Carla Daniele, o filho Victor de seis meses e o marido Claudinei apostaram na festa |
Escutei, e celebro, até que os números do carnaval do Rio este ano foram melhores do que em 2015. A ocupação hoteleira ficou em 85%. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ). Em Ipanema, a lotação foi de cerca de 92%; Copacabana registrou em torno de 88% e a Barra da Tijuca, 75%. Em 2015, a média geral da cidade foi de 83,79%. Daí meu obrigado mundo!
Durante o Carnaval 13 navios atracaram na cidade. No domingo, segundo a RioTur 11 estavam atracados simultaneamente, um recorde no Píer Mauá. Deles desembarcaram 130 mil passageiros, enquanto no ano passado, com menor crise, os desembarques foram 70 mil.
Crianças e bolinhas de sabão presentes |
Os especialistas em 'economia social carnavalesca' dizem que os números mostram a tendência de crescimento de blocos pequenos e médios, estabilização dos blocos grandes, melhor distribuição de público entre os bairros da cidade.
E os jornalistas? A cobertura foi feita por 1.282 jornalistas brasileiros, 225 veículos de 9 estados. Estavam lá cobrindo a festa também 287 profissionais de 111 veículos do mundo incluindo o The Telegraph que teve que reconhecer "Cenas Vibrantes enquanto milhares dançam apesar de preocupações com a saúde". A RioTur disse que o destaque para a participação da imprensa internacional vai para os EUA e Inglaterra. Por isso, mais uma vez obrigado.
Crianças e Mulher Maravilha |
Um bloco carnavalesco de Foz |
Chuva e a conversa direta com trovão |
Conversa linguística
O que é Sapucái? Sapucái – escrito assim em guarani – que originou o a palavra Sapucaí do Brasil é um grito. Há várias espécies de Sapucái: Sapucái da vitória, de dor, de alegria e outros. Confira neste texto (en español) mas, aviso, não gosto da grafia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário