sábado, 29 de maio de 2010

Minha Opinião e o que senti lendo o texto de Paolo Manzo

Primeiro senti como se o colega italiano nunca tivesse vindo às Três Fronteiras. A Descrição do espaço e do tempo é falha. O que é lado brasileiro de Foz do Iguaçu? Terá ele querido dizer Lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu? E como, pode no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, quer dizer das Cataratas ver as ruas desertas da cidade? Ou se se fala de Foz do Iguaçu - a cidade - como se pode dela ouvir as Cataratas? Onde ficam as ruas desertas, com os hoteis onde ficam os ricos? No Jardim Jupira? Na Comunidade Fluvial do Bambu? Eu tenho medo de andar à noite em muitos lugares de Foz do Iguaçu com medo de assalto e outro crimes e punidos pelo Código Civil e por cimes contra a União seestiver nas regiões acima ànoite e no lugar errado. Mas não pelo terrorismo! E as Cataratas serem a maior queda d'água do mundo em fluxo de água? Ao contrário do que podem dizer algum folheto de turismo ou até órgãos oficiais ou quase oficiais isso é mentira. A vazão média das Cataratas é de 1.500 + ou - de metros cúbicos por segundo. Niagara tem mais - 2.800m³ média no verão. Guaíra tinha ao redor de 12 mil metros cúbicos por segundo. O tchã das Cataratas não é pela vazão nem pela altura. É um combinação sutil e complexa. Grandes cataratas em um rio pequeno! E a liberdade de cruzar a fronteira que dá um passaporte sul-americano? Ora hoje não é preciso passaporte para que argentinos, paraguaios, uruguaios, chilenos, bolivianos, peruanos, venezuelanos e os estrangeiros legalmente residentes neles atravessem a fronteira três vezes por dia se quiserem!
O gancho da matéria é o filme! No meio jornalístico, a gente chama uma matéria fria de encher linguiça. Tenho a impressão de que disso se trata. Tenho a impressão de que isso confirma: o jornalismo está em crise. O leitor acredita que está lendo fatos. O leitor conclui a matéria muito confuso - quantos quilômetros há entre as Cataratas e a Avenida Brasil? Já começo a me solidarizar com a Kathryn Bigelow - o roteiro dela pode incluir o que desejar. Falei há uns dias sobre o nosso brasileiríssimo Defesa Nacional com Thiago Lacerda que tem a FAB lutando com terroristas no Amazonas. Drogas e Armas - é um problema sério. A droga está passando em peso por aqui. Por quê? Porque o tráfico na Amazonia que entrava no Brasil de avião está sendo desviado para o Sul do Brasil. Os bandidos estão fugindo da Lei do Abate. A FAB já pode abater qualquer avião que não se identifique e diga o que leva (além de aterrissar para que se confira o carga) abordo. Ah! Ia esquecendo: evidência número um de que a linguiça foi escrita à distância: o Ministro de Turismo do Paraguai, Liz Crammer - não é ministro. É ministra!

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE ALERTAR SOBRE UM ESTELIONATÁRIO QUE MORA EM FOZ DO IGUAÇU. CHAMA SE MICHEL, ELE É GERENTE DE UMA LOJA NO PARAGUAI CHAMADA MILANO DIGITAL. COMPREI UM NOTEBOOK , FIZ O DEPOSITO NA CONTA SA SUA ESPOSA. SRA MARCIA ADRIANA FERNANDES. O GOLPE DESTE ESTELIONATÁRIO, CONSISTE NUMA PROMESSA DE ENTREGA DE MERCADORIA VIA CORREIO, ELE SEMPRE MOSTRA VÁRIAS MERCADORIAS QUE FORAM ENTREGUES NO ESTADO DA BAHIA. GARANTE A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO CASO HAJA ALGUM PROBLEMA, PASSA UM NUMERO DE RASTREAMENTE FALSO. OCORRE QUE A MERCADORIA NÃO CHEGA. AO SER PROCURADO POR TELEFONE, ELE DIZ QUE POSSUI SEU ENDEREÇO E PASSA A FAZER AMEAÇAS.
DA MINHA PARTE MEDIDAS JUDICIAIS ESTÃO SENDO TOMADA. TOMEM CUIDADO.
O EMAIL QUE ELE FAZ AMEAÇAS É: michel.jane.fox@hotmail.com, o telefone que ele usa é 4599288646

qualquer duvida entrem em contato comigo: kennedytiradentes@yahoo.com.br

Anônimo disse...

ponha un email o un telefone de contato si quiser.
Cordialidade
Paolo Manzo

Jackson Lima disse...

e-mail para contato:
limajac@gmail.com