quarta-feira, 12 de maio de 2010

Carreira "Vantista" ou a Fronteira se militariza. É ruim mas é bom

Pepino voador? Não é um VANT Hermes - Veículo Aéreo Não Tripulado brasileiro que a FAB começou a testar no Rio Grande do Sul. Lembra? O primeiro VANT a voar no Brasil decolou de São Miguel do Iguaçu. Veio de Israel trazido pelo Ministério da Justiça para a Polícia Federal. Este aparelho também é de fabricação israelense.

Israel é ponta de linha nesse comércio. Aqui na foto aparece o VANT Eitan da IAI. Esse é do tamanho de um Boeing foi feito para longas viagens. Por exemplo, ele pode voar de Israel para o Irã e voltar.

Uma foto do Elbit da AEL que já está sendo fabricado em Porto Alegre. Aqui ele já recebe os toques finais. Digo isso só para alertar que o mundo mudou. Para pior? Para melhor? A partir de junho, mês que vem, todas as fronteiras do BRasil vai ter base de VANTs. A fronteira vai ser vigiada. hà um bom negócio aí. Leia os links dados acima. Todo esse material foi publicado em jornais brasileiros não especializados em defesa. Todo esse movimento é parte do novíssimo Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron)previsto no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Só falta, agora, uma atençãozinha no lado social da fronteira! Como vivem os brasileiros de Atalaia do Norte? Oiapoque? Corumbá? Vila Bittencour? Ipiranga? Bomfim?

Nenhum comentário: