sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ruindade iguaçuense - Passe por cima!



Boa parte da população dos bairros de Foz do Iguaçu ainda utiliza atalhos para "cortar" caminho. São picadas que cruzam terrenos e que unem ruas, economizando um ou dois passos sob este sol escaldante que predomina na cidade. E, fique bem claro, se não é o sol é o frio, ou aquela chuva gelada que cai nos lombos multicoloridos da multidiversa Foz do Iguaçu. Porém há donos de terrenos que não gostam que gente passe por cima dos terrenos deles. Que fazem? Financiam atos terroristas como o fotografado por mim na missão 'bairronauta'. Tais atos consistem em tapar, bloquear a passagem com troncos de árvores ou outros objetos. Na minha cabeça a palavra que percorreu meu campo mental foi "ruindade".

Não estou protestando contra aqueles que vão construir e fazem um muro. Os usuários do atalho chegam no muro e reconhecem que o cidadão vai construir. É o progresso! Ou aqueles que fazem uma cerca. O problema é o "pobretão" cheio de onda que faz o que as fotos mostram (principal e detalhe). Já vi muitas mães com carrinho de bebê com bebê abordo depararem-se com a armação acima e ter de voltar na chuva. Ou gente ruim!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Nasce um calçadão em Puerto Iguazu



Aí, em primeira mão, a implantação do primeiro calçadão em Puerto Iguazu, Argentina. É a continuação da Avenida Brasil para quem conhece a região é aquela avenida que os brasileiros de Foz ou que estão em Foz tradicionalmente chamam de "compras na Argentina". O projeto é de mudar a cara de 20 quadras no centro da cidade. Logo anuncio mais obras que ando vendo por lá. Estarão todos indo ao pote com mais sede do que deveria? Vi também pequenos barracos no estilo sem-teto sendo motados em um banhado na avenida principal. Outra perguta: Puerto Iguazu conseguirá fazer com que o benefício do dinheiro do turismo chegue a toda a população? Haverá para todos? Atenção turismólogos de Misiones e Tri-Fron, tem um "case" para ser estudado se formando bem debaixo de seus narizes.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Felicidade Interna Bruta em Foz


Hoje é o último dia do 5° Encontro Mundial sobre a Felicidade Interna Bruta ou Gross National Happiness que acontece em Foz do Iguaçu. Não é um evento religioso. Não é um evento econômico neoliberal. Nem mesmo liberal. É uma discussão sobre indicadores de desenvolvimento. É uma questão de métodologia. Hoje o indicador utilizado em todo o mundo é o PIB (produto Interno Bruto) que vem do inglês Gross National Product. Notou que interno aqui quer dizer "Nacional"? É possível medir o desenvolvimento, progresso e satisfação do povo de Foz do Iguaçu? Qual método usar? O PIB só olha para a questão dinheiro. O FIB olha tudo. São nove dimensões e pode resultar em um questionário de 400 perguntas. Depois falarei disso.

No momento o que eu quero dizer mesmo é que o primeiro ministro do Butão, Jigme Thinley está em Foz do Iguaçu com sua comitiva. É por isso que voce poderá ver comboios de carros pretos com batedores da Policia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Guarda Municipal. O primeiro ministro que é um novo cargo no Reino do Butão trouxe umas 15 pessoas na comitiva. Uma delas é o Songay Chophel, camarógrafo oficial do Center for Bhutanese Studies (Centro de Estudos Butaneses). O outro não cheguei a pegar o nome porque me bastou fotografar e mostrar esse momento interessante. Um butanês em Foz do Iguaçu, de olho no seu notebook. Tempos moderníssimos. A roupa que os dois vestem é a roupa oficial e tradicional do Butão chamada "GO". Além do GO os homens usam sapatos normais e completam o adereço com uma meia - maioria preta - que vai além da batata da perna. Viva a diversidade!

Wal-Mart Maxxi Atacado Foz: inauguração à vista!

Ainda estou tentando levantar as devidas cofirmações. Portanto não é oficial ainda. O Maxxi Atacado da Walmart na Avenida República Argentina em Foz do Iguaçu deverá ser inaugurado no dia 3 de dezembro. Será exatamente um mês após a data em que o edifício foi entregue internamente e que o Blog de Foz anunciou no mês passado. A foto mostra como estão as obras gerais e especialmente o estacionamento que nos últimos três dias está no processo final e à espera do asfaltamento.

sábado, 21 de novembro de 2009

Cai ou não cai? Bancos do TTU e o desafio da gravidade!


Fotos 'bairronauta'

Iguaçuense sofre. Usuários do TTU - Terminal de Transportes Urbanos sofre muito mais ainda. Achei interessante o equilíbrio precário do banco e a convivência pacífica dos usuários com eles. O TTU foi inaugurado em 2003 e desde então não recebe nenhuma manutenção. A qualquer momento esse banco ou esses bancos vão cair. E quando isso acontecer, não serão substituidos. Os usuários vão ficar de pé. O 'bairronauta' tem mais fotos do TTU. Logo volto com mais!

Wal-Mart Maxxi Atacado quase lá


Foto 'bairronauta' clique para aumentar! Há detalhes
Preciso fazer um levantamento sobre a ianuguração do Maxxi Atacado em Foz. A assessoria de imprensa da rede para o Paraná e Santa Catarina disse que até o fim do ano a loja estará aberta. Mas pelo visto, a abertura pode se dar muito antes. Creio que a entrega já é para a semana que vem. Volto!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Felicidade Interna Bruta em Foz

Começa hoje o 5° Encontro Internacional sobre a Felicidade Interna Bruta (FIB). O FIB é um indicador para avaliar como anda um país. É uma maneira de contrabalançar o peso do PIB. O PIB de um país ou cidades leva em consideração o peso econômico. Nelton Friedrich, Superintendente de Coordenação da Itaipu Binacional e coordenador de vários eventos que estão acontecendo em Foz, lembrou que às vezes, números negativos refletem positivamente no PIB. Por exemplo, parafraseando Friedrich, um aumento dos números de acidente de trânsito auemnta o PIB. Lucram as oficinas mecânicas, autopeças, hospitais, laboratórios e todo uma gama de setores. Ele não disse isso mas eu pensei: se tudo der errado, até as funerárias e o setor imobiliário dos cemitérios lucram. Assim PIB nem sempre está ligado à coisas boas. Já o FIB, que vem da filosofia budista é uma proposta nova. A seguir um pequeno exemplo de uma pesquisas sobre o FIB.

Medindo o Grau de satisfação com a metodologia FIB:
De 0 - 10 avalie o seu grau de satisfação. Zero (0) é muito insatisfeito. 10 é muito

Área de Satisfação Sua Nota
Casa / Família .............( )
Trabalho ...................( )
Sociedade ..................( )
Saúde Física e Mental ......( )
Economia ...................( )
Política ...................( )
Ambiente de vida ...........( )

Esta é a primeira parte da pesquisa do International Institute of Management (IIM) Você pode descobrir no site deles. Vou dar uma parada para ir lá no congresso e depois lhe conto. Só lembro que Felicidade Interna Bruta não quer dizer felicidade interna bruta individual. O interna aqui se refere a nacional ou interna de um país. Já volto!

Inédito? Sui generis? Sorvete de Erva Mate em Puerto Iguazu

Foto 'bairronauta'

Uma senhora em Puerto Iguazu, cujo nome eu não sei, criou o sorvete de erva mate. Este sorvete que aparece na foto e que depois saboreei estava na "Aripuca" - um atrativo turístico de Puerto Iguazu. Lá há um quiosque onde entre outras coisas se vende coisas de mate: mate solúvel, mate em pacote, mate em vidro, mate para chimarrão, mate para tereré e o sorvete. Muito boa a idéia. Eu não pedi a receita e nem pedi o endereço da senhora que o fabrica. Obviamente, a Arapuca deve ser a representante. Quando estiver em Puerto Iguazu, procure este sorvete. O sabor é maravilhoso! Caso não encontre no centro, é certeza encontrá-lo na Arapuca (La Aripuca).

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Legal! Foz também tem uma Casa Rosada

'Foto de bairronauta' no Centro!
Alegrem-se iguaçuenses! Foz do Iguaçu está ganhando a sua Casa Rosada. A casa rosada iguaçuense é a sede do Governo Municipal ou em outras palavras a Prefeitura Municipal. Além da Prefeitura Rosée outros edifícios municipais na redondeza da prefeitura também estão sendo "rosificados". Além da Prefeitura, se "rosificaram" a Sede do Provopar e o prédio onde uma vez funcionou um colégio e que hoje sedia um Bazar de produtos repassados pela Receita Federal do Brasil em beneficio de programas da Provopar.

Não consegui apurar ainda se há projetos para extender a cor rosa para outros prédios públicos da cidade. Se for, o prédio das Secretarias de Turismo e Assuntos Internacionais (pode haver mais uma) e onde funcionou a Câmara Muicipal seria a rota normal a seguir. Uma boa idéia seria rosificar a Câmara Municipal atual assim se definiria os níveis de poder pela cor. Nivel municipal: rosa! Nível estadual: quem sabe? Federal? A definir!

Sobre o Uru; o que é Uruguai?

- Uru - pássaro que existe do Nordeste do Brasil ao Uruguai é possível que Argentina também. Clicando na imagem, voce verá detalhes do ambiente do Uru. Foto Dario Sanches / Flickr / Wikipedia )

Uruguai sigifica "Rio dos Pássaros Pintados" ou "Rio do Pássaro Pintado" e há ainda quem diga Rios dos Pàasros Pintados. Esta postagem aqui é para contribuir e esclarecer uma coisa bem simples. O que é passaro pintado? O pássaro pintado é conhecido no Brasil pelo nome de "Uru capueira". Em guarani ele é conhecido como Uru. O nome científico é Odontophorus capueira. Em inglês se chama Spot-winged Wood-quail.

Já descobrimos de onde vem o "Uru" de Uruguai. "Gua" é igual à preposição "de" no sentido de "vem de " ou o "from" em inglês. "Y" todo iguaçuense sabe que "Y" é água. Então Uru-gua-y é uma "frase" que significa, de trás para frente, Agua (que vem) do Uru. Destaco que o Guarani não faz diferença entre água, rio, riacho. Resta saber se havia antigamente uma lenda sobre o Uru? havia uma montanha chamada Uru? uma pedra chamada Uru? um lugar sagrado chamado Uru? Uma capueira onde houvesse muitos pássaros Urus?

Pois, deste lugar vinham as águas em questão. E que água seria essa? Pode ser um rio, o Rio Uruguai. E onde nasce o rio Uruguai? Tem mato na nascente? É pampa, montanha, tem floresta fechada? Daí vem o rio ou a água. Finalizando, o "Pássaro Pintado" se chama Uru! O que não sei é se "pássaro pintado" é o mome popular do Uru no Uruguai? É?

Os pássaros do Uruguai na logo da Pluna



Eu perguntei ao gerente de projetos da Pluna, Roberto de Oliveira Luiz, sobre a história por trás da estilização dos aviões da empresa. Ele contou que tudo começou após o Grupo de Investimento Leadgate ter comprado 75% do capital da Pluna até então uma empresa estatal do Uruguai (ela chegou a pertencer a Varig por uns anos na década de 90). Para dar uma nova imagem à empresa, os executivos da Leadgate-Pluna, substituiram os aviões da frota, adotaram o avião Bombardier canadense com capacidade para 90 passageiros e contrataram o australiano Ken Cato para fazer um estudo sobre uma logomarca que representase a empresa e que, de repente, pudesse ser usada nas aeronaves.

Ken Cato veio ao Uruguai. Olhou tudo. Cheirou tudo. Cureoseou tudo. Anotou, fotografou e escutou tudo. Entre as coisas que ele escutou foi a versão preferida dos uruguaios sobre o que significa a palavra Uruguai. Ken Cato descobriu ou melhor disseram a Ken Cato e ele gostou, que Uruguai significa: "Rios dos Pássaros Pintados". Caiu como uma bomba na cabeça do designer de fama internacional. Ele decidiu que "pássaros" seria o tema forte e a partir daí ele fez um rápido levantamento da fauna alada do Uruguai, aplicou as técnicas que se pode ver na foto e o resultado está aí. Cada avião uruguaio leva a mensagem ligada aos pássaros, a avifauna do Uruguai. Detalhe cada avião da frota tem cor diferente!

Leia
Sobre o Uru

Batismo de avião no Aerporto de Foz


Aqui está o momento em que o avião "iniciado" e batizado como membro e usuário da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu! Dois carros-tanque do Bombeiros serviram como fonte da água batismal.

Foz do Iguaçu - Montevidéu direto: Pluna!

É isso aí foi inaugurado o voo Montevidéu - Foz do Iguaçu. A Pluna é a primeira empresa internacional, após un longo intervalo, a ter voos regulares ligando o Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu - Cataratas a um aeroporto internacional, neste caso o Carrasco de Montevidéu, Uruguai. A foto acima mostra o momento em que o avião se aproximava do estacionamento no pátio logo após ter passado por um batismo. Tenho outras fotos.

Até março, os executivos da empresa verão se dá para pensar em ampliar voos. O Aeroporto de Foz do Iguaçu é pequeno - especialmente o edifício. Foi projetado para funcionar decentemente até 2004. Já passamos da data e agora se anuncia que logo haverá uma licitação para ampliação. O superintendete regional da Infraero,Antônio Felipe Bergmann Barcellos estava em Foz na chegada do voo e participou de uma mini coletiva e contato com o trade local. Ele disse que a ampliação é a curto prazo. Mas disse que há projetos para construir um novo terminal no lado oposto da pista atual. Mas isso é sem previsão.

A verdade é que o Aeroporto Internacional de Foz está apertado. Há nervosismo em relação a estacionamento, guardas multando, pessoal se desentendendo e gente de todos os lados dando carteiradas. Ontem havia até um grupo da Força Nacional passeando pelo hall. Finalmente os primeiros 90 passageiros da Pluna desembarcaram. Além do batismo na pista, os passageiros foram recebidos por um grupo de samba, tambor, cavaquinho e cuíca.

O terminal internacional do Aeroporto, no que toca ao tráfego internacional regular, estava fechado há pelo meos cinco anos segundo o pessoal do H2Foz.com.br (eu perdi a conta dos anos). Simbolicamente havia teia de aranha no corredor. Trade e passageiros já reclamaram da demora na liberação. Foi mais de uma hora. Assim que a questão dos trâmites deve ser pensada e repensada. Não dá para estar trazendo gente do mundo para sofrer em fila. Eu sei que não está fácil ser policial nesta época pós-catástrofe das Torres Gêmeas de Nova York. Pessoalmente creio que a PF é treinada para operações porradas e ficar rindo para turistas que chegam loucos para fotografar o exótico não é o melhor papel deles.

Ainda creio que o Brasil deveria ter uma entidade exclusiva para "migração" como a Argentina, o Paraguai, Os Estados Unidos, Canadá, etc. Assim como creio que deveríamos ter uma Guarda Costeira. Quem vigia rios e lagos do Brasil? Não me refiro a força de combate - a Marinha - isso nós temos. Por exemplo os fuzileiros navais. Você não quer encontrar um na sua frente, quer?


Tem outra coisa: os uruguaios saíram do Carrasco (Aeroporto) em uma temperatura de 18º centígrados. Chegaram em Foz sob uma temperatura alta. Às 20h40, oito horas após a chegada, um termômtero na frente do Sicredi (Banco & Cooperativa) na Avenida República Argentina marcava 31º. Esse termômtero fica fora da rota dos turistas. Dizem que o prefeito mandou tirar os termômteros do centro da cidade para evitar que os turistas pousassem na frente dele quando ele (o termômetro) marca temperaturas do tipo 40° e subindo. Eu tenho que tirar isso a limpo. É verdade ou não? Se for eu acho um erro. O turista tem o direito de saber a temperatura e a umidade (aí por volta dos 80%) do destino até para que ele (ou ela) entenda o motivo dele sentir-se molhado entre as pernas no interior da cueca (ou calcinha). Outro motivo é que a gente viaja exatamente para isso: descobrir a variedade e a diversidade. Daí esse turista pode escolher vir a Foz em julho e pegar um clima de 0°. Isso é diversidade climática natural complexa.

Mais uma coisa: Os uruguaios saíram do Aeroporto Internacional Carrasco - um dos Aeroportos mais modernos da América do Sul. Custou US$ 160 milhões. É tão luxuoso que tem jornalista de turismo dizendo por aí que ele é a mais nova atração turística do Uruguai. Assim, paciência com eles. Eles - os uruguaios - podem se sentir claustro + fóbicos aqui!

Outras postagens sobre a Pluna e o Uruguai:
Batismo do avião
Social da recepção
Estilo e Design dos aviões
Quem é Ken Cato?
Embarque nesse voo
Coisas uruguaias

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Convite da Pluna - Uruguaia de Aviação


Foz do Iguaçu volta a ter um aeroporto internacional. Quer dizer com voo regular que sairá de algumna cidade do exterior regularmente com destino à cidade Estou no aguardo para ir ao Aeroporto. Divulgo o convite para que voce compartilhe do momento quer dizer do que está rolando. Logo fotos! Sei que vem galera de jornalistas e agentes de viagem. Logo descubro.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A China faz cair neve quando quer!


No dia primeiro de novembro nevou sobre Beijing, China. Agorinha, nevou de novo. E o que o Blog de Foz tem a ver com a China? Fácil. A neve foi provocada pelos cientistas de um órgão chamado Departamento de Modificação do Clima. Os cientistas injetaram toneladas de produtos químicos para fazer nevar. Motivo: tentar se livrar de uma seca que está assolando o país. Os chineses ficaram irritados. A neve caiu antes do tempo. centenas de voos foram cancelados, transtornos foram registrados e o povo passou frio porque a estrutura que garante a calefação estava desligada. Os prejuizos causados pelos "modificadores do clima" foram grandes. Com a segunda bateria de neve, os chineses protestaram.

Faltando pouco para a Copenhague 2009, o encontro de cúpula que vai debater sobre o clima e que terminará somente com duas opções, fracasso ou sucesso, os chineses lutam com mais desastres. Mas eles não estão sós. Cheias em El Salvador mataram 150 - ainda está matando. Há cheias por toda parte. No Oeste e Sudeste do Paraná sobra vendaval. Um vulcão pode explodir nas Filipinas a qualquer momento e Macau (China), a Las Vegas do Oriente, está sem água para tocar os cassinos e hotéis. Chineses da Academia de Ciências lançaram um estudo que diz que a Bacia do Yangtze onde está a Usina de Três Gargantas é alvo de mudanças enormes na área climática. Cidades estão ameaçadas como Xangai, à beira mar.

O que podemos fazer para ajudar a segurar as mudanças climáticas? Faltam respostas simples e que engajem a população! Temos sugestões? Mande-nos! Compartilhe!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Campanha "A Pedreira é Nossa" e show da Relespública! Blog de Foz presente!


Que pedreira? Resposta: a Pedreira Paulo Leminski em Curitiba. Embora esteja domiciliado no final da BR 277, o Blog de Foz é "paranista" quando de Paraná se trata. Isso sigifica que o Blog de Foz pode meter a sua colher em qualquer lugar do Paraná e em coisas paranaenses. Foz do Iguaçu é Paraná e por isso a Pedreira é Nossa! Sabe o que está acontecendo? Explico por cima: O Ministério Publico do Paraná mandou fechar a Pedreira Paulo Leminski - a maior área de eventos livres e ponto turístico em Curitiba a pedido de moradores da região que reclamaram do barulho dos shows. A Pedreira foi fechada, Mas desde o início foi lançada a campanha a Pedreira é Nossa que recolheu assinaturas - inclusive a minha - para que tudo fosse revisto. Como está a situação? Retransmito mensagem do vereador Jonny Stica. Ele escreve:

Amigos,

A Pedreira Paulo Leminski já é quase nossa!

Após seis meses do início da campanha A Pedreira é Nossa! contamos com mais de 12 mil assinaturas pedindo a reabertura do espaço cultural mais democrático da nossa cidade. Se está recebendo esse e-mail, você é um desses entusiastas que, assim como nós, acredita que, por meio do diálogo e do bom senso, será possível a volta dos grandes shows à Curitiba.

E foram muitas as batalhas ganhas até agora. Conseguimos sensibilizar a população e a classe artística sobre o problema. As manifestações de apoio foram diversas. Juntamente com a Fundação Cultural de Curitiba e alguns dos maiores produtores culturais da cidade, nos reunimos com a associação de moradores que pediu o fechamento da Pedreira Paulo Leminski e conseguimos estabelecer um acordo que regulamenta de forma satisfatória para ambas as partes o funcionamento do espaço: shows em horários razoáveis e com penalização para quem descumprisse as determinações.

Entretanto, a Justiça aguarda o resultado de uma perícia técnica pedida pelo Ministério Público do Paraná, órgão responsável pela ação civil pública que impede eventos na Pedreira. Mas vamos buscar um caminho alternativo: ainda neste mês, juntamente com a Fundação Cultural, entregaremos ao juiz responsável o abaixo-assinado pedindo a reabertura e reivindicaremos uma audiência pública com todos os interessados. Assim, é importante a sua mobilização para que consigamos aumentar o número de assinaturas.
Relespública!

Acreditando que a manifestação cultural unindo vários nomes da música que agitam a capital paranaense possa sensibilizar a população e os moradores para a reabertura da Pedreira, a banda Relespública convida você para, nesse sábado (14), se unir a vários artistas e engrossar o coro de A PEDREIRA É NOSSA! Será no John Bull Music Hall, a partir das 22h.

Você encontra mais informações sobre o show e a Relespública aqui:

Vereador Jonny Stica
A Pedreira é Nossa

Tenis em Foz do Iguaçu: Cataratas Open de Tenis

Obrigado por terem me enviado o cartaz de divulgação do 2° Cataratas do Iguaçu Open de Tênis que vai ser realizado entre os dias 23 de novembro e 6 de dezembro deste ano. Destaco que já é o segundo. Espero que os organizadores vão em frente e continuem realizando o evento até chegar ao 50° Cataratas do Iguaçu Open e daí em diante até que ninguém se lembre quem começou. O Blog de Foz gosta deste evento por vários motivos entre eles e o mais importante que ele acontece no Jardim Niterói na Avenida Jules Rimet. Gostamos de eventos que saiam do eixo manjado do Centro da Cidade ou outras regiões iguamente manjadas. Foz somos todos! Jules Rimet além de ser nome daquela "taça roubada" é o nome de uma importante avenida em Foz do Iguaçu que liga as avenidas Costa e Silva e República Argentina. Pelo menos metade dela é chamada também Avenida Ayrton Senna. Vou descobrir onde a avenida muda de nome. Clique na foto para ver os detalhes como categorias, premiação e gabarito do evento. Maravilha!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Assustada com a falta de educação em Foz

O nome do blog é Compartilhando Meu Mundo, assinado pela Patricia que já viveu em Florianópolis e hoje vive em Foz do Iguaçu. Ela cita dois lances registrados em ônibus da cidade. Um que vai para o Morumbi - famoso por ter a galera mais apressada para embarcar. Tão apressada que não permite que os passageiros desembarquem. Eu convivo com isso todos os dias. O outro caso aconteceu na linha Jardim Guarapuava e tem a ver com outro hábito feio: jogar lata de cerveja ou refrigerante pela janela do carro. É muito comum. Leiam o relato da Patricia aqui e explorem o blog dela. Vejam os outros defeitos. Tem muita coisa boa.

Acrescento uma coisa: me assustei de ver uma fila bem organizada para pegar o ônibus TTU-Parque Nacional. Era sábado. Hora: 7H ou 8h. Hora de embarque de muitos funcionários de hotéis na avenida das Cataratas, Aeroporto, Cataratas SA. Parque Nacional. Conversei com fiscais de todas as linhas de ônibus. Eles me disseram que a formação da fila é espontânea. "É que esse pessoal é mais fino", me disse um fiscal. Pensei que houvesse alguma instrução de empresas, do Foztrans ou da autoridade que toma conta do TTU. Eu estava com o fotógrafo Marcos Labanca. Ele fotografou a fila para um projeto que temos encubando. Será que ele me cede a foto? Vou tentar! É isso Patrícia, parabéns por compartilhar!

sábado, 7 de novembro de 2009

Foz do Iguaçu 43 Graus: Ponto de ônibus


"Foto bairronauta"
1) Detalhes do Ponto de ônibus - caras e situação do latão / zinco. 2) Vista geral do Ponto de Ônibus.

Turistas torram sob o sol de 43° debaixo de uma estrutura de latão ou zinco. É quente! Clique para auemntar e ver semblantes. Foz do Iguaçu é quente e é fria. Com sorte você pode chegar aqui em um inverno regular, como este, e pegar dias de 2° (graus) centígrados ou como aconteceu este ano, pegar um friozinho de 0° grau centígrado. É natural. É parte da natureza. Fazer o quê? Também com sorte, você pode chegar em um dia pegar um sol de fritar ovos no asfalto. Também é natural.

O que não é descente é a gente não ter sombra adequada em lugares como pontos de ônibus, ruas da cidade, logradouros públicos em geral. Neste sentido Foz do Iguaçu não está pensada nem para inverno, nem para verão. Tampouco para primavera que é uma estação, quente, fria e de muita chuva. Assim a foto é um pedido para que as autoridades que estão ns lugares de poder, vejam isso. Esse é um dos pontos de ônibus mais "afluentes" da cidade. As pessoas que estão na foro, acabaram de visitar as Cataratas do Iguaçu, visitaram o Parque das Aves, alguma fizeram um vôo de helicóptero e "consumiram" outros produtos nossos. Vejam como as tratamos!

Pacu do Rio Paraná


Esta foto também pertence a acervos públicos como Câmara Municipal, Fudação Cultural, Prefeitura e outros. Destaco aqui o pacú que abundavam nas águas do rio Paraná. Hoje, se houver pacú no rio, devem ser pequenos. Esse pacu paranaense (Piaractus mesopotamicus ou Colossoma mitrei) que mais se parece aos antigos tambaquis (Colossoma macropomum) amazonenses, é coisa do passado. Digo antigo porque os tambaquis também ficando cada vez menores lá no Amazonas também e vai ficar pior. Digo isso sem julgamentos ou acusações digo para que seja dito! Fui!

Balança-Mas-Não-Cai Hotel

Clique para aumentar a foto. Quem será a figura feminina na janela do andar superior?

Este edifício se chamava Balança Mas Não Cai e ficava na Avenida Brasil, a principal via de Foz do Iguaçu. Esta é uma foto antiga que está disponibilizada em sites como o da Prefeitura, Câmara Municipal e em publicações da Editora Tezza do escritor, impressor e lutador Vicente Tezza. Eu tenho entendido, e posso estar muito errado, que aqui funcionou o Hotel Brasil de Frederico Engel. Estou certo? Não? Errado!? Ajude a esclarecer esta dúvida. Basta enviar um e-mail para mim: limajac@gmail.com ou comentar abaixo. Caso comente coloque seu nome e maneira de retorno (email, telefone).

É este o prédio que estava no local onde hoje é o HSBC, ex-Bamerindus? Se for, este local deveria ser sinalizado. Deveria haver uma plaquinha constando que ali foi um hotel. Santos Dumont se hospedou aqui em 1916? OU o hotel Brasil de 1916 era outro?A plaquinha deveria conter isso também. Todos têm o direito de saber por onde está passando, o que acoteceu ali, quem morou, o que era antes. E em toda cidade que se preza, as plaquinhas indicativas, nos avisam o que aconteceu. Seria uma maneira de respeitar a toda pessoa que viveu e trabalhou em Foz do Iguaçu.

Como disse Waldo Vieira, o propositor da Conscienciologia, em uma entrevista que ele me concedeu para a Revista 100 Fronteiras: "Foz do Iguaçu precisa de monumentos". Waldo me dizia que o novo bairro Cognópolis terá um "Portal Munumental de Entrada". Assino em baixo! Além de monumentos, precisamos de plaquinhas indicativas que dêem reconhecimento aos outros. Caso contrário continuaremos a ser uma cidade alienada onde só existe o presente e - às vezes - nem isso!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Registrando: Caetano entrevistado por Mayara Godoy em Foz


Caetano Veloso veio a Foz do Iguaçu a caminho de Ciudad del Este onde fez um show com casa lotada. Foi um grande "contrabando cultural" na fronteira. Soube que vieram caravanas de Assunção para ver e ouvir o cantor. O trânsito de brasileiros de Foz do Iguaçu e de cidades do Oeste do Paraná também foi grande. Foi um encontro e tanto. A maioria do pessoal nunca tinha ouvido Caetano cantando ao vivo. Por sua vez, Caetano nunca tinha vindo a este cantinho do Planeta. Como não poderia deixar de fazer, ele visitou as Cataratas do Iguaçu e em entrevista a colega Mayara Godoy, disse não imaginar como nunca veio aqui antes. Caetano disse que todo brasileiro deveria vê-la. A foto foi feita por Kiko Sierich à serviço d'A Gazeta do Iguaçu nela vemos Mayara entrevistando Caetano Veloso. O dia estava quente. O termômetro anda passando dos 40° e dizem que só não passou dos 43º porque o termômetro não suportou o calor. Por falar em termômtero, Mayara twittou, nesses dias, sobre a falta de termômetros na cidade. Ela sugeriu que os termômteros foram retirados para não espantar os turistas. Que turista vai crer que há pouco tivemos 0º na fronteira?

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mais caro para ver as Cataratas

Ver as Cataratas do Iguaçu vai ficar mais caro a partir do dia 8 de dezembro - dia de Nossa Senhora da Conceição. A Portaria de número 366 do ICMBio determinou os novos preços ou custos da “Taxa de Visita ao Parque Nacional do Iguaçu. Indo direto ao assunto, as novas taxas são:

Turista estrangeiro - R$ 38.00
Turista Mercosul - R$ 32.00
Turista Brasileiro - R$ 23.00

Os preços atuais são:

Turista estrangeiro: R$ 21.15
Turista Mercosul: R$ 18.15
Turista brasileiro: R$ 13.65

Mais detalhes no Nota do Turismo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Blog de Foz entra no Wal-Mart Maxxi Atacado



Clique nas fotos para ver detalhes! By 'Bairronauta!

Dois dias! É o prazo que a empresa iguaçuense Estel Limpeza teve para varrer, lavar, enxaguar e entregar a parte interna do Wal-Mart Maxxi Atacado na Avenida República Argentina, em Foz do Iguaçu. O Blog de Foz anunciou, há alguns dias, que o prazo para a entrega das obras internas do prédio seria o dia 3 de novembro. Hoje é dia 2 de novembro, Dia de Finados, e a trabalheira estava com tudo. Eu disse na última postagem sobre o Wal-Mart Maxxi Atacado que o estacionamento seria outra história. Me surpreendi quando cheguei hoje e percebi que aquela montanha de terra tinha sumido. A terraplanagem está com tudo. As máquinas trabalhavam a todo vapor hoje pela manhã. Coloco também a foto que mostra tanto a visão que se tem hoje da área de estacionamento como a do prédio principal que começou a receber a primeira mão de tinta laranja. Amanhã volto lá só para conferir se a obra vai ser entregue mesmo no dia 3 de novembro. Agora já preciso descobrir quando será a inauguração. Quando será a inauguração?

domingo, 1 de novembro de 2009

Conferência sobre VANTS nos EUA

Bem como Foz do Iguaçu entrou na lista dos lugares do mundo onde se testa VANTs ou Veículos Aéreos Não Tripulados ou UAVs em inglês, coloco aqui uma nota sobre 11ª conferência sobre o assunto promovida pelo Centro de Analises e Aplicações Técnicas do Laboratório de Ciências Físicas da Universidade do Novo México. O nome oficial é UAVS TAAC Conference. Bem nesta conferência, estarão presentes representantes de várias agências do Governo Americano como Departamento de Defesa, NOAA, NASA e outras. Em debate ou seja em divulgação estão os usos tanto na área de defesa, polícia e vigilância como em áreas civis entre elas a agricultura. Está dada a nota!