terça-feira, 30 de julho de 2024

Para mim foi um curso de turismo religioso (e você não precisa concordar comigo)

Sentado ao lado de um tatacuá (forno) da empresa produtora de erva mate, o padre lembrou da multiplicação dos pães e dos peixes (Fotos do vídeo) .

No Brasil, pelo menos, quando se fala em turismo religioso, as lideranças (políticas ou comunitárias) pensam na construção de um monumento à uma Santa ou um Santo no topo de uma colina na esperança de que o local venha a atrair uma grade multidão de viajantes durante um dia do ano. 

É válido, os monumentos estão aí começando com o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a Nossa Senhora Aparecida de Itaipulândia, o Cristo Esplendor em Santa Helena a Nossa Senhora da Salete em Medianeira, todas no Paraná, fora o Rio. 

O curso de turismo religioso a que me refiro, foram os oito episódios do progama terceirizado da RAI TV (italiana) "A sua immagine", dedicado a viagens com conteúdo religioso (mas não só religioso), em parceria inclusive comercial com a Agência de Turismo "Opera Romana Pellegrinaggi" ligada ao Vaticano e à Igreja Católica via Vicariato di Roma. 

O Paraguai, via Embaixada Paraguaia ante o Vaticano e a Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR), fechou um pacote de oito episódios apresentados pelo apresentador-padre Don Marco Pozza, na parte religiosa e o Padre Giovanni Biolla, área turístico-religiosa, da agência Opera Romana Pellegrinaggi e a participação fantástica de Letizia Gini como intérprete mas não só intérprete pois demonstrou conhecimento do que mostrava. 

Os oito espisódios mostraram gastronomia, santuários, atrativos turísticos, igrejas, dança, música, reduções jesuiticas tudo dirigido ao "aprofundamento" católico cristão do viajante. O Padre, Don Marco Pozza, via princípios, mensagens e lições bíblicas em todos os lugares que visitou e os associou à leitura do evangelho do domingo em questão. 

O padre Giovanni Biallo passava a complexa visão turística, cultural e religiosa dos atrativos como a importância do trabalho franciscano ou jesuita que era multiplicado pelo padre após uma explicação da intérprete Letizia Gini, uma paraguaia de descendência italiana.

A redução da Santísima Trinidad del Paraná, Itapúa, à noite, show de luzes e projeção especial 


Depois de visitar a Redução Jesús de Tavarangue, o programa volta a Bella Vista, capital da produção atual da erva mate. "Qual era a cor do cavalo branco de Napoleão? -  É uma pergunta tautológica explicou o padre. Quer dizer é uma pergunta que já contem a resposta. Sentado ao lado de um tatacuá (forno) na empresa produtora de erva mate, ele lembrou da multiplicação dos cinco pães e dois peixes. Jesús, fez uma pergunta tautológica:  "Onde vamos comprar pão para que eles comam?". Para Don Marco Pozza, Jesus colocava à prova os discípulos pois ele não só tinha a resposta como ele era a resposta.

 Resumindo, não havia resposta fora de Jesus. A resposta eram as mãos de Jesus. Ele tomou os pães e os peixes. Levantou as mãos para os céus e resolvido o problema. A multidão ganhou um verdadeiro "karu guasu", ou um banquete de onde todos saciaram a fome. O tema foi continuado. O padre Geovanni destacou de volta à Redução de Jesús que a evangelização dos jesuitas se dirigia à pessoa inteira: física, material, espiritual daí terem eles dado início a setores importantes para a economia até hoje como a erva mate, pecuária, arte, música entre muitas outras. 

Em Caacupe ele lembrou da ressureição da filha de Jairo. Em Ypacaraí ele lembrou da tempestade do mar da Galiléia, em Encarnación vendo a Ponte que liga Encarnación e Posadas ele lembrou da importância de construir pontes em vez de levantar muros e lembrou que a evangelização construiu pontes e no caso dos jesuitas a primeira ponte foi o "olhar" ("la mirada"), pois o olhar é o primeiro contato com o outro. 

Aprendi que os destinos turísticos e seus atrativos devem estar preparados para descobrir mensagens e maneiras de encantar "o outro", às vezes fantaseado de "turista". No caso de Foz do Iguaçu, quantas mensagens as Cataratas escondem para as diferentes religiões, espiritualidades e eco-espiritualidades? Aprendi com o padre Marco Pozza que é possível  levar um grupo evangélico ao Cristo Esplendor e detectar mensagens inspiradoras. E não só evangélicos: muçulmanos, umbandistas, hare krishnas (vaishnavas), budistas e ateus. Importante é a ponte. Obrigado Opera Romana Pellegrinaggi, Senatur, RAI pela luz no fim do túnel. 

Observação: Tenho entendido que o primeiro grupo da agência chega em outubro e aposto que as Cataratas estão incluídas na visita. Estou na espera!

Notas: 

Playlist no Youtube com os nove episódios do programa

Att.: O Forum do Turismo Religioso 2025 vai acontecer na Mesquita Omar ibn al-Khattab em Foz do Iguaçu.  



sexta-feira, 26 de julho de 2024

Ciclo internacional de conferencias 2024 sobre la cultura y sociedad misionera jesuítica-guarani



Primera entrega del ciclo internacional de conferencias 2024 sobre la cultura y sociedad misionera jesuítica-guaraní.
Estos encuentros forman parte de los acuerdos de colaboración firmados entre la Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (unidad pedagógica San Ignacio Guazú) de Paraguay, La Universidad Nacional de Misiones (facultad de Arte y Diseño) de Argentina, el Instituto Paraguayo de Estudios Sociológicos (IPES) de Paraguay y la Asociación Amigos de la Hispanidad de Santa Pola, España. Contamos con la colaboración y participación del Protocolo de Santa Pola, la embajada del Paraguay en Canadá, la cámara paraguaya de turismo de las rutas Jesuíticas y la empresa MATIZ. 

En esta lección participaron el director de la orquesta PARAQUARIA D. Ian Szarán y el maestro de capilla del museo jesuítico San Ignacio Guazú D. Carlos Bedoya. Además contamos con la intervención del embajador paraguayo en Canadá D. Ernesto Bedoya, el director del IPES D. Gustavo M. Cristaldo y el presidente de Amigos de la Hispanidad D. Alberto Abascal. 

Música Barroca Guarani palestra do maestro Ian szarán 

El cooperativismo en la Misiones Jesuíticas - palestra de José Roberto de Oliveira

Aspectos Jurídicos en las Reducciones Jesuíticas del Paraguay  - Palestra do professor Carlos Bedoya

El Arte de las Misiones Jesuíticas - Omar Dachke e Ariana Casabone (aguardando)

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Moisés Bertoni teve um genro alemão que também era cientista: Kurt Schrottky


Retrato de Kurt Schrottky (1912) cedido por Inés Bertoni Schrottky ao padre jesuita e pesquisador brasileiro Jesus S. Moure. Foto do trabalho acadêmico cedida por Gabriel A.R. Melo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

No cemitério de Montecarlo, Misiones, Argentina, a 120 km de Puerto Iguazu, está sepultado um dos maiores entomologistas do mundo. Ele foi um dos primeiros entomologistas europeus a residirem no novo mundo: Brasil, Argentina ou Paraguai. Kurt Schrottky, não teve uma vida fácil; Sua trajetória de vida pessoasl, profissional e científica foi cheia de dificuldades. Mesmo assim, ele descreveu e propôs 593 novos nomes para insetos himenópteros (vespas, abelhas), dípteros (moscas. mosquitos, pernilongos etc) e lepdópteros (borboletas e mariposas).  Kurt Schrottky fez parte do grupo dos grandes no Brasil e na comunidade cientifica de São Paulo. Mas devido a uma desventura amorosa ele voltou a Alemenha e quando mais tarde  retornou à América do Sul decidiu vir para Buenos Aires.  

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Turismo Religioso: Paraguai 2 a Zero! Você acha que já viu tudo? Viu não, confira!

Dom Marco Pozza em embarcadouro no Lago Ypacaraí em San Bernardino. Ao fundo o Cerro Patiño que teria inspirado o aviador Saint-Exupéry ao visitar a cidade à beira do lago


Escultura do artista Fernando Amberé Feliciángeli ajuda a enxergar o elefante engolido pela jibóia. Há uma lição a ser aprendida na imagem. O padre aproveitou e falou dela 


Tem um programa italiano transmitido pela TV estatal RAI dedicado ao turismo religioso no qual o repórter é um padre. É o Dom Marco Pozza e o programa se chama "A sua immagine" ( À sua Imagem). 

O programa de TV é patrocinado (abençoado) por uma agência de turismo especializada em peregrinações cristãs católicas chamada Opera Romana Pellegrinaggi. Não é qualquer agência. A ORP pode ser chamada de "braço turístico" do Vaticano e é dependente do Vicariato di Roma. Nas "reportagens" é melhor dizer "documentários",  um agente de viagem acompanha o padre-repórter. Esse "agente" é o padre Giovanni Biallo, que acompanha as expedições e trás o apoio aos destinos visitados já que o Vaticano tem uma Lista oficial de lugares oferecidos aos fiéis e clientes deste segmento do turismo.  

Um documentário inteiro dividido em oito episódios  (puntate) dedicado ao Paraguai está sendo entregue ao público religioso  preferentemente ao público de fala italiana mas aberto também aos curiosos. Abaixo vou colocar os links para as oito partes, das quais já saíram 5. 

Com o Paraguai 2 x 0 no título, me refiro a uma sacada fantástica da Embaixada do Paraguaia junto à Santa Sé. A batuta é da embaixadora María Leticia Casati Caballero.  Graças a isso, a "Opera Romana Pelegrinaggi" já incluiu o Paraguai na lista dos destinos religiosos ou seja destinos aos quais as viagens podem ser confortavelmente feitas por pessoas que também possuem motivação religiosa. No caso do Paraguai são as Missões Jesuíticas, as Missões Franciscanas e o interiorzão do país com suas inúmeras igrejas, obras de arte, devoções, festas locais além do que se encontra, sem dúvida, na capital do país. 

O Brasil, estou sabendo, já tem gente conversando com a Opera Romana Pellegrinagi, mas o contato ainda é muito primitivo, quero dizer, inicial. Eu quero mais.

Links / Enlaces

Trailer que anuncia a série com a autoria da Opera Romana Pellegrinaggi e Secretaria Nacional de Turismo. Abre com música composta por Ennio Morricone 

Primeiro Episódio - Chegada ao Paraguai e introdução (Youtube)

Segundo Episódio - Asunção e imagens gerais do País (Youtube)

Terceiro Episódio  - Lago Ypacarai - Saint Exuperry, um chapeú ou um elefante engolido por uma jibóia (mbói) entre outras muitas belas imagens. (youtube)

Quarto Episódio - Caacupé, o santuário, a Virgem  Azul, a Mulher Paraguaia que soube levantar um País, Areguá, Artesanato em argila, Jesus na Casa de Jairo  (Tálitha Cúmi ou  em guarani: Mitãkuña, ndéve haʼe: Epuʼã! Turismo religioso inclui isso e o padre Pozza pregou bonito. (Youtube)    

Quinto Episódio  - A estação ferroviária de Pirayu, a caminho de San Ignacio Guazu. O padre lembra a chegada de Jesus em sua terra natal. "Ninguém é profeta em sua própria terra" (Youtube)


É um elefante engolido por uma jibóia, segundo a criança que desenhou.  Mas os adultos enxergaram um chapéu (sombrero). A criança então explicou e desenhou de novo: é o elefante dentro da jibóia. "Os adultos precisam de explicações" - disse o menino


Sexto Episódio Imgens de San Ignacio Guazu, Santa rosa de Lima e San Cosme y San Damián. Lembra declarações do Papa João Paulo II e do Papa Francisco sobre as missões como modelo e prova de que é possível construir uma sociedade justa  e de respeito por todos (Youtube)

Sétimo Episódio O programa abre mostrando a Ponte Internacional Roque Gonzalez de Santa Cruz e a cidade de Encarnação e o Santuário da Virgem de Itacuá com belas vista do rio Paraná. A próxima parada é Reduçaõ de Santísima Trinidad del Paraná na atual cidade de Trinidad, Itapúa. O conceito de Terra sem Mal dos guarani facilitou a evangelização porque, segundo Dom Giovanni Biallo, ela tem a "mesma perspectiva da vida cristã". Grandes imagens de Trinidad à noite. (Youtube)

Oitavo Episódio  O último episódio da série destaca Bella Vista ou Bella Vista Syr para diferenciá-la de Bella Vista, Amambay, fronteira com o Mato Grooso do Sul. O tema de Bella Vista é a erva mate.  Em seguida entra em cena a Redução de Jesús de Tavarangue, ao lado de Trinidad. Esta missão não chegou a ser concluída. Em Jesús também foi apresentado o show com projeção noturna.   (Youtube)

Nono Episódio - Neste último episódio o padre Marco Pozza resume  todo o material que subtitulo como"Alla ricerca dele raggioni della speranza cristiana (Em busca das razões da esperança cristã). Fechando com chave de ouro  ele disse: "Conoscere Il Paraguay è conoscere un pò meglior la nostra fede"   (Conhecer o Paraguai é conhecer um pouco melhor a nossa fé"). É isso que eu digo o tempo todo! 


P.S: Compartilho este texto de minha visita a Jesús




domingo, 7 de julho de 2024

Teoria dos tapetes na educação - Espaço de Aprendizado e Ensino (JL Edu Expeditions)


 Os 30 + 12 Povos das Misões ou os 42 Povos das Missões Jesuítico-Guaranis (I)

1609 - San Ignacio Guazu
1610 - Nuestra Señora de Loreto del Pirapó
1612 - San Ignacio Mini
1619 - Nuestra Señora de la Natividad del Acaray
1619 - Nuestra Señora de la Inmaculada Concepción del Ibitiracuá (yvyrakua)
1622 - Corpus Christi
1622 - San Francisco Xavier (Tibagi)
1625 - Nuestra Señora de la Encarnación (Tibagi)
1626 - San José (Tibagi)
1626 - Santa Maria del Iguazú 
1626 - San Nicolás del Piratini (RS)
1627 - Nuestra Señora de la Candelaria (RA)
1627 - Sete Arcanjos (Ivaí) 
1627 - San Pablo del Yvagy (Ivaí)
1627 - San Pedro de los Piñares (Piquiri / Pykyry)
1627 - Nuestra Señora de la Concepción  (Piquiri)
1628 -  Santo Tomé (Ivaí)
1628 - Jesús María de Guaraverá (Ivaí)
1627 - Nuestra Señora de los Santos Reyes de Yapeyu (RA) 
1629 - San Francisco Javier (RA)
1630 - San Ignacio Miní II (RA) 


1631 - Resgates e retiradas: a fuga dirigida pelo Padre Montoya  
1631 - San Carlos Boromeu (RA)
1632 - San Cosme y San Damian (PY) 
1632 - Santo Tomé Apóstol (RA)
1632 - Los Santos Apóstoles San Pedro y San Pablo (RA)
1633 - San José de Itacuá (RA)
1633 - Nuestra Señora de Santa Ana (RA) 
1639 - Santos Martires del Japón (RA) 
1641 - Batalla de Mbororé (RS/RA)
1647 - Santa María de Fé (PY)
1651 - Santiago Apostol  (PY) 
1682 - San Franscisco de Borja (RS) 
1685 - Jesús del Monday (PY)
1687 - São Luis Gonzaga (RS) 
1691 - Jesús del Monday (Primeira Mudança) 
1692 - San Lorenzo Martir  (RS)
1697 - San Juan Bautista  (RS)
1698 - Santa Rosa de Lima (PY) 
1706 - Santo Ángel Custodio (RS)
1714 - Jesús del Monday  muda para Yvaroty (PY)
1760 - Jesús del Monday muda para o local atual
1767 - Expulsão dos Jesuítas das Terras da Espanha 


Patreon 
Hotmart