quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Pesquisadores descobrem nova espécie de peixes nas Cataratas do Iguaçu

O nome dele é Gymnogeophagus taroba

Pesquisadores argentinos descobriram um novo peixe na redondeza das Cataratas no rio Iguazú (Iguaçu) Superior. Ele ganhou o nome de Gymnogeophagus taroba. Note que o nome faz uma homenagem a Tarobá. "Gymnos" a primeira parte da palavra dá ideia de nu, sem vestimenta, possivelmente por não ter uma camada protetora. A segunda parte denuncia tanto o hábito como o habitat dele: "Geo" - terra, phagus - "come". Assim o peixe é um ser que se alimenta de barro ou terra. 


Ele foi achado na boca do pequeno rio ou arroio Ñandu que desemboca no rio Iguaçu antes de cair na fenda das Cataratas. A pesquisa foi feita pelos pesquisadores Jorge Casciotta e Adriana Almirón da Universidad Nacional de La Plata. O tema que inspira a pesquisa tem o nome sugestivo de "visibilizando o invisível" - uma espécie de fazendo invisível visível.  

Segundo informação do PNI, o peixe aumenta a lista de mais de 100 espécies de "peixes" na área do Parque, dos quais 33 são considerados como "Espécies de Valor Especial para o Parque Nacional Iguazú.  Na pesquisa já publicada aparecem informações sobre dois outros "gymnogeophagus". Um delas tem o nome sugestivo de Gymnogeophagus setequedas.    

Nenhum comentário: