sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Celebrando os 10 anos do livro A Y-Guaçu Secreta - Cataratas do Iguaçu como Chacra da Terra


Não posso permitir que 2015 termine sem prestar uma homenagem ao livro A Y-Guaçu Secreta, as Cataratas do Iguaçu como uma Chacra da Terra que escrevi em 2004. Ele foi lançado no dia 7 de julho de 2005 durante a I Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu que teve o CEAEC como um dos principais organizadores. O livro completou, assim, 10 anos de publicação. Ele está na íntegra na internet em português e espanhol com partes dele também disponível em inglês na internet (aqui também). Posso considerá-lo um sucesso.  Ele foi lançado para levar a mensagem de que as Cataratas do Iguaçu são muito mais  que um "atrativo turístico". Como Chacra da Terra, as Cataratas são um lugar sagrado que merece ser abordada com respeito.

“A Porta” na Ilha San Martin,
lado argentino de Y-Guaçu / Y-Guazú
Foto de Ney de Souza
(In Memoriam)
Graças ao livro, ao longo desses dez anos,  muita gente, nesse Brasil enorme entrou em contato, pediu cópias ou pediu orientação sobre outros lugares-chacras no Brasil além de divulgar e passar a mesagem adiante. 

Recentemente, uma doutoranda (estudante de PhD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, veio a Foz do Iguaçu e me solicitou uma entrevista como parte da pesquisa dela que levará a uma tese sobre Lugares Sagrados no Brasil e especialmente aqueles que possam estar em contato com uma Unidade de Conservação.  Ela me disse, e eu adorei escutar, que  há um movimento muito grande no mundo e no âmbito de organizações internacionas cmo a Unesco, a UICN e universidades que estudam como o conceito de lugar sagrado pode ajudar na conservação de lugares preservados como parques nacionais. 

 Confesso que cometi o "pecado" de me desanimar e eu mesmo deixá-lo para trás e em algumas vezes ter "achado" que ele era fraco e que não era bom demais. Esses dias o li em busca de coisas para atualizar e "vi que era muito bom". Necessita atualização e talvez reedição porque coisas acontecem todos os dias mas não porque esteja ruim ou seja provinciano.  

Anuncio que, farei uma intervenção no livro na versão site para acrescentar algumas novidades e atualizar. Muita coisa aconteceu. Tive a satisfação  de ter o livro incluído na bibliografia consultada para defesa do verbete "Cataratas do Iguaçu" na Enciclopédia da Conscienciologia proposto pelo pesquisador voluntário Otto Mendonça. O verbete que tem quase  18 mil caracteres  e dez páginas aprofunda a discussão utilizando o método que tudo esmiuça da conscienciologia sobre o que as pessoas simplesmente chamam de "cataratas" sem saber a realidade dela, sua influência, sua força, tanto sobre quem a visita como sobre aqueles ou aquelas que têm o privilégio de viver perto delas. 

Cito dois exemplos de abordagem, como fechamento do trabalho, do verbete "Cataratas do Iguaçu" na Enciclopédia da Conscienciologia: "As Cataratas do Iguaçu, na condição de vórtice de hidroenergias, merecem ser inseridas na pauta de pesquisa dos intermissivistas, notadamente dos radicados na Cognópolis Foz". Encerrando a proposta do verbete, Otto questiona, no estilo conscienciológico, e eu, não só destaco algumas partes como incentivo a que  façamos a mesma pergunta:



"Você, leitor ou leitora, aproveita o manancial energético das Cataratas do Iguaçu para o autodesenvolvimento energossomático? De 1 a 5, qual a nota pessoal em relação à desenvoltura no emprego interassistencial das hidroenergias?".

Copiei e colei aqui a bibliografia especifica sobre o tema "Cataratas do Iguaçu" no sentido de ser um chacra ou vórtice hidroenergético em conexão comoutras formas de energia presntes e imanentes no local. Concluo gostando de conferir que ajudei a produzir o pocu de literatura que há sobre o assunto e que a partir de agora, tende a aumentar como se vê pela inclusão do tema na imensa Enciclopédia da Conscienciologia.     

A Y-Guaçu Secreta
Cataratas do Iguaçu como um Chacra da Terra
na Bibliografia pesquisada
 

 

2 comentários:

Érika Fernandes-Pinto disse...

Um pouco atrasada, mas adorei ver o post e me junto aqui à lista das pessoas que adoram o seu livro. Com certeza foi uma leitura que influenciou muito meu trabalho e minha vida. Agradeço muito a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e espero que nos reencontremos novamente. Aguardo a nova versão do livro e muitos outros. O que não falta são lugares sagrados no Brasil precisando de pesquisas como a sua. Um grande abraço

Jackson Lima disse...

Obrigado querida amiga,doutoranda no assunto que me trouxe a notícia sobre a Conservação e os Lugares Sagrados. Muito obrigado pelas palavras. A nova versão está adiantada. Aviso quando estiver pronta. Um abraço!