quinta-feira, 7 de março de 2013

Parques Nacionais Iguaçu / Iguazú assimetria administrativa Brasil-Argentina

Transporte Único na Área Cataratas no Parque Nacional Iguazú [Foto Robert J-Loeb]

Meio de Transporte Único - As lideranças do turismo de Foz do Iguaçu sabem que um dia, a entrada de veículos da frota do turismo local no Parque Nacional do Iguaçu será proibida. Escutei em várias conversas que além de estar cientes disso, o "trade" como se chama o setor organizado  está disposto a aceitar a interdição, a proibição. A única imposição é que seja estabelecido um verdadeiro novo sistema de transporte único no interior do Parque Nacional do Iguaçu. O setor quer que o "modelo" seja bem diferente do que há hoje. Querem um sistema que seja em si uma "atração turística" ou "atrativo turístico". O Parque Nacional Iguazú, no lado Argentino, resolveu este problema sem trauma desde o início. No quesito "transporte interno único", os argentinos optaram por um trem. Nao é um trem grande, tipo as composições da ALL - All American Logistics. É um trenzinho baixo, lúdico, diferente e só deus sabe onde os argentinos conseguriam o trenzinho que recebeu o nome de "Tren Ecologico de la Selva". Não estou aqui para julgar se o trenzinho é ecológico. Não é um trenzinho elétrico e silencioso. É, pelo contrário, bem barulhento e funciona a óleo diesel*. Todo o problema com o trade de Iguazú foi resolvido. Os concessionários construíram a estrutura que inclui Centro de Visitantes / Interpretação, estação de embarque do trenzinho além de uma trilha que pode ser feita por quem quer ir a pé. O que Foz do Iguaçu tem que fazer agora é brigar pela instalação de um meio de transporte ambientalmente decente. Isto é silencioso, baixo impacto, poluição zero, bonito e que seja capaz de fazer os turistas colocarem a cabeça na janela para aparecer bem na foto. Neste caso, Foz do Iguaçu tem obrigação com o resto do Brasil para não permitir que o modelo de gestão do Parque Nacional do Iguaçu seja implantado cegamente nos outros Parques Nacionais do Brasil. Foz tem que cobrar a criação de um modelo de gestão discutido nas esferas ambiental, política e social. O Plano de Gestão do PNI pecou por não levar em consideração que Foz do Iguaçu - uma cidade com mais de 200 mil pessoas existia no entorno. Digo que o modelo de gestão que hoje domina o Plano de Manejo na área de visitação e negócios é um modelo criado em Curitiba pela Superintendência do Ibama no estado com a participação de 16 pessoas. É necessário agora levar este debate a um nível nacional e não ter medo de chegar ao Congresso Nacional.   

Ruta 101 - Estrada que cruza trecho do PNI / Argentina
Estrada do Colono versus RN 101 ou Projeto Ruta Paisaje 101 **

O Parque Nacional Iguazú, Argentina, é cortado por uma estrada não asfaltada, sem acostamento, velocidade controlada,  vigiada pela Gendarmería Nacional, na entrada e na saída dela, que liga a região das Cataratas à cidade de Andresito na fronteira com o Paraná, (Capanema]. É a estrada que os brasileiros do Oeste e do Sudoeste do Paraná usam para viajar de Capanema a Foz sem ter que dar a volta por Cascavel. O Capanemense consegue chegar em Foz do Iguaçu em menos de duas horas e vindo devagar. Se chover, a viagem pode não ser possível. A Estrada aparece como a RN 101. Agora há um projeto de pequena melhora para que seja transitada o ano todo mas sem asfalto. Tanto a RN 101 como a Estrada do Colono existiam na época em que nossos países, Brasil e Argentina, ofereceram os Parques Nacionais Iguaçu / Iguazú como Patrimônios Mundiais Naturais. Infelizmente, nós os brasleiros gostamos de tudo grande, largo e caro. A Estrada do Colono era oficialmente uma estrada paranaense que vivia em paz com o meio ambiente, com os ativistas ambientais e protetores da Natureza pelo menos até que o Governo do Paraná (DER) inventou de anunciar o afaltamento da estrada e sua transfomação em uma estrada paranense como tantas outras. Foi isso que levou aos pedidos na Justiça para que a Estrada não só não fosse asfaltada mas fechada. Anos mais tarde, após fechamentos, reaberturas, invasões e ocupação, as populações locais  conseguiram reabrir a estrada. Na época o discurso dos que reabriram era que a estrada seria usada como uma estrada-parque, para uso de veículos pequenos, manutenção de vínculos entre as famílias separadas pelo parque e outras boas intenções. Contudo, não demorou muito, a estrada começou a ficar cada vez mais larga e passou a ser utilizada por caminhões, jamantas e comboios de ônibus de compristas que usavam a estrada para diminuir o trajeto entre Foz do Iguaçu e cidades gaúchas. Esse capítulo terminou com o re-fechamento da estrada e dinamitação da balsa usada para a travessia dos veículos. 

  * Corrigindo! Fui informado que não é "diesel" mas sim GLP (Gás liquefeito   de petróleo). Obrigado Valmor!
** Projeto Estrada Paisagem / Estrada Paisagística



       

6 comentários:

Magnum Hensel disse...

Qual seria a melhor estrada para ir de Capanema a Foz pela argentina, se tratando de asfalto

Att
Magnum Hensel

Magnum Hensel disse...

Boa tarde!
Qual seria o melhor caminho de Capanema-PR até Foz do Iguaçu pela argentina, considerando a infra-estrutura(asfalto)?

Att
Magnum Hensel

Jackson Lima disse...

Oi Magnum: seria Capanema -> Andresito - pegar a RN 101 até encontrar a RP 19, seguir para Wanda, -> Puerto Libertad - Puerto Iguazu Iguazu - Foz. Seria 135 km cerca de 1h40 mas para que a pressa? Visto que vc vai atravessar a Ponte leve documentos; Carta Verde, RG de todos abordo; Crianças só com os dois pais; carros documentos do dono só. Conhece o site http://www.ruta0.com/ ? Dê uma olhada. Não há pedágios trajeto!

Ricardo Fregonese disse...

Boa Noite Jackson, gostaria de saber se é possível transitar pela RN101 de Andresito a Puerto Iguazu. Pretendo passar por Foz na ultima semana de agosto. Caso sim há alguma exigência maior (carro, documentos velocidade) ou até mesmo horário para transitar.
Att
Ricardo Fregonese

Alini Hartmann disse...

Olá pessoal preciso de informações de como está as condições da estrada rota RN 101 de Capanema -> Andresito ?
Obrigada.

Alini

Jackson Lima disse...

Oi Alini, se não estiver chovendo, ela é boa. Como é uma estrada no interior do Parque tudo nela deve ser mantido "natural".

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