terça-feira, 12 de maio de 2009


Escrevi um artigo para a Revista 100 Fronteiras sobre os 60 anos da Colônia Árabe de Foz do Iguaçu. Foi muito importante para mim manter contato com membros da comunidade e viver parte de suas experiências. Agradeço ao ex-vereador Mohamad Barakat por ter conversado comigo na hora do chá lá na Jauense na Avenida JK, próxima à sede da revista. O senhor Yosef Nassar, pai de minha colega jornalista e colega de faculdade Samyra Nassar que me contou um pouco de sua história pessoal e familiar. Ele nasceu em Jerusalem e veio para o Brasil em 1960. Passei uma tarde com o Mohamd Mahmoud Ismail - já nascido no Brasil e muito presente na sociedade iguaçuense e das Três Fronteiras. 
O Ismail é mais conhecido pelo apelido de Magrão, me passou detalhes importantes de datas e outros eventos. Ele e o Menzer Osman são diretores do uma entidade cultural Árabe-Brasil que está trabalhosamente levantando dados sobre a história da comunidade como mostra o artigo da Revista. Proponho a continuação deste assunto especialmente agora que a comunidade chega a idade adulta. Será já na próxima edição?

Nenhum comentário: