quarta-feira, 18 de abril de 2012

Em busca do futuro de Foz: comunidade se reúne

Comunidade discutiu problemas e propostas para o futuro. Participação de iguaçuenses de várias etnias foi assegurada (Foto Nilton Rolin)
Amanheceu chovendo em Foz do Igaçu no útlimo dia 14, um sábado. Era o dia marcado para o Fórum A Foz do Iguaçu do Futuro. Apesar da chuva, pelo menos 500 pessoas apareceram. Um grande salão do Centro de Convenções do Hotel Rafain Palace estava lotado de mesas. Cada mesa, identidificada por uma placa, recebeu no máximo oito pessoas para discutir um de dez temas 1) Educação e Ciência e Tecnologia; 2) Saúde; 3) Cultura,Esporte e Lazer; 4) Gestão Pública e Governança; 5) Segurança e Direitos Humanos; 6) Desenvolvimento Econômico; 7) Desenvolvimento Sustentável; 8) Desenvolvimento Social; 9) Desenvolvimento Urbano; e 10) Desenvolvimento Regional. Cada participante recebeu um formulário. Cada formulário tinha cinco questões-atividades.
Na primeira atividade, os participantes da mesa deveriam citar os inúmeros resultados que trouxeram desenvolvimento a Foz. Na segunda, os participantes deveriam descrever o que sonham ou imaginam para Foz no sentido de transformá-la em um lugar ideal para viver. A terceira atividade pediu uma descrição do potencial ou potencialidades de Foz do Iguaçu. O quarto, pedia que os 500 participantes apresentassem cinco ações necessárias para a realização desse sonho coletivo. Na quinta atividade, os participantes já deviam dizer o primeiro passo para que tudo o que foi discutido venha a acontecer.
O trabalho segue uma metodologia chamada Investigação Apreciativa. Para garantir ordem e sentido de direção, dois consultores vieram de Curitiba. No comando estavam Lindamir Muller e Jairo Preissler. Eles controlavam o tempo para cada atividade. Por volta das 16h houve um coffee-break (Intervalo para um lanche). No final do dia, todos os formulários foram recolhidos. A partir de hoje, equipes treinadas vão ler, anotar e tabular tudo o que os iguaçuenses escreveram.

 O evento, criado para discutir o futuro de Foz do Iguaçu, foi promovido pelo Fundo Iguaçu, Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindhoteis), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Foz, Associação Comercial e Industrial e Conselho Municipal de Turismo (ACIFI).


     

     





    

Nenhum comentário: