quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Os pássaros do Uruguai na logo da Pluna



Eu perguntei ao gerente de projetos da Pluna, Roberto de Oliveira Luiz, sobre a história por trás da estilização dos aviões da empresa. Ele contou que tudo começou após o Grupo de Investimento Leadgate ter comprado 75% do capital da Pluna até então uma empresa estatal do Uruguai (ela chegou a pertencer a Varig por uns anos na década de 90). Para dar uma nova imagem à empresa, os executivos da Leadgate-Pluna, substituiram os aviões da frota, adotaram o avião Bombardier canadense com capacidade para 90 passageiros e contrataram o australiano Ken Cato para fazer um estudo sobre uma logomarca que representase a empresa e que, de repente, pudesse ser usada nas aeronaves.

Ken Cato veio ao Uruguai. Olhou tudo. Cheirou tudo. Cureoseou tudo. Anotou, fotografou e escutou tudo. Entre as coisas que ele escutou foi a versão preferida dos uruguaios sobre o que significa a palavra Uruguai. Ken Cato descobriu ou melhor disseram a Ken Cato e ele gostou, que Uruguai significa: "Rios dos Pássaros Pintados". Caiu como uma bomba na cabeça do designer de fama internacional. Ele decidiu que "pássaros" seria o tema forte e a partir daí ele fez um rápido levantamento da fauna alada do Uruguai, aplicou as técnicas que se pode ver na foto e o resultado está aí. Cada avião uruguaio leva a mensagem ligada aos pássaros, a avifauna do Uruguai. Detalhe cada avião da frota tem cor diferente!

Leia
Sobre o Uru

Nenhum comentário: