito interessante. Confira os Bairros da Região do Carimã ou Região 11 (R-11) de Foz do Iguaçu:

Loteamento João Gonçalves Batista, Condomínio Mata Verde, Jardim Novo Horizonte (Norte / Sul), Loeamento Dona Amanda, Vila Anita Garibaldi, Vila Carimã, Jardim Comercial e Residencial Cataratas e Loteamento Darcy Werner.

Nenhum comentário: