segunda-feira, 12 de setembro de 2022

O Pai da Lenda das Cataratas no Brasil ou a lenda da Lenda das Cataratas (I)

 Introdução 

Discutindo a Lenda das Cataratas - Primeira Parte


Como o senhor descobriu a Lenda das Cataratas?

O empresário Laurindo Ortega, falecido aos 86 anos em 2021, tem uma cadeira cativa como imortal na história de Foz do Iguaçu por vários motivos. Ele teve o primeiro registro de Agente de Viagens emitido pela Embratur em Foz do Iguaçu; ele construiu um hotel que embora tenha mudado de nome continua servindo a cidade; atendeu a milhares de pessoas com sua estrutura que incluiu presidentes, atores, autoridades e celebridades. Com estes exemplos ele deixa um legado material importante.
Aqui a gente diz Tarobá

Mas hoje o Blog de Foz quer trazer à atenção um novo fato. Uma contribuição imaterial do empresário que é maior do que rudo que ele realizou. Estamos falando da Lenda das Cataratas. 
Ele mesmo diz, em uma entrevista para um documentário produzido para celebrar os 100 anos de Foz do Iguaçu: "Eu sou o pai da Lenda das Cataratas no Brasil".    
O que segue abaixo é uma degravação (ou transcrição) das palavras de Ortega no vídeo. Ortega começa falar após a pergunta de uma criança (na época). A pergunta foi: Como o senhor descobriu a Lenda das Cataratas?

Laurindo Ortega - A Lenda da Lenda
Ortega responde:

- Eu sempre fui um cabeça aberta. Tinha um "bugrão" lá, um índio que era um contador de madeira na serraria, e o índio escrevia. Aí eu olho leio assim tá-ta-tá: Lenda de Naipi e Tarobá. Eu sou o pai da lenda aqui no Brasil, a Lenda das Cataratas.

Que acontece? Eu peguei aquele caderno e guardei ... pedi pra minha irmã me dá (e ela disse) não, pode levar. Depois eu saí, fui para ... pela segunda vez...que terminou os negócios do meu pai lá. Eu trabalhava no mato.  ... aí conversando com uns 30 índios  que trabalhavam conosco cortando madeira, fazendo estradinhas. Daí o cacique contava umas histórias, contou da guerra do Paraguai. ... coisa mais antiga? Ah não a mais antiga é a lenda de Naipi e Tarobá - aqui nós falamos Tarobá, lá é Itarová, cara de pedra assim como nós falamos "esse cara é cara de pau", o índio, o paraguaio chama Itarová. O que acontece?

Ele começou a contar e não é possível! Aí eu fui ver quando vim aqui na Foz,ver aquele caderno e era exatamente a mesma história de Naipi e Tarobá. Digo que eu sou pai porque eu divulguei pra todo o lado. 

Notas

1) O Documentário Pioneiros foi realizado pela Vision Arts com orientação da Secretaria Municipal de Turismo e postado no Youtube pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O trecho da fala do empresário esta entre os minutos 19:19 e 20:49.

2) A questão do nome Tarobá ou Itarová é mencionada de passagem no meu livro Sete Arcos, Três Degraus,  página 39.  



Nenhum comentário: