segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ônibus de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú e vice-versa



Um ônibus do SUI -  Crucero del Norte na Avenida Jorge Schimmelpfeng . Atrás dele , verde-abacate, está o ônibus da Linha 120 da Linha Foz-TTU - Aeroporto - Parque Nacional 
Coisas de ônibus na TRI-FRON: O transporte  coletivo do Serviço Urbano Internacional das linhas Foz do Iguazú – Puerto Iguazu – Foz do Iguaçu


Um dos e-mails que recebo de leitores do Blog de Foz, me surpreendeu. A maioria dos leitores pedem dicas, sugestões e esclarecimentos sobre Foz do Iguaçu e região  – dias ou meses  antes de embarcarem para a região. Este foi diferente. A pessoa estava em Foz do Iguaçu e dizia: estou em Foz, no Hotel Panorama e daí pedia esclarecimentos para entender melhor postagens anteriores. Daí  resolvi acrescentar e atualizar as informações. Entre elas, fotos dos ônibus. A primeira foto é a dos novos ônibus da Crucero del Norte é mais nova das empresas argentinas que fazem esta linha. Além dela há mais duas empresas brasileiras e mais uma argentina.  As duas brasileiras são a Celeste que é parte da Pluma e a Viação Itaipu, de Foz do Iguaçu. A Crucero del Norte e a Trés Fronteras são argentinas. Como você vê tudo bonitinho – duas argentinas e duas brasileiras como manda a lei da reciprocidade. A concessão é direta do Governo federal do Brasil via DNIT e do Governo Nacional da Argentina via órgãos similares ao DNIT.A pessoa a que me referi, fez o passeio e decidiu compartilhar novas nformações com o Blog de Foz. Segue o que ele me enviou por e-mail:

Olá, Jackson, eu não sei muito bem como postar no blog, mas se vc quiser atualizar, seguem informações sobre a minha viagem.
 
Peguei o ônibus sentido CENTRO (TTU), gastei R$ 2,65
Desci em frente ao Hotel Bourbon.
Peguei o ônibus sentido Argentina, acho que o nome é Puerto Iguazu (ônibus azul e branco). Paguei R$ 4,00 (ou 8 pesos, tanto faz).
Se vc é estrangeiro (não é brasileiro), vc tem que descer no 1º posto da polícia federal. O motorista do ônibus te dará um free pass para o próximo ônibus.
Se vc é brasileiro, tem que descer no 2º posto e passar pela Polícia Federal Argentina e mostrar o RG. Enquanto isso os motorista te espera.
O ônibus segue viagem até o terminal de Puerto Iguazu.
Chegando no terminal, procure a companhia RIO URUGUAI e compre a passagem para CATARATAS. Custa 50 pesos ou 25 reais ida e volta.
 
O último ônibus que sai do terminal sentido Brasil sai às 19hs.
 
Minha esposa e eu gastamos 76,60 em transportes para ir nas cataratas argentinas, ida e volta. O taxista havia cobrado 120 reais na corrida ida e volta. É uma diferença grande de preço, mas de certa forma eu acredito que se vc estiver em 2 ou 3 pessoas compensa contratar o taxi pq eu gastei umas 3 horas em transporte para ir e voltar (entre esperar ônibus e percurso). De taxi gastaria em média 1h30 minutos. Fora que de ônibus é bem cansativo e desconfortável, eu peguei todos os ônibus muito cheios.
 
Observação importante: Nas cataratas argentinas não são aceitos cartões, muito menos REAL. somente PESO. Troque o PESO antes de ir, pq na Argentina eles cobram 0,50 por peso (1 real vale 2 pesos), enquanto na casa de câmbio 1 real vale quase 3 pesos.
 
Abraços, e obrigado pela dica.
 
Thiago
  

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito últil a informação.
Parabéns pelo blog!
sucesso... e obrigada! :)

Unknown disse...

Olá, gostaria de saber onde posso me informar sobre os horários de onibus de ida e volta de foz para puerto iguazu.

Obrigada