sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Catamarãs das Três Fronteiras




Catamarã é, no original, uma palavra da língua tâmil (தமிழ்) e se refere a um barco com dois cascos separados, ligados entre si por ferro ou metal soldado. Se não consegui descrever, veja as fotos - fica mais fácil. Estou tratando do assunto agora porque aqui nas águas da Três Fronteiras já há duas dessas embarcações em atividade. Uma, de bandeira argentina, navega todas as tardes entre o porto de Puerto Iguazú, no rio Iguaçu, até o Museum Moisés Bertoni no Monumento Científico Moíses Bertoni já no lado paraguaio do rio Paraná. No caminhos vistas fantásticas da Ponte Internacional Tancredo Neves entre Brasil e Argentina, vista do encontro dos rios Iguaçu e Paraná, os Marcos das Três Fronteiras, a Ponte da Amizade entre Brasil e Paraguai entre outras possibilidades como um belo por-do-sol. A empresa anuncia que no Museu Bertoni, os passageiros do Catamarã da Cruceros Iguazú serão recebidos pelos indios Mbya Guarani com dança e exposição de artesanatos. O barco sai todas às tardes - às 17hs.

Já no lado do Brasil o catamarã se chama "Kattamaram" e oferece passeios diários no Lago de Itaipu. Os passeios partem da Praia ou Prainha de Três Lagoas, pertencente a Foz do Iguaçu e localizada em um braço do lago, navega até o canal prinicipal de onde se pode ter uma idéia real do tamanho do Lago na direção norte (Guaíra) e ver também a Barragem de Itaipu ao Sul, a cidade de Hernandárias no Paraguai e como sai à tarde, a oportunidade de ver o sol se por.

A idéia dos responsáveis pelo Kattamaram é oferecer passeios até Guaíra passando por municípios sediados ao longo do Lago como Itaipulândia, Missal, Marechal Cândido Rondon e outros. Eu recomendo a nevegação longa distância no lago com parada nesses municípos. Como o barco é bom, tem restaurante, bar, deck e muito conforto a recomendação do Blog de Foz é cai a abordo e se aventure. Logo detalharei aqui possibilidades no Lago. Uma colega me disse que quem já organizaou festa no barco não se arrependeu. Vai lá!

Fotos: Kattamaram de Adilson Borges/H2Foz;
Katamaran Cruceros Iguazú / Jackson Lima

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá estou tentando contato com o pessoal do katamaran e não consigo.

Jackson Lima disse...

Espero que não seja muito tarde. É o mesmo pessoal do Macuco Safari.
Telefone: 45 3529-9864 comercial@kattamaram.com

Nilsa Witt disse...

Amigos que estão programando vir pra Foz do Iguaçu.
Amigos que estão programando vir pra Foz do Iguaçu.
Para Transportes e Passeios
Consultem nossos preços, 045 91083151(vivo) 045 99259960

Atendimento personalizado, veículos seguros e confortáveis, preços justos e excelente atendimento.
(confira depoimento de quem já possou por aqui no facebook Nilsa Witt).

Unknown disse...

E preciso agendar horário?