sábado, 29 de outubro de 2011
Ato Público: Belo Monte Não! Foz presente
Cada celular é um studio multimídia: chuva e noticias
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Sobem as passagens de ônibus de Foz do Iguaçu
Responsabilidade Planetária é discutida em Foz
Vai começar hoje o 1º Forum de Responsabilidade Planetária no Espaço de Eventos Discernimentum em Foz do Iguaçu. O evento é iniciativa do Centro de Altos Estudos da Consciênciologia com participação de pesauiadores desta e de outras organizações centradas na Consciência - leia-se "gente" e ligada a uma ética maior que envolve o planeta. Procurando no Google até hoje às 12h o conceito "responsabilidade planatária" não aparecia na lista que inclui responsabilidade social, responsabilidade corporativa ou responsabilidade ambiental. Anote aí porque este conceito vai começar a aparecer. Volto ao assunto e vou estar lá! quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Mudança sutil: sai árvore da Igreja Matriz de Foz do Iguaçu
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Ciências da floresta: refúgio biológico na Praça da Bíblia
Frutos do IFPr - Lições de alternatividade
Gazetinha on line: site novo no ar

Olá iguaçuenses residentes em Foz e todos aqueles da "diáspora". Registro aqui o primeiro dia no ar do novo site d' A Gazeta do Iguaçu. Após um longo perído de preparo e labuta aí está o novo site que utiliza o mesmo endereço do site anterior. Parabéns a toda a equipe, a webmaster e designer e a todos os colegas que embarcaram agora para a alimentação do site. A Gazetinha merece. Muito sucesso!
sábado, 22 de outubro de 2011
João-de-barro e socós no Bosque Guarani em Foz
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Números crônicos da desigualdade
Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de um povoado de 100 pessoas, assim seria a distribuição dele:
57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (norte e sul)
08 Africanos
52 mulheres
48 homens
70 negros
30 caucasianos
89 heterossexuais
11 homossexuais
06 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos seriam dos Estados Unidos de América
80 pessoas viveriam em más condições
70 não teria recebido qualquer instrução escolar
50 passariam fome
01 morreria
02 nasceriam
01 teria um computador
01 (apenas um) tenria curso superior
Um pedacinho Maldito de Fronteira: Jupira - Marco Três Fronteiras
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Dirigível fez bonito nos céus das Cataratas
O Dirigível da New Seven Wonders (N7W) decolou, sobrevoou as Cataratas do Iguaçu e gerou fotos maravilhosas. Em Foz do Iguaçu, o sobrevoo foi capa da edição de quinta-feira, 13 de outubro da
Gazeta do Iguaçu. Faço questão de citar data para que daqui a dez anos, ou mais você possa encontrar a edição no arquivo. O dirigível agitou a região e especialmente a imprensa que queria vê-lo no ar. A presença do dirigível foi parte da arrancada final da campanha Vote Cataratas do Iguaçu para uma das Sete Maravilhas – campanha idealizada por Bernard Weber – um exemplo de que o é mentalizado pode ser realizado. E como dirigível ou avião não voa sozinho coloco aqui a foto de Jürgen Hutten, piloto alemão conhecido nas competições mundiais de balão e dirigíveis. A foto é de um vídeo feito pela equipe da colega Kelly Ferreyra do site La Voz de Cataratas de Puerto Iguazú. A Kelly curtiu a reportagem. Confira no link!
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Dirigível decolou mas não enfrentou as Cataratas até às 12h
O dirigível da Fundação Novas Sete Maravilhas do Mundo é, igual ao balão, inflado com ar quente. Ele chegou a decolar da área interna da 12ª Companhia de Caçadores de Monte (Selva) do Exército Argentino na estrada que vai às Cataratas. A nave sobrevoou a região inclusive a área urbana de Puerto Iguazú mas não se animou a rumar para o lado das Cataratas. As imagens são do Canal 12 de Posadas que está transmitindo via satélite, ao vivo, e pela internet no site http://www.votocataratas.com/. Ele deveria ter decolado às 8h e pousado no lado brasileiro às 10. Mas quando se trata das Cataratas que são femininas e geniosas não se pode marcar hora. Deve-se sim antes pedir pemissão aos espiritos, bater tambor, tocar mbaracá para ver se a autorização sai. Se não sair, não saiu.
Atualizando:
O voo foi suspenso. Ficará para tarde quando o tempo esfrie. Descobri que o Parque Nacional Argentino não permitiu a decolagem de seu interior ou seja da área em frente ao Hotel Sheraton Internacional. Parabéns APN! A programação incluirá o embarque do ministro de turismo de Misiones que faria o voo até o lado brasileiro - ou seja ao estacionamento do Parque Nacional do Iguaçu (oficialmente fora do Parque Nacional do Iguaçu). Na volta até o pátio do Exército argentino, irá de carona com uma autoridade de Foz do Iguaçu. Quem será? Ou quem seria? Balão e dirigíveis voam em temperaturas amenas - cedo pela manhã ou à tardezinha. Mas mesmo assim sugiro a consulta a um pajé para perguntar se as Cataratas querem ou não o voo! Falo sério!
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Vote Cataratas: entrevista da arrancada final
É só para registrar: esta é a entrevista coletiva realizada no Hotel Sheraton Internacional no Parque Nacional Iguazú, Argentina. A ocasião é a visita de Bernard Weber, canadense naturalizado e suíço de nascimento que idealizou as duas campanhas para a escolha das Sete Maravilhas do Mundo. A primeira campanha escolheu as Sete Maravilhas Modernas feitas pelo Homo sapiens (o que inclui machos e fêmeas da espécie) e o Cristo Redentor venceu!
Agora Weber está em Iguazú / Iguaçu para promover a reta final da Campanha 2 para escolher as Sete Maravilhas do Mundo feitas por Allah, Deus, Ñanderu ou simplesmente pela Natureza ou pelo Universo. Na mesa além de Weber e seu diretor comercial Jean-Paul de la Fuente (Centro), aparecem Chico Brasileiro, vice-prefeito de Foz do Iguaçu representando o prefeito de Foz, o governador de Misiones, Maurice Closs, o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh, o ministro de turismo de Misiones, Horacio Boderic e a modelo Ingrid Grutke, embaixadora de Misiones para a promoção do Voto Cataratas.
Na foto 2 apareço eu, entrevistando Weber e tentando pegar alguma coisa diferente. Entre outras coisas descobri que Weber, que é piloto, não vai pilotar o dirigível da N7W daqui a pouco sobre as Cataratas do Iguaçu. Weber me disse que pilotou o dirigível sobre o Taj Mahal na Índia na Campanha Um e também sobre a Estátua da Liberdade em Nova York em um dia de frio intenso, temperatura ao redor dos - 20°C. "Não havia nada no ar naquele dia", disse ele. Decolar de perto das Cataratas e já enfrentar aquele cânion turbulento, com ventos e outros fatores atuando "exige um especialista", contou. E quem ele escolheu? O piloto alemão de dirigível e balão Jurgen Hutten.
Na foto três, o jornalista Marcelo Freire se junta à conversa e eu dou uma forcinha linguística. Já que falei em forcinha linguística, aproveito para dizer que Weber não disse que "apesar de ser terceito mundo a organização do Vote Cataratas Argentina/Brasil está boa ou algo parecido quando colegas jornalistas argentinos pediram que ele classificasse a organização. Nem me lembro o que ele disse. O que causou o mal entendido foi uma "coisa de intérprete", eu sei exatamente como isso acontece.
As vezes o intérprete deixa o interpretado falar muito e quando chega a hora de traduzir, no sufoco, o intérprete esquece o começo da resposta e pode esquecer a metade e o fim também. Já aconteceu comigo! Nota: todas as fotos de Kiko Sierich
domingo, 9 de outubro de 2011
Blogs e coisas de blogueiros!
sábado, 8 de outubro de 2011
Atenção fronteiriços! A fronteira mudou!
Segundo o Ministério de Integração Nacional, o Pograma de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF) tem um desafio: mudar a mentalidade que o País tem das fronteiras. Para a mentalidade antiga, a fronteira é um lugar longinquo e isolado. A fronteira é ainda economicamente pouco desenvolvida, marcada pela dificuldade de acesso aos bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, por problemas de segurança pública e por suas precárias condições de cidadania. Segundo a mentalidade nova que o País quer implantar, a "fronteira" é um lugar que "oferece vantagens comparativas para provocar o fortalecimento regional" e onde se pode "estimular processos de desevolvimento e integração regional". O Brasil tem fronteira com 10 países o que, segundo a nova mentalidade, "reforça o caráter estratégico da região para a competitividade do país e para a integração do continente". Quase 10% dos municípios brasileiros estão na faixa de fronteira. A "faixa de fronteira" é um conceito que saiu muito caro para os habitantes da fronteira. Segundo o deputado gaúcho, Frederico Antunes, durante evento para discutir a faixa de frnteira em Uruguaiana (RS) em março: a Faixa de Fronteira impõe limites ao desenvolvimento dos municípios dessa faixa portanto, segundo ele, "É uma injusta faixa de exclusão", que, lembra, só no RS inclui quase 200 municípios (são 197). Aqui fica o convite para que estudemos para entender o por quê da doutrina da faixa de fronteira gerar exclusão. No evento em que o deputado gaúcho participou, organizado pela Força Sindical, se pedia a extinção da Faixa de Fronteira. Parece que seria uma espécie de contramão do que propõe o Governo Federal que é manter a Faixa de Fronteira mas mudar a concepção que dela se tem. De região pepino, para região estratégica para a integração! quarta-feira, 5 de outubro de 2011
GRAER em Foz! Construam heliportos nos hospitais
Voltando ao assunto, o comandante Pucci falou sobre o GRAER, o grupo de apoio à operações policiais mas deixou claro que o Grupo Aéreo tem uma missão de apoio muito importante em outras áreas. Apoio a quê? A operações policiais, a operações de resgate e salvamento e a operações de apoio às Defesas Civis - assim no plural - porque pelo menos um helicóptero do GRAER foi ajudar nos resgates e apoio em Petrópolis e Teresópolis no Rio de Janeiro e acaba de voltar de Santa Catarina por causa das cheias. Na conversa, o major disse que se tudo der certo, a Base fixa do GRAER em Foz do Iguaçu pode estar funcionando até dezembro. E a missão incluirá a remoção, transporte e transferência de acidentados da BR- 277 e outras rodovias para hospitais em Foz do Iguaçu e região. Daí a pergunta dele: os hospitais estão preparados? Ele falou sobre a "hora de ouro" dos resgates. O socorro prestado nos primeiros sete minutos após o acidente eleva as chances de sobrevivência de 10% para 70%. Mas de nada adianta a ambulância aérea trazer a vítima até um hospital e que por falta de heliporto no hospital termina aterrizando* no campo de futebol mais próximo. Daí a pergunta: os hospitais estão preparados? A resposta parece ser: N Ã O! Digo assim após observar a bela operação levada a cabo para transportar órgãos doados em Foz do Iguaçu para Pato Branco, no caso do transporte do coração. O helicóptero, cedido pela Receita Federal, aterrizou no Gramadão - que é um campo que serve de palco de eventos na Vila A. Os pilotos de resgate conseguem transformar o helicóptero em ambulância aérea em menos de cinco minutos. Assim a sugestão do capitão para os administradores é: criem estrutura, traduzindo, invistam em heliportos. Não precisa ser sofisticado!
* Como aterrissar e aterrizar estão certos, prefiro a segunda forma!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Lembrando Foz do Iguaçu anos 90: Lerner e Daijó
O evento é o maior e único evento nacional da tecnologia e da indústria da cerveja. Foi realizado em Foz duas vezes, depois o perdemos para sempre. Digo isso porque de 1999 até hoje são 12 anos. As duas edições em Foz foram muito boas tão boas que é um evento que ficou na memória. Fica uma sugestão de evento para corremos atrás e trazer de volta para a Terrinha. Tem outros dois eventos que perdemos para Curitiba e Florianópolis. Estou falando sobre (e cobrando) o Mercosuper e o Brasil Telecom! A terceira foto é um registro quase arqueológico da Base Naútica de Foz do Iguaçu.