terça-feira, 19 de maio de 2009

Aumento da passagem dos ônibus urbanos


Foto 'Bairronauta' no TTU: Expresso Cidade Foz (A foto é ilustrativa e não foi feita associada ao assunto da postagem) )

Um decreto assinado e liberado no dia 13 de maio, entrou em vigor em velocidade relâmpago no dia 18 do mesmo mês. Uma velocidade sui generis. Foi o decreto que aumentou 10 centavos nos preços das passagens dos ônibus urbanos de Foz do Iguaçu. Segunda, de manhã, embarquei no ônibus com meus únicos R$ 2.10 no bolso. Havia um lugar vazio na frente e eu me sentei nele. Levantei os olhos ligeiramente e dei de cara com o aviso colado naquele vidro que separa o motorista da cabine de passageiros: “Prezados usuários: de acordo com o decreto 18.600 do dia 13 de maio de 2009, a partir do dia 18, segunda-feira, a passagem sobe para R$ 2.20”.

Meu ouvidos se antenaram. A partir daí eu ouvi a pobre cobradora repetindo: é R$ 2.20. Que faço? Tranquilamente me lembrei de que a pressa da mudança tinha um ar de irregularidade. Para aprovar um decreto no dia 13 e faze-lo vigorar no dia 18 seria impossível. Afinal eu sou ou não sou um profissional da comunicação? Decidi que eu iria dar os meus R$ 2.10 e dizer que ficaraia devendo o equivalnte ao aumento pois não houve divulgação do aumento. E se houvesse problema eu estaria pronto para levantar a opinião dos oprimidos quer dizer dos passageiros. Mas não houve.

Creio que naquele dia, foi um dia do o-que-cair-é-lucro para as empresas. Mais ou menos do jeito que explica a Teoria da Agulha Hipodérmica que é injetar aos poucos para que não doa muito. No nordeste, a teoria tem uma versão popular que o morde-e-assopra e há outra versão mas não vou cita-la porque ela tem cunho sexual quer dizer denigre a arte do sexo. Mas de qualquer forma, registro o protesto que tem a ver com o prazo. Muito feio.

Os responsáveis por este prazo, devem ir dormir com a consciência bem suja porque o comportamento foi indecente. Claro que alguém pode dizer: 10 centavos não é nada. Concordo e discordo. Dez centavos é tanta coisa ao ponto de ter provocado o aumento. E há dias que não tenho 10 centavos para completar a passagem – e são muitos - daí vou a pé para onde quer que seja (Não tenho vergonha não de confessar isso).

E não estou engrossando o coro dos que dizem que o transporte está feito de ônibus velhos. Há muitos ônibus bons, boas carrocerias, limpos, e há muito esforço de mantê-los funcionando. Não estou reclamando do transporte pelo menos aqui e agora. Há muitos cobradores e cobradoras ótimas além de motoristas muito decentes. O Blog de Foz acompanha o Transporte Urbano com interesse. Há falhas, no momento foi esse prazo.

2 comentários:

Roni SkyDiver disse...

É Jackson, Foz do Iguaçu parece um lugar fora do alcance de qualquer tipo de lei. às vezes andando pelas ruas penso viver numa redoma, um dia proíbem os mercados de abrir aos domingos, no outro aumentam passagens sem aviso e assim vai.

Estou preparando uma postagem bem ácida sobre várias maracutaias que acontecem com nossos turistas

http://desvendandofoz.blogspot.com/

Jackson Lima disse...

É mesmo Roni! Aguardo a postagem.