domingo, 16 de fevereiro de 2025

Banheiro na área da Receita Federal (Aduana) na Ponte da Amizade

Saindo do banheiro se tem a vista do Monumento que data da inauguração da Ponte. Quem estiver entrando no Brasil, pode atravessar  os corredores, passar pelo monumento. Fica em frente. Fale com os guardas sobre sua intenção de ir ao banheiro

Banheiro tem pia e detergente para que os peregrinos (turistas e viajantes) lavem a mão 🫱🏼. E havia, neste sabado, papel higiênico. 

Há alguns meses reclamei que não havia banheiros na área primária do lado brasileiro Ponte Internacional da Amizade. Falo da área que concentra a Receita Federal (Aduana), Policía Federal e autoridades da área de saúde animal ou vegetal. Neste sábado, 13 de fevereiro tive a grata satisfação de ver que as autoridades tomaram providências e habilitaram  banheiro. Compartilho as fotos:


Me alegrei de ver um bebedouro daqueles equipados com três torneiras de onde jorram água gelada. Em tempos de mudança climática, com temperaturas acompanhadas de sensações na casa dos 40° um bebedouro é uma grata visão além de ser uma prova de civilidade de um órgão que respeita o direito humano de encontrar água fresca. 
Plaquinhas anunciam que não se deve beber água direto da torneira. Traga garrafinhas para pegar água, ah também não pode lavar cabeça, braço, mão 🫱🏼, 👣 , 🩴 etc

 

Expo Receita na PONTE da Amizade: o que pode e não pode. Contrabando e Descaminho

 


Fotos variadas

A maioria de nós não sabe diferenciar contrabando de descaminho. É simples. A palavra contrabando vem de "contra" e "bando". Bando é uma palavra antiga que significa "lei". Assim, contrabando é o mesmo que "contra a lei". O contrabando inclui itens proibidos por lei, decreto ou outra providência.

Na exposição da Receita Federal no lado esquerdo da entrada da Ponte rumo ao Paraguai, há algumas mesas com produtos proibidos.

Tento mostrar nas fotos os diferentes produtos expostos. Destaque para as armas. Ha várias incluindo armas de "brinquedo". 
 
Há fotos abaixo com dezenas de produtos pequenos que vão desde cigarros eletrônicos (cuidado com os cigarros eletrônicos com canavis) até potenciador sexual de algumas marcas. Descobri a marca porque um dia um vendedor me chamou de longe. "Cabeça branca, dono da lancha" e me apresentou o produto (abaixo).   

Que as armas sejam proibidas dá para entender facilmente. Mas e os pneus? 

Os pneus são tão proibidos como as armas. Motivo: há lei, decreto, ou alguma comunicação oficial que proíbe os pneus. É uma exposição interessante. Passei na exposição na manhã deste sábado dia 13 de fevereiro de 2025. Ela já funciona há voarios meses.  
 

Fora os produtos  "proibidos" por serem contrabando, é  necessário lembrar do descaminho. Na minha mente a palavra "descaminho" tem a imagem de alguém querendo desviar-se do "caminho oficial" que passa pela fiscalização. Sair do caminho, eis a questão. O que denuncia o descaminho é a quantidade porque em si, o produto não é ⛔ proibido. A quantidade denuncia a intenção de revender, comércio, sem pagar impostos. 

Uma garrafa de água pode entrar no Brasil tranquilamente com o dono. Ou duas garrafas no bolso da mochila. Talvez até uma caixa de água. Mas se o viajante tenta trazer 12 caixas de água mineral, a suspeita de que você vai vender a água e de que há alguma vantagem econômica entra em ação.  E as receitas do mundo, estão aí para cobrar o imposto. 

Tem material proibido por questões de saúde. A Receita na fronteira está divulgando marcas de óleo (azeite) de oliva com  conteúdo "adulterado". 


Confira a lista de azeites adulterados


A caixinha preta-amarelo dourado contém um potencializador sexual chamado Desert Honey, eu acho







sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Já estão roubando material da Casa do fotógrafo e profilático Harry Schinke

 


Ofício Transcrito abaixo
PDF transrito com ILovepdf.com

O Conselho Municipal de Patrimônio Cutural está preocupado com os atos de "vandalismo", roubo  furto de objetos e estrutras das casas onde moraram Harry Schinke e da casa onde Shinke hospedou Moisés Bertoni e onde o sábio veio a falecer, fato que comemorará 100 anos em 2029. 

As casas em processo de tombamento histórico e pioneiro necessitam apoio do municóipio para proteção do patrimônio. Recentemnete já foi roubado um lustre da casa. O oficio é dirigido à Guarda Municipal. Confira o oficío assinado por Pedro Louvain:     


Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2024.

Oficio nº 20/24 – CEPAC - CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMONIO CULTURAL

Assunto: SOLICITAÇÃO DE RONDA OSTENSIVA PERIÓDICA E SEGURANÇA PATRIMONIAL DAS CASAS DE HARRY SCHINKE PROTEGIDAS POR PROCESSO DE TOMBAMENTO

Prezados Gestores da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu,
Os bens identificados como Casa de Harry Schinke e Casa de Laly Schinke, situados na rua Tiradentes números 297 e 305, estão com processo de tombamento em análise sob o número 70482/2019 e portanto protegidos pela Lei 4470/2019, art. 18, que determina que "Com a abertura do processo de tombamento o bem em exame terá o mesmo regime de preservação do bem tombado, até a deliberação final do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural."
Devido a sua importância para história de Foz do Iguaçu e seu potencial como futuro museu municipal, o imóvel foi recentemente desapropriado pelo poder público municipal e desocupado, constituindo um marco histórico positivo para a política pública de valorização do patrimônio cultural.

Entretanto, devido ao período de transição da desocupação até o início das obras de restauro, os imóveis estão passando por uma série de ataques de vandalismo, em diversas horas do dia e da noite, por invasores que adentram as edificações para roubar seus pertences históricos e deteriorar sua estrutura, que corre o risco de sofrer pichações, agredindo não apenas os bens físicos mas também os resquícios materiais da memória iguaçuense. Essa situação caracteriza um dano moral coletivo à história de toda nossa comunidade.

Nesse sentido, vimos por meio desta gentilmente solicitar ronda ostensiva periódica e reforço na segurança patrimonial dos imóveis situados na rua Tiradentes, números 297 e 305, para que seja possível garantir sua conservação e a proteção da dignidade da memória da população iguaçuense.
Desde já agradecemos pela atenção e informo que o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural está à disposição para eventuais ações conjuntas.


Reiteramos nossos votos de estima e apreço. Atenciosamente,
Pedro Louvain de Campos Oliveira
Presidente do CEPAC - Gestão 2023-2025 O(s) nome(s) indicado(s) para assinatura:
PEDRO LOUVAIN DE CAMPOS OLIVEIRA

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Indíce para uma série sobre as Terras do Parque Nacional do Iguaçu

 De onde vieram as Terras do Parque Nacional do Iguaçu? Primeira Parte 

De onde vieram as Terras do Parque Nacional do Iguaçu? Segunda Parte
De onde vieram as Terras do Parque Nacional do Iguaçu? Terceira Parte
De onde vieram as Terras do Parque Nacional do Iguaçu? Quarta Parte 
De onde vieram as Terras do Parque Nacional do Iguaçu? Quinta Parte 
De onde vieram as Terras do Parque Nacional do Iguaçu? Sexta parte