quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Lembrando a Missa Afro-brasileira em Foz do Iguaçu: Ecumenismo Candomblé - Católicos





A Igreja Católica Apostólica Brasileira realizou uma Missa Afrobrasileira no domingo, 5 de agosto na igreja matriz e sede da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. Foram convidados todos os Balorixás e Iyalaorishas de Foz do Iguaçu. Segundo o babalorishá Olufanha do Centro Ilé Asé Ossàlufán no Parque Presidente 2,o evento ecumênico tenta tenta resgatara missa que já foi realizada em Foz do Iguaçu ainda na época da Iyalorisha Vovó Benedita que entre coisas criou também a procissão de Yemanjá no dia 2 de fevereiro de todos os anos. 

“Conversando com o padre Luis Moura ele me perguntou se eu não gostaria de resgatar a missa afro-brasileira”, disse o babalorishá Olufanhá. A partir daí os dois lados o católico apostólico brasileiro como as lideranças do candomblé e umbanda se puseram a trabalhar. “A ideia não é fazer que o candomblecista ou umbandista abandonem sua fé”, disse o padre durante missa, acrescentando, “nem eu quero deixar de ser padre – eu nasci para ser padre”.  Para o padre Luis Moura que é pároco da Capela Santo Expedito no bairro Morumbi III, a missa é a oportunidade de um encontro, para que as pessoas se conheçam, se abracem. E abraço não faltou.
Cada convidado foi encorajado a trazer um prato de seu santo de devoção. Quem ia chegando, colocava os pratos em uma mesa na frente da Igreja. Mas tarde, os pratos foram levados para o altar onde foram colocados como oferenda um pouco antes da cerimônia passar para o ato de abençoar a comida e os presentes por meio da aspersão de água benta.
A maioria dos candomblecistas e umbandistas presentes formou fila para receber a água benta. “Foi muito bonita, é a parte que mais me impressionou”, disse um convidado católico romano. Uma senhora de candomblé, vestida a caráter, perdeu a hora da água benta, dirigiu-se ao altar e pediu ao padre Luis que a abençoasse com água benta.
O padre Luis Moura expressou seu desejo de que a missa volte a acontecer pelo menos a cada três meses. O mesmo deseja o Babalorixá Olufanha. Depois da aspersão com água benta, paralela à oferta em dinheiro, um dos momentos mais esperado esperados foi o da comunhão – o momento de receber o santíssimo sacramento. 
De novo, a maioria dos seguidores das religiões afro-brasileiros se encaminharam ao altar em fila e comungaram recebendo a hóstia. Logos depois, a missa encerrou e chegou a hora de levar a a comida oferecida de volta à mesa, no pátio da Igreja. Foi a hora de compartilhar do banquete. Mais de 30 pratos e comidas diferentes foram oferecidas a quem estivesse na igreja e gratuitamente. Foi a hora de comer, uma das atividades mais presentes nas comunidades de cultura de origem africana. 


A ICAB
A Igreja Católica Apostólica Brasileira, ICAB foi fundada em 1945 pelo ex-bispo Carlos Duarte Costa até hoje a igreja não comunga com a Igreja Católica Apostólica Romana, mas o racha já foi mais profundo. Entre os itens de fé rejeitados pelo bispo Carlos Costa foi a infabilidade do Papa, o celibato de sacerdotes, o divórcio e o tratamento aos divorciados. A Igreja teve como política a abertura para segmentos da sociedade deixados em segundo lugar pela Igreja Mãe, isso incluiu, santos e cultos considerados como parte da fé popular como é o caso do Padre Cícero Romão Batista, Santo Expedito, São Cosme e Damião, São Jorge. Recentemente o padre Cícero Romão Batista foi reabilitado pelo papa Francisco materializando a reconciliação da Igreja Católica Apostólica Romana com o Padre Cícero de Juazeiro (CE). A ICAB em Foz do Iguaçu possui três Igrejas. Na Capela Santo Expedito, há uma Imagem Milagrosa de Santa Sara la Kali – padroeira e alvo de devoção de ciganos de todo o mundo.        
       

Letra da Música cantada durante a bênção com água benta
Musica: Padre Zeca


Põe tua mão na mão do meu Senhor

Da Galiléia

Põe tua mão na mão do meu Senhor

Que acalma o mar



Meu Jesus que cuida de mim

Noite e dia sem cessar

Põe tua mão na mão do meu Senhor

Que acalma o mar



Pedro quase se afundou no mar

Da Galiléia

Pôs a mão na mão do meu Senhor

Que acalma o mar



Meu Jesus que cuida de mim

Noite e dia sem cessar

Põe tua mão na mão do meu Senhor

Que acalma o mar

Ilé Asé Ossàlufándo

Babá Olufanha

Nenhum comentário: