quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Para inspirar: Turismo de eventos - anarquistas vão se encontrar no México


Fato: Anarquistas e anarcocapitalistas de todo o mundo estão sendo convidados para o primeiro congresso e encontro internacional a ser realizado em Acapulco no México entre 24 de fevereiro e 1º de março. Segundo os organizadores o evento acontece na cidade mais livre da América do Norte. Em uma atmosfera aberta e livre artistas, profissionais, cantores, rappers, atores animarão o ambiente onde se discutirá  o anarquismo atual, empreendedorismo, investimentos, metais preciosos, a moeda bitcoin, criptomoedas, descentralização da internet, economia e muito mais.  O Anarcapulco acontecerá no Hotel Copacabana da cidade que fica no estado de Guerrero. 

Opinião e pitaco: Não é uma má ideia atrair este evento para Foz do Iguaçu. Afinal Foz do Iguaçu é ou não é uma cidade livre? Não esqueça que o maior anrquista das três fonteiras se chamou Moisés Bertoni, nascido na Suíça, trabalhou, escreveu, lutou no Paraguai e em seu sítio-ateliê-laboratório-editora no Porto Bertoni*, Morreu em Foz do Iguaçu em 1929. Ele ficou conhecdo como o sábio Bertoni. Não confunda anarquista com baderneiro.  O Blog de Foz vai mantê-lo informado sobre o Anarcapulco 2015. Lembre-se um outro mundo é possível.

* Esclarecendo: Moisés Bertoni morreu vítima da malária, desgosto e da política paraguaia do monopólio da cabotagem ( cabotaje ) ou navegação interna. O paraguai proibiu barcos estrangeiros (argentinos e brasileiros) de fazer fretes no lado paraguaio do rio Paraná. Como os barcos paraguaios eram poucos, Bertoni não podia escoar sua produção de bananas para Encarnação e de lá para Assunção. Sem meios para escoar a produção, o empreendimento faliu. Veja esta cronologia de Bertni (período1915-1929).     

Nenhum comentário: