sábado, 12 de dezembro de 2009

Poder de Policia para a Marinha! Eu gosto!

Até amanhã, domingo, estaremos vivendo a Semana da Marinha do Brasil. Em Foz do Iguaçu houve uma boa programação e eu gostaria de ter participado mais. Não consegui ir a uma cerimônia sequer. Mas, estou escrevendo aqui por causa de uma notícia que saiu nos jornais: Marinha Ganhará Poder de Polícia. O link que acabo de dar acima é para a notícia comentada em um blog (blogueiro prefere blog) especializado em assuntos navais. A noticia tal qual saiu em jornais nacionais e agências de noticia foi essa:


Brasília - "O presidente Lula enviou ontem ao Congresso o projeto de lei complementar que reformula a Defesa e as Forças Armadas, concedendo à Marinha e à Aeronáutica o poder de polícia atribuído atualmente só ao Exército.

As duas Forças poderão revistar aviões e embarcações e eventualmente apreender suas mercadorias e dar ordem de prisão a seus ocupantes nas regiões transfronteiriças, que abrangem a faixa de 150 km até a divisa com os outros países..."


Como você vê, é o nosso caso! A Marinha em Foz do Iguaçu é representada pela Capitania de Portos do Rio Paraná que funciona próximo à Praça da Marinha. A Marinha, no lado de cá da cidade, próximo ao rio, sempre deu a tranquilidade que Foz do Iguaçu precisou. Hoje, a cidade vive uma situação que me parece ridícula. Os iguaçuenses não podem chegar até a beira do rio para visitar o seu antigo "Porto Oficial". A juventude iguaçuense não sabe onde ficou, onde funcionou o Porto Oficial. Era o Porto que recebia as embarcações que viam do Paraguai. Era onde se pegava barcos para ir ao Paraguai. Havia outro porto: o do Porto Meira que deonde pegava barcos para a Argentina hoje também fora do acesso da geração atual.

Faço esses comentários só para colocar esta discussão em pauta em Foz do Iguaçu e onde quer que se viva uma situação similar. A Marinha com poder de abordar embarcações, ver o que traz, prender a carga e até pessoas poderia ser uma solução para a nossa situação atual: ninguém manda no rio. Me parece que poder de policia para a Marinha e Aeronáutica seria um repetição da medida que deu poder a Policia Rodoviária Federal de colocar a mão na massa na guerra contra o contrabando e descaminho nas BRs do Brasil. Antes a PRF se limitava a assegurar que os documtos estavam bem e que o cidadão estava levando triângulo. O link que dei acima tem uma fileira de comentários e comentários bons da galera que está por dentro do assunto. É bom entender do que se trata! E para a Marinha que está de festa - Parabéns!

Nenhum comentário: