segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Onde estão os Marcos das Três Fronteiras na fronteira Brasil-Argentina? Mergulhe no universo dos marcos

Marco das Três Fronteiras - Foz do Iguaçu


Por Jackson Lima

Quantos Marcos das Três Fronteiras você conhece? Eu conheço dois. O mais conhecido, mais famoso, mais visitado e mais acessível entre os mais de 6 mil marcos de fronteira do Brasil é o Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu. Ele  marca a fronteira Brasil, Argentina e Paraguai na foz (boca) do rio Iguaçu.

O segundo é o Marco das Três Fronteiras em Itapiranga, Santa Catarina. O marco localizado na foz do rio Peperi-guaçu, ou seja no local onde o rio Peperi-guaçu desemboca no rio Uruguai marcando a divisa entre Brasil e Argentina e entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Marco das Três fronteiras na Foz do rio Peperi-guaçu na fronteira Brasil-Argentina / Santa Catarina / Rio Grande do Sul

No primeiro, em Foz, se encontram três países, Argentina, Brasil e Paraguai; três estados:* Paraná, Misiones e Alto Paraná (Paraguai) e três cidades, Foz do Iguaçu (Brasil, PR), Puerto Iguazú, (Argentina, Mnes)  e Presidente Franco, Alto Paraná, Paraguai.

No segundo são, dois países, dois estados e os limites de duas cidades: Itapiranga (SC) e Derrubadas (RS).   

Entre Itapiranga (SC) e Foz Iguaçu (PR) a fronteira Brasil-Argentina é feita pelo rio Peperi-guaçu e pelo rio Santo Antonio. Entre as cabeceiras dos dois rios, há cerca de 25 quilômetros de fronteira seca, o equivalente ao trecho entre Barracão e Santo Antônio do Sudoeste onde há 10 marcos principais, 3 secundários, 45 terciários. Eles são parte dos 310 marcos da fronteira total entre Brasil e Argentina. Mas dentro deste universo, eles pertencem a uma família única. A família dos marcos erguidos após a solução do conflito Brasil/Argentina em 1895.

Entre o  Marco de Itapiranga e o Marco de Foz do Iguaçu há vários outros famosos e com grande valor histórico. Um deles se chama Marco Grande da Tríplice Fronteira localizado na Avenida Internacional, na altura do número 575, em Dionísio Cerqueira (SC). No outro lado da calçada está a Avenida Almirante Brown, em Bernardo Irigoyen, Argentina. Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo Irigoyen formam as Três Fronteiras, ou Tríplice Fronteira onde, de novo, três cidades, dois países e três unidades de administração interna se encontram: Paraná, Santa Catarina e Misiones. As três cidades fazem parte da lista brasileira de cidades-gêmeas de fronteira. Neste caso, é mais o caso de serem cidades trigêmeas.   

 
Turista Fabiane Tasca (Facebook) no Marco Grande da Tríplice Fronteira, Dionísio Cerqueira (SC), na Avenida Internacional
 

Antes de Foz do Iguaçu, há mais dois marcos especiais. O primeiro, é na nascente do rio Santo Antônio já dentro do limite territorial do município de Santo Antônio do Sudoeste, que se encontra águas baixo da nascente. O rio logo marcará a divisa dos dois países sendo franqueado na área urbana por uma Ponte pequena mas Internacional.

Daqui, a fronteira continua em direção à próxima escala: a  boca do rio Santo Antônio, o lugar onde o rio Santo Antônio se junta ao rio Iguaçu no município de Capanema. Cada marco brasileiro na boca de rios, possui um espelho no lado argentino. A partir do marco da boca do Santo Antônio, o rio Iguaçu que era 100% brasileiro passa a ser também argentino, 20% argentino em seu lado esquerdo para quem desce. O próximo grande Marco será na foz do rio Iguaçu, em uma ponta do bairro Porto Meira com seu equivalente no final da Avenida Tres Fronteras e começo da Avenida Eduardo Arrabal (In memoriam,meu amigo) ou Avenida Costanera, no lado argentino onde se chama Hito de las Tres Fronteras.    

Antes de chegar ao seu destino, o local onde o rio Iguaçu mergulhará no rio Paraná, o rio inteiro, vai se contorcer para encaixar no estreito cânion onde receberá o nome de Cataratas do Iguaçu. Assim como um ponto imaginário ou convencionado  marca a fronteira em Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Barracão, Capanema e Foz do Iguaçu, a fronteira também tem um ponto exato nas Cataratas do Iguaçu. 

A Fronteira passa no meio do pequeno Salto União**

A natureza não permitiu que os heroicos demarcadores de fronteira construíssem um marco em algum lugar das Cataratas. Seria loucura. E os demarcadores brasileiros e argentinos, nem tentaram. Após estudarem as correntes, as corredeiras envolvidas naquela contorção para entrar no cânion, os homens que demarcaram toda essa fronteira a pé decidiram definir "a fronteira" em um pequeno salto chamado União ou Unión. Para ver o Salto União é preciso estar no mirante da Garganta do Diabo no lado argentino das Cataratas. Ele fica logo em frente.  

Do Marco das Três Fronteiras de Itapiranga até o marco das Três Fronteiras de Foz do Iguaçu, há uma família de marcos. Tanto o Marco das Três Fronteiras catarinense, como o Marco de Capanema e o Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu são carregados de simbolismo. Eles não estão na linha de fronteira.  Esses marcos, são honoríficos  e homenageiam os esforços de brasileiros e argentinos para encontrar uma solução pacífica para o conflito chamado pelos brasileiros de "A questão de Palmas" e pelos argentinos como "A questão de Misiones". 

Segundo a Lei da Física ou o princípio da impenetrabilidade, dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. No caso das questões de Palma e Misiones de brasileiros (Palmas) e argentinos (Misiones), os dois países quiseram ocupar o mesmo espaço. Quando falamos de espaço, estamos falando de 33 mil quilômetros quadrados que hoje estão no Oeste de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Hoje, repetimos, há nesse espaço 30 municípios paranaenses e 53 catarinenses. (clique A Q U I para conferir os municípios que poderiam ter ficado para a Argentina caso o Brasil tivesse perdido a batalha jurídica).  

Notas

*Na realidade é um estado (PR), uma província (Mnes) e um departamento, Alto Paraná, Paraguai.

** Ver o capítulo "A Fronteira nas Cataratas", do livro 7 Arcos, 3 Degraus, Tudo o que você ainda não sabe sobre as Cataratas do Iguaçu (Capítulo 11, página 147), 1919, deste autor  

As quatro matérias (links) abaixo complementam esta postagem. Podem não ter sido liberadas ainda. As fotos 2 e 3 são de terceiros. Caso haja oposição ao uso aqui, favor comunicar. Os autores podem ajudar contando sobre suas experiências nesses marcos. Obrigado (J.L)

A Questão de Palmas/Misiones

Continuação: A Questão de Palmas/Misiones

Questão de Palmas: Cidades paranaenses e catarinenses que não existiriam 

Tudo bem é Brasil. Mas é Paraná ou Santa Catarina? Nova Guerra

Veja também esta postagem de 2006, (republicada hoje), sobre a viagem onde  fui infectado pelo vírus da "ciência dos marcos"  

See this in English

Nenhum comentário: