quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Hotel Cassino: duas fotos; mesmo lugar; dois momentos



Foto 1 - Arcevos Câmara Municipal. Foto 2 'Bairronauta'

Nas minhas caminhadas em busca de registros do passado de Foz do Iguaçu, tenho a oportunidade de constantemente rever meus conceitos, ideías, preconceitos e pontos de vista. Essas duas fotos foram tiradas em tempos diferentes. A primeira mostra o Hotel Cassino na década de 40. A Rua onde acontece o desfile é a Dom Pedro I. O Hotel Cassino aparece lá no fundo. Tá vendo? Entre os estudantes que marcham e o Hotel há um espaço vazio.

Me impressiona a falta de vegetação. Eu era tentado a acreditar que havia mais cobertura vegetal antigamente. A foto inferior, colorida foi tirada por mim nos mês passado enquanto eu andava em busca de "ângulos" para imaginar a matéria que eu estava fazendo para a Revista 100 Fronteiras. A rua aí é a mesma. Estive tentando fazer a foto do mesmo local onde as crianças desfilam na foto 1. Não dá. Há casas, prédios. Não há como se ter a mesma visão.

Na foto 2 você vê o que não existia então. A Praça Almirante Tamandaré ou Praça da Marinha. Na esquina, há um Hotel de Trânsito da Marinha. A Praça está carregada de árvores. Mas dá pára ver o Hotel Cassino lá atrás por entre as árvores. Está vendo? Assim meus olhos se abriram. As fotos antigas mostram uma região mais devastada. Apesar de tudo, hoje está melhor. Nem tudo é tão ruim. Uma visão nova minha é que Foz do Iguaçu tem que manter sua "arborização" como um diferencial muito importante. Depois falarei disso. Há mais fotos para ilustrar o que estou dizendo. Em breve, claro! Voltarei!

Nenhum comentário: